segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Stock Car: Rafael Suzuki acerta estratégia, ganha 8 posições em Tarumã e pontua pela 5ª vez seguida.


A 10ª etapa da temporada 2014 da Stock Car, realizada neste domingo (2 de novembro), no circuito de Tarumã, foi completamente atípica. A antepenúltima rodada dupla do campeonato quase foi adiada em virtude das fortes chuvas em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, e das condições inseguras da pista, mas foi realizada cinco horas depois do previsto. Quando a prova finalmente ocorreu, acabou resultando em mais pontos para Rafael Suzuki no seu ano de estreia como piloto da principal categoria do Brasil. Pela quinta etapa consecutiva, o paulista radicado no Maranhão chegou à zona de pontuação, conseguindo tal feito graças à estratégia adotada na primeira corrida da programação.

A primeira prova começou sob intervenção do safety car por medida de segurança. Em alguns trechos da pista, como na reta dos boxes, já era possível ver um trilho seco. Entretanto, na maioria do traçado o asfalto ainda estava bem molhado, tornando a corrida uma verdadeira loteria para todos os pilotos. Após três voltas, o safety car recolheu para os boxes, e a corrida de fato teve início em Tarumã. Suzuki, que largou em 23º, cumpriu um início de prova bastante prudente para evitar acidentes e lutar por pontos. O início da prova foi tranquilo, sem nenhum incidente envolvendo os pilotos do grid no traçado gaúcho.


Na metade final da disputa, muitos pilotos arriscaram e colocaram pneus para pista seca. Com bom ritmo de corrida, Rafael seguia fazendo boas ultrapassagens e, aproveitando os pit-stops dos oponentes, conseguiu ganhar muitas posições. A estratégia vinha dando certo: Suzuki chegou a andar em décimo na fase final da prova, mas não resistiu à maior velocidade de pilotos que vinham com pneus para pista seca e superaram o paulista. Ainda assim, Rafael cruzou a linha de chegada em 16º, marcando pontos pela quinta etapa consecutiva na temporada. A vitória ficou com o paranaense Julio Campos.

Na segunda corrida, uma chuva mais fraca voltou a aparecer em Tarumã, mas não foi o suficiente para Suzuki se beneficiar como um todo. O piloto da ProGP chegou a andar na zona de pontuação, entre os 14 primeiros, mas ainda adotando uma estratégia agressiva, não entrou para reabastecer e acabou parando na última volta sem combustível. Ao fim de 14 voltas, Rafael completou a prova em 18º lugar. Depois de uma jornada de três corridas pelo Rio Grande do Sul, a Stock Car viaja ao Nordeste para disputar, daqui a duas semanas, a única etapa da temporada em circuito de rua, no sábado (15 de novembro), em Salvador.


Rafael Suzuki:

“Estou satisfeito por somarmos pontos chegando no meio do grid. Não foi fácil continuar com os pneus de chuva quando a pista estava mais seca, mas foi a decisão certa, já que subimos de 24º para 16º. Uma pena que o combustível acabou na segunda corrida, pois ainda brigávamos por um pontinho. Fomos competitivos durante todo o fim de semana, dentro do possível, e isso é um ânimo para as duas últimas etapas”.

Fotos: Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário