segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Rafael Suzuki fecha temporada de estreia no GT Open com três vitórias e 3º lugar no campeonato.


Terminou neste domingo (10), no circuito Barcelona-Catalunya, a temporada 2013 do International GT Open. Um dos principais campeonatos da Europa, reunindo grandes montadoras e pilotos com larga experiência em certames como Fórmula 1, Indy, GP2 e Mundial de Endurance, por exemplo, a categoria foi o desafio de Rafael Suzuki neste ano, quando o paulista mudou os rumos de sua trajetória ao trocar os monopostos pelos carros de Gran Turismo. E a mudança foi muito bem-sucedida.

Correndo pela classe GTS (para carros GT3), o brasileiro esteve entre os protagonistas do campeonato desde o início, venceu três corridas (Nürburgring, Silverstone e Monza), além de outros três pódios, e chegou à última prova do ano na luta pelo título. Após uma acirrada decisão, Suzuki assegurou um bom terceiro lugar na classificação final e fechou um 2013 considerado por ele próprio muito positivo. O título ficou com o italiano Giorgio Pantano.

Após o pódio conquistado no dia anterior, quando Suzuki e César Campaniço terminaram em terceiro lugar na primeira prova da rodada, neste domingo, no entanto, o duo luso-brasileiro ficou em desvantagem perante Pantano por conta do handicap - pois tiveram que pagar 20s a mais que os 65 regulares no pit stop, o que acabou definindo os rumos da corrida e, consequentemente, do campeonato.


A prova derradeira do International GT Open em 2013 foi bastante acidentada. Metros depois da largada, uma múltipla batida resultou na intervenção do safety car, que foi novamente acionado poucas voltas depois, ainda antes da janela de pit stops. Largando em sexto, Rafael viu seu tempo de ação diminuído e, mesmo com bom ritmo, não conseguiu abrir uma boa vantagem antes da parada obrigatória. Na décima volta, Suzuki entrou nos boxes e entregou a condução do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver para Campaniço, que cumpriu seu handicap e voltou à prova em 25º. O luso teve de buscar uma reação para manter o brasileiro na briga pelo título. O tráfego intenso dificultou as coisas, e o português acabou por cruzar a linha de chegada em 13º.

Lorenzo Bontempelli, que virou do sábado para domingo na liderança, não pontuou, a exemplo de Suzuki. Assim, quem levou a melhor foi Pantano, que com um segundo lugar na GTS, empatou em número de pontos com Bontempelli, somando 56. Entretanto, levou a melhor no critério de desempate por ter mais vitórias, garantindo o título da classe em 2013.

Embora tenha batido na trave quanto à conquista do título, ficando apenas dois pontos atrás do campeão, Suzuki ficou satisfeito com o que conquistou ao longo do ano. Definitivamente, a transição de um piloto acostumado aos monopostos para um carro de Gran Turismo é sempre complicada, mas o brasileiro soube enfrentar as dificuldades num ano de aprendizado e chegou além do que era esperado por ele próprio para a temporada de estreia. Na visão de Rafael, as conquistas de 2013 servem de motivação para alçar voos mais altos no ano que vem.


Rafael Suzuki:

“Tivemos uma rodada final emocionante e muito disputada. O pódio de ontem foi importante pelos pontos e por nos manter fortes na briga, mas com o handicap extra que tivemos (15s por causa da mudança de dupla e mais 5s pelo 3º lugar no sábado) e a entrada do safety car duas vezes, ficou bem difícil terminar nos pontos. Mas só tenho a agradecer ao Campaniço e ao Team Novadriver pela oportunidade que me deram de continuar brigando pelo campeonato e parabenizar o Pantano pelo título”.

Balanço da temporada:

“Essa foi uma ótima temporada para mim. Foi meu primeiro ano correndo de GT, venci três corridas, estive sempre competitivo e pude brigar até o fim por esse título, que escapou por dois pontos. Além de ter sido um grande aprendizado, abri os olhos para um novo mundo, que acredito ter oportunidades muito boas para o futuro. Agora é hora de descansar um pouco e planejar os rumos para 2014”.

Resultado da 2ª corrida em Barcelona, classe GTS (Top 10):

1 - Rosell/Mavlanov (Ferrari 458) - Russian Bears - 24 voltas
2 - Pantano/Parente (McLaren MP4-12C) - Bhai Tech
3 - Onidi/Filip Salaquarda (Ferrari 458 GT3) - AF Corse
4 - Razia/Van der Drift (McLaren MP4-12C) - Bhai Tech
5 - Dermont/Franck Perera (Porsche 997 R) - Almeras
6 - Matteo Beretta/Michael Lyons (Ferrari 458 GT3) - AF Corse
7 - Miguel Toril/Jan Seyffarth (Mercedes SLS) - Seyffarth
8 - Maxime Soulet/Alvaro Barba (Aston Martin Vantage) - GPR
9 - Policand/Gabriel Balthazard (Ferrari 458 GT3) - Sofrev
10  Traffort/Maurice Ricci (Ferrari 458 GT3) - Sofrev
13  Rafael Suzuki/César Campaniço (Audi R8) - Novadriver

Classificação Final dos Pilotos, classe GTS (Top 10):

1 - Giorgio Pantano - 56 pontos
2 - Lorenzo Bontempelli - 56
3 - Rafael Suzuki - 54
4 - Pol Rosell/Roman Mavlanov - 47
5 - Maxime Soulet - 44
6 - Matteo Beretta/Michael Lyons - 44
7 - Miguel Toril - 39
8 - Luiz Razia/Chris Van der Drift - 37
9 - Enzo Ide - 34
10  Isaac Tutumlu - 30

Créditos Foto Speedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário