sábado, 19 de outubro de 2013

FIA WEC: Bruno Senna vê pole “difícil” nas 6 Horas de Fuji.


Depois das duas primeiras sessões de treinos livres das 6 Horas de Fuji, sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, Bruno Senna ficou com a sensação de que a Porsche deverá conquistar a pole na categoria GTE Am da corrida deste fim de semana. Em seu contato inicial com o Vantage V8 da classe e com o até então desconhecido circuito japonês, Bruno foi o mais rápido do trio completado pelos dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, mas acha que o carro da Aston Martin dificilmente será páreo para o rival alemão na sessão que definirá o grid. “Os 911 RSR têm ritmo fortíssimo em volta lançada e são os favoritos, a não ser que as condições mudem bastante”, afirmou, após fechar a sexta-feira na 5ª colocação com o tempo de 1:41s939. O Porsche do alemão Christian Ried e dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti estabeleceu a volta mais rápida em 1:40s707.

O autódromo localizado aos pés do Monte Fuji, possivelmente um dos mais conhecidos cartões postais do Japão, é o único do calendário da endurance onde Bruno jamais havia pisado. O brasileiro admitiu que a adaptação ao traçado nas três horas de ensaios liberadas para as equipes, divididas em dois treinos de 90 minutos, não foi das mais tranquilas. “A pista é muito técnica. E, como as temperaturas estavam baixas, os pneus sofreram para aquecer e funcionar corretamente”, explicou.

Bruno conquistou três poles na classe GTE Pro, mas na rodada nipônica foi designado pela equipe britânica para aumentar o poder de fogo da marca na AM na luta pelo título num ano em que a casa comemora o seu centenário. Nas duas partes dos treinos, Bruno foi o mais veloz da equipe; na primeira só foi superado por menos de um décimo por uma das Porsche porque estava com um jogo usado de pneus de compostos moles, enquanto o modelo alemão girava com médios novos.


Além da pista, Bruno começou a se entender também com o carro. “As principais diferenças do AM para o Pro são os controles de acelerador, a caixa de câmbio e a geometria da suspensão, que deixam o Vantage bem arisco no limite. Os compostos de pneus também não são os mesmos a que eu estava acostumado. Então, precisamos compreender as especificações de cada um para trabalhar no equilíbrio. Ainda bem que os meus companheiros são muito consistentes e têm boa comunicação sobre o carro, o que acaba facilitando a busca pelo acerto”.

O mais veloz no geral foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do dinamarquês Tom Kristensen, do francês Loic Duval e do escocês Allan McNish, que percorreu os 4.563 metros do circuito em 1:27s333, à média horária de 188,1 km. A sessão classificatória que definirá as posições de largada está marcada para as 14:30 deste sábado horário local.

Créditos: Divulgação AMR/MF2

Nenhum comentário:

Postar um comentário