quinta-feira, 16 de outubro de 2014

World Series by Renault: Em Jerez, Pietro Fantin corre etapa final de 2014 com expectativa positiva.


Tradicional palco dos testes de pré-temporada, Jerez recebe neste fim de semana (17 a 19 de outubro) a etapa final da temporada 2014 da Fórmula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault e um dos certames que mais revelam talentos para a F1. A nona rodada dupla do calendário representará mais um desafio para Pietro Fantin. Único brasileiro do grid, o jovem piloto curitibano teve ótimo desempenho no circuito andaluz durante os testes de inverno e confia em seu potencial e da equipe italiana International Draco Racing para encerrar um ano repleto de desafios com um resultado positivo, focando no top 5 nas duas corridas.

Aos 22 anos, Fantin disputou em 2014 sua segunda temporada na Fórmula Renault 3.5. Depois de um ano de muito aprendizado correndo pela equipe Arden Caterham, Pietro assinou com a Draco Racing, atuando sob os comandos do também brasileiro Guto Negrão. O ápice do curitibano aconteceu em Moscou, onde conquistou seu primeiro pódio na categoria, no fim de junho. Entretanto, 2014 reservou algumas frustrações ao piloto, que conviveu com problemas mecânicos, acidentes e má sorte, não conseguindo traduzir o bom desempenho que teve na pré-temporada em resultados. Com 26 pontos somados, Pietro é o 15º colocado na classificação do campeonato.


Com os pés no chão, Fantin reconhece que esperava mais de 2014, mas nem por isso perde sua motivação. Na visão do brasileiro, uma temporada difícil como foi a deste ano vai lhe servir para avaliar os erros, colocar na balança os momentos bons e ruins e, sobretudo, aprender, já visando ano que vem. Mas antes de 2015, Pietro está otimista em fechar o campeonato em Jerez lutando pelo top 5 para somar pontos importantes nas duas corridas e subir na classificação final da Fórmula Renault 3.5.

A programação de pista em Jerez começa na sexta-feira, com a realização de dois treinos livres, com duração de 50 minutos cada. No sábado, os pilotos da categoria voltam ao circuito para a sessão classificatória e a corrida 1. O cronograma se repete no domingo, com mais uma tomada de tempos, que definirá o grid de largada da última corrida da Fórmula Renault 3.5 em 2014, com duração de 40 minutos mais uma volta e pit stop obrigatório entre as voltas 5 e 15. A etapa de Jerez terá transmissão no Brasil pelo canal Band Sports: no sábado, às 13h30, e no domingo a exibição está prevista para 17h30 (horário brasileiro de verão).


Pietro Fantin:

Sobre última etapa de 2014:

“Minha expectativa para o fim de semana é bastante positiva. Fomos muito bem durante os testes da pré-temporada em março, inclusive chegamos a liderar no último dia, encontramos um bom acerto, boas referências, e por isso estou bem otimista com o que podemos fazer em Jerez, que é um circuito bem legal. Obviamente, o objetivo é terminar a temporada com uma vitória, que seria ótimo, mas fechar o fim de semana entre os cinco primeiros estaria dentro das nossas capacidades, do nosso potencial. Vamos trabalhar duro para finalizar o campeonato com o melhor resultado possível”.

Avaliação da temporada:

“Foi um ano desafiador. Entendo que nossa temporada não foi da forma que planejamos. Infelizmente, os resultados não refletiram o que somos capazes de fazer. Conquistamos um bom pódio em Moscou, mas por outro lado enfrentamos muitos problemas, acidentes ao longo do percurso e uma falta de sorte tremenda em Spa-Francorchamps, onde tínhamos capacidade para somar muitos pontos. Mas assim é o automobilismo, e um ano difícil como este ensina muito, realmente. Vamos tomar tudo isso como impulso para evoluir visando 2015”.

Fotos: Dutch Photos - Fonte: Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário