segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Hitech Racing tem grande fim de semana em Tarumã e fecha ano de estreia em alta no BR de Turismo.


A Hitech Racing fechou em alta sua temporada de estreia no Campeonato Brasileiro de Turismo. Durante o ano, o time chefiado por Rodrigo Contin conseguiu se estabelecer entre os cinco melhores do grid. Contudo, foi na 10ª e última etapa do calendário, realizada neste fim de semana no circuito de Tarumã, que a equipe conseguiu mostrar seu verdadeiro potencial. Felipe Guimarães, que voltou à equipe depois de disputar parte da F3 Europeia neste ano, apareceu entre os destaques nos treinos livres mesmo sem jamais ter guiado um carro da categoria anteriormente. Por sua vez, Pedro Saderi voltou a mostrar a consistência que o colocou entre os melhores jovens do campeonato. A corrida deste domingo (2 de novembro), marcada pelo caos devido à forte chuva no autódromo gaúcho, durou pouco, apenas sete voltas, e impediu que Guimarães e Saderi pudessem lutar por resultados ainda melhores. Felipe terminou em quinto, enquanto o jovem londrinense foi o nono colocado.

Guimarães, que substituiu Mauri Zaccarelli na etapa de Tarumã, conseguiu mostrar logo de cara o potencial da Hitech Racing, chegando a andar em segundo lugar nos treinos livres, sempre entre os ponteiros. Na classificação, Felipe tinha condições de largar entre os três primeiros, mas um imprevisto nos boxes acabou prejudicando o piloto na melhor volta do pneu. Ainda assim, o goiano radicado em Brasília obteve o sexto tempo. Por sua vez, Saderi também apareceu bem, comprovando o bom trabalho feito durante a temporada, e obteve o 11º tempo no circuito gaúcho na tarde de sábado.


As condições de pista eram críticas desde o início deste domingo. Primeiro, pela chuva em si, mas também porque o asfalto do circuito, utilizado ao longo do ano para provas de arrancadas, tinha muitos resíduos de VHT, composto aplicado para proporcionar mais aderência. Mas, em contato com a água, tal substância é quase como óleo na pista. Por precaução, a direção de prova optou por iniciar a disputa com bandeira amarela. A bandeira verde foi acionada na sétima volta, mas vigorou por apenas alguns segundos em virtude de muitos acidentes. Neste cenário, Guimarães havia subido para terceiro, enquanto Saderi era o sétimo colocado. Aí a direção de prova optou por interromper a corrida.

Depois de mais de 40 minutos, a direção de prova declarou como encerrada a etapa de Tarumã. Pelo regulamento, vale a colocação da volta anterior à interrupção da disputa. Desta forma, Felipe Guimarães terminou a corrida em quinto, enquanto Pedro Saderi foi o nono. A vitória ficou com Christian Castro, enquanto Guilherme Salas comemorou o título do Campeonato Brasileiro de Turismo.


Analisando a temporada como um todo, Rodrigo Contin, chefe de equipe da Hitech Racing, considerou positivo o trabalho realizado neste primeiro ano no Brasileiro de Turismo. A escuderia de Pinhais disputou praticamente todo o campeonato com Mauri Zaccarelli e o novato Pedro Saderi. E foi Saderi quem mais se destacou. O jovem londrinense de 18 anos ocupou o top 10 da classificação durante boa parte da disputa e fechou a temporada em nono. Para a etapa de Tarumã, Guimarães retornou à Hitech Racing e trouxe nova motivação, mudando a cara do time, como definiu o comandante da escuderia. Campeão da F3 Sul-Americana em 2013, o piloto de Brasília andou muito bem durante todo o fim de semana no Rio Grande do Sul, ficou perto do pódio e finalizou o fim de semana somando bons pontos para a equipe, assim como Saderi. Desde já, o foco do time já está nos trabalhos visando a luta pelo título em 2015.

Rodrigo Contin:

“Foi uma pena a corrida terminar desta forma, mas, considerando a segurança de todos, foi a decisão mais sensata. Felizmente, ninguém se machucou nos acidentes que ocorreram na prova. Para nós, fica aquele gostinho de que poderíamos lutar por um pódio e até por uma vitória. No fim das contas, foi um fim de semana positivo, fomos competitivos em todos os dias em Tarumã, nossos pilotos fizeram um grande trabalho. Ficamos muito felizes com o trabalho do Saderi, e o Guimarães ajudou a mudar para melhor a imagem da nossa equipe, que foi muito elogiada depois da prova. Isso nos deixa confiantes sobre o nosso verdadeiro potencial e nos dá muita motivação para lutar pelo título no ano que vem”.


Análise da temporada:

“Foi um ano de muito aprendizado. Desde o início, buscamos montar uma estrutura forte e competitiva, e acredito que cumprimos com o objetivo. Apostamos no potencial do Saderi, que fez sua primeira temporada correndo de carro após sair do kart e, mesmo com muito menos experiência que os outros pilotos, e ele foi muito bem e terminou a temporada no top 10. Para a última etapa, trouxemos o Felipe, que é um grande piloto, e quase chegamos ao pódio. A última etapa mostrou o quão competitivos podemos ser. Então avalio 2014 como um ano positivo, um ano de crescimento, e o que fizemos até agora nos dá a certeza de que seremos ainda mais fortes em 2015”.

Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário