domingo, 16 de novembro de 2014

Augusto Farfus fecha Macau GT Cup 2014 no top 5 e ressalta nova experiência no Circuito da Guia.


Augusto Farfus fechou com um bom desempenho sua participação na Macau GT Cup 2014, prova que foi realizada na manhã deste domingo (16 de novembro) no lendário Circuito da Guia. Único piloto brasileiro inscrito para fazer parte do cronograma deste fim de semana na ex-colônia portuguesa, Farfus terminou a corrida em quinto lugar depois de ter largado em oitavo. Mais que o resultado em si, o curitibano de 31 anos aprovou a nova experiência obtida em Macau neste seu retorno à pista após quatro anos e, com o acúmulo de conhecimento adquirido durante os últimos dias, Augusto acredita que a BMW poderá voltar em 2015 ainda mais forte e com possibilidades reais de vitória.

A Macau GT Cup 2014 marcou o início de um envolvimento maior da equipe de fábrica da BMW na prova. A montadora bávara convidou dois dos seus principais pilotos para encabeçar o projeto no Circuito da Guia: além do brasileiro, a BMW trouxe da Alemanha o atual campeão do DTM, Marco Wittmann. Ambos correram com modelos BMW Z4 GT3 da equipe asiática AAI Motorsports.


Durante os treinos livres e a sessão classificatória, Farfus sempre mostrou bom desempenho e andou entre os dez primeiros colocados. Na tomada de tempos, o piloto brasileiro obteve o oitavo lugar no grid de largada. Ciente da falta de experiência do seu conjunto, Augusto traçou como meta ganhar o máximo possível de posições na prova, o que acabou acontecendo.

Logo na largada, Farfus ganhou duas colocações e subiu para sexto lugar. Daí em diante, o paranaense teve pela frente o neozelandês Earl Bamber, da Porsche. Com ótimo ritmo de corrida e depois de muitas voltas a pressionar o adversário, Augusto fez a ultrapassagem na Curva do Hotel Lisboa, já na fase final da prova, assumindo a quinta colocação, posição em que finalizou a disputa após 12 voltas.


Farfus terminou atrás apenas dos carros de fábrica da Mercedes e da Audi, ambas com muito mais experiência na Macau GT Cup. Levando em conta que 2014 foi um ano de aprendizado para todos da sua equipe e da BMW na prova, Augusto considerou o quinto lugar como uma vitória. O triunfo neste domingo coube ao alemão Maro Engel, da Mercedes. Apesar da pista bastante estreita em alguns pontos e do alto número de competidores (31 carros), não houve nenhum incidente durante a prova.

De volta à Europa, Augusto volta seu foco para a temporada 2015 do DTM. O piloto terá pela frente uma sessão de testes programada para dezembro antes das férias de fim de ano.

Augusto Farfus:

“Foi um grande fim de semana para nós. Tivemos uma nova experiência e um aprendizado muito grande aqui em Macau. Nosso ritmo de corrida foi acima do esperado, terminamos só atrás dos dois carros de fábrica da Mercedes e da Audi. Considerando que é nosso primeiro ano na Macau GT Cup, enquanto a maioria do grid já tem muito mais experiência, esse quinto tem gosto de vitória. Valeu muito pelo aprendizado e pelas informações que coletamos com a equipe sobre o carro e os pneus Yokohama que usamos em Macau. Enfim, todos fizeram um trabalho fantástico aqui, então volto para casa bastante satisfeito”.


Macau GT Cup 2014, Circuito da Guia, final:

1 - Maro Engel, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, 12 voltas
2 - Renger Van der Zande, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +1s223
3 - Edoardo Mortara, Audi R8 LMS Ultra, +6s623
4 - Laurens Vanthoor, Audi R8 LMS Ultra, +8s353
5 - Augusto Farfus, BMW Z4 GT3, +18s915
6 - Rui Águas, Ferrari 458 Italia GT3, +28s070
7 - Marco Wittmann, BMW Z4 GT3, +30s033
8 - Earl Bamber, Porsche GT3 R, +37s387
9 - Darryl O’Young, Aston Martin Vantage GT3, +40s354
10 Jean-Karl Vernay, Bentley Continental GT3, +40s553
11 Katsumasa Chyo, Nissan GT-R Nismo GT3, +41s084
12 Massimiliano Wiser, Aston Martin Vantage GT3, +41s774
13 André Couto, Ferrari 458 Italia GT3, +42s619
14 Takeshi Tsuchiya, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +49s294
15 Keita Sawa, Lamborghini Gallardo GT3 FLII, +51s122
16 Carlo Van Dam, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +53s920
17 Pasin Lathouras, Ferrari 458 Italia GT3, +54s123
18 Liu Xu, Ferrari 458 Italia GT3, +1:21s706
19 Danny Watts, McLaren MP4-12C GT3, +1:44s790
20 Adderly Fong, Audi R8 LMS Ultra, +1:51s406
21 Mok Weng Sun, Ferrari 458 Italia GT3, +2:00s848
22 Dilantha Malagamuwa, Lamborghini LP560 FL2, +2:20s421
23 Philip Ma, Audi R8 LMS Ultra, +2:20s925
24 Jeffrey Lee, Audi R8 LMS Ultra, +2:27s512
25 Richard Meins, McLaren MP4-12C GT3, +1 volta
26 Frank Yu, Aston Martin Vantage GT3, +1 volta
27 Francis Tjia, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
28 Wayne Shen, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
29 John Shen, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
30 Rodolfo Ávila, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
31 Jacky Yeung, Audi R8 LMS Cup, +1 volta

Fotos: BMW divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário