quinta-feira, 1 de maio de 2014

Augusto Farfus abre terceira temporada como piloto do DTM neste fim de semana em Hockenheim.


Vai começar a temporada 2014 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, um dos mais prestigiados e competitivos certames do automobilismo mundial. Único brasileiro do grid e vice-campeão em 2013, Augusto Farfus aguarda com expectativa a primeira etapa do ano, que será disputada neste fim de semana (3 e 4 de maio) no tradicional circuito de Hockenheim, onde o piloto venceu a prova de abertura da temporada passada. Ansioso para voltar a correr, o piloto do Team RBM tem os pés no chão, mas confia no potencial da BMW depois do bom trabalho realizado ao longo da pré-temporada em Hungaroring e na mesma Hockenheim com a nova BMW M4 DTM, sucessora da M3.

Augusto abre sua terceira temporada como piloto do DTM credenciado pela ótima campanha realizada em 2013, quando venceu três corridas e brigou pelo título até a penúltima prova, ficando só atrás do campeão Mike Rockenfeller.

Mesmo sem disputar uma corrida do DTM desde 20 de outubro do ano passado, Farfus se manteve em atividade no mais alto nível. Além dos vários testes em busca do desenvolvimento da nova M4, Augusto participou do Desafio Internacional das Estrelas de Kart, das 24 Horas de Daytona e, em parceria com Rubens Barrichello, da etapa de abertura da Stock Car 2014, quando se destacou ao cravar a melhor volta da corrida em Interlagos. Agora, o curitibano se prepara para o começo do campeonato em Hockenheim, que deve receber mais de 100 mil pessoas no domingo.


Novas regras

A temporada 2014 será especial para o DTM porque a categoria completa 30 anos e está consolidada como uma das principais do automobilismo mundial. Para o campeonato deste ano, a organização do certame providenciou várias mudanças no regulamento, e isso deve proporcionar, na visão de Augusto Farfus, a temporada mais apertada e difícil da história.

Durante as corridas, o número de pit stops obrigatórios foi reduzido de dois para um, sendo que os pilotos não poderão realizar suas respectivas paradas no primeiro terço da corrida ou no período em que o safety car estiver na pista. Além disso, foi estabelecido um novo limite para uso dos pneus option (macios) da fornecedora sul-coreana Hankook, que só poderão ser utilizados em até 50% da prova.

Uma das novidades para 2014 é a adoção do lastro: o piloto vencedor e todos os pilotos da fábrica vencedora que terminarem no rol dos dez primeiros serão obrigados a carregar um peso extra de 5 kg na próxima corrida. Os pilotos da fábrica vencedora que ficarem de fora do top 10 terão de carregar um lastro de 2,5 kg. Por outro lado, os pilotos da segunda melhor montadora ficarão com o mesmo peso na próxima corrida, ao passo que os representantes da terceira melhor fábrica vão perder 2,5 kg se estiverem dentro do top 10, ou perderão 5 kg, caso estejam abaixo deste grupo dos dez primeiros.

O sistema de classificação mudou e agora seguirá o padrão adotado pela F1, com três segmentos, ao invés dos quatro adotados até 2013. O Q1 terá 13 minutos, e os cinco pilotos mais lentos serão eliminados. Já o Q2 terá 11 minutos, sendo que os oito mais rápidos vão disputar a pole position no Q3, também com 11 minutos. Além disso, os competidores terão a chance de usar a asa móvel (DRS) durante toda a corrida, inclusive nas voltas finais.


Fim de semana em Hockenheim

As atividades de pista no circuito alemão começam na sexta-feira com a execução do shakedown. No sábado, está prevista a realização de um treino livre de 90 minutos e da sessão classificatória que definirá o grid de largada. E no domingo, os 23 pilotos do grid vão encarar a primeira corrida do ano, que terá 42 voltas previstas no circuito de 4.574 metros. A prova terá transmissão ao vivo e em HD pelo canal por assinatura BandSports. (As transmissões somente para o território brasileiro).

Augusto Farfus:

Expectativa para a temporada:
“Estamos começando a temporada com a M4, que é um carro totalmente novo. Trabalhamos no seu desenvolvimento e procuramos minimizar os problemas ao longo da pré-temporada, e a BMW foi excepcional, já que o carro se comportou muito bem nos testes de inverno, foi muito rápido e confiável. Mas ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão sobre como será a prova em Hockenheim e o campeonato como um todo. Vamos confiantes para este fim de semana e com uma expectativa positiva, mas com os pés no chão, já que o DTM sempre é um campeonato disputado e será ainda mais neste ano”.

Novo regulamento:

“O regulamento mudou para deixar a disputa ainda mais acirrada e tornar o público mais próximo das corridas. Acredito que os carros andarão muito juntos em 2014, e a estratégia não será tão determinante quanto foi até o ano passado, o fator crucial será o desempenho de cada piloto. Desta forma, a expectativa é que todas as provas sejam extremamente disputadas e parelhas do início ao fim”.

Fotos: BMW - divulgação - Fonte: Eversports

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