sexta-feira, 22 de abril de 2011

Itaipava GT Brasil se prepara para 2ª Etapa no Anhembi...


A categoria Itaipava GT Brasil em sua quinta temporada, se prepara para a 2ª corrida do ano, desta vez os carros que são um "sonho de consumo" vão correr na pista de rua do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Pela primeira vez na história da categoria de Gran Turismo, a prova não será em um "circuito". O mais interessante é que a Itaipava GT Brasil, fará a preliminar da etapa brasileira da Indy Car, com isso os "olhos" do mundo estarão voltados para a categoria brasileira.

No ano passado passei a dar uma maior atenção a essa competição, pois após uma das etapas onde consegui falar mais sobre a categoria, muitos amigos começaram a perguntar sobre a Itaipava GT, pilotos e sobre os carros, então fiz algumas matérias a respeito e tive a oportunidade de entrevistar dois pilotos da GTBR4, que foram : Marçal Melo e Carlos Burza. Pois bem, a curiosidade dos leitores é grande e sempre que posso vou postando mais notícias de mais este grande evento automobilistico.


As duplas são formadas por pilotos classificados de acordo com o currículo : Ouro, Prata e Bronze, lembrando que um piloto classe "Ouro" não pode correr sozinho, nem formar dupla com outro Ouro. Para que a categoria tenha um maior equilíbrio entre seus competidores, as duplas são divididas assim :

Ouro/Prata - lastro de 75 kgs
Outo/Bronze - lastro de 50 kgs
Prata/Prata - lastro de 50 kgs
Prata - lastro de 50 kgs (sozinho)
Prata/Bronze - lastro 25 kgs
Bronze/Bronze - sem lastro
Bronze - sem lastro (sozinho)

O Pit Stop é obrigatório e deve ser feito entre os minutos 20 e 28 da corrida, com tempo total de entrada e saída dos boxes de pelo menos 2 minutos. A corrida tem duração de 50 minutos, este ano os pneus utilizados são da fabricante Pirelli, importado da Turquia. As categorias GT3 e GT4, dividem o mesmo espaço dentro da corrida, com pontuações diferentes, o campeonato segue nos mesmos moldes da SuperGT aqui no Japão.


Na temporada 2011, entre as novidades teve a estreia de novos carros como Corvette Z06R, carro que foi o campeão da GT3 Europeia e Lamborghini Gallardo LP600. Segundo o piloto Carlos Burza, que corre na GT4 com uma Ginetta G50, este ano a  categoria terá novos carros chegando como : Mustang, Porsche e outros 3 ou 4 Ginettas.  


O piloto Carlos Burza que venceu duas corridas na etapa Itaipava GT em Curitiba no ano passado, acredita que o campeonato de 2011 será bem disputado e vai brigar por novas vitórias. Burza faz dupla com o piloto Leonado Burti. Após a etapa do Anhembi, farei uma matéria especial sobre os pilotos da equipe Crystal Racing Team. Aguardem ! Para conferir mais fotos dos carros acesse  Link 1 e Link 2

Fotos Priscila Nascimento e Carlos M.Gaudelio

2 comentários:

  1. Uau que carros lindos , adorei as entrevistas ! Jonny

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jonny pelo comentário, os pilotos da categoria brasileira Itaipava GT são muito atenciosos com os fãs...Abraços

    ResponderExcluir