domingo, 10 de novembro de 2013

GT Open: Rafael Suzuki vai ao pódio e leva decisão do título para prova de domingo em Barcelona.


Rafael Suzuki continua sua jornada em busca do título da classe GTS (GT3) da temporada 2013 do International GT Open. Em seu primeiro ano correndo de Gran Turismo, o brasileiro teve neste sábado (9), no circuito Barcelona-Catalunya, uma jornada decisiva. Parceiro do português César Campaniço, Suzuki mostrou boa performance com o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver e, depois de 70 minutos de corrida, cruzou a linha de chegada em terceiro e segue com chances reais de se tornar campeão da categoria no domingo.

Alvaro Barba e Maxime Soulet conquistaram a vitória deste sábado com um Aston Martin Vantage GT3 da equipe GPR Racing. Adversário do brasileiro no campeonato, o italiano Lorenzo Bontempelli e seu parceiro, o compatriota Marco Frezza, terminaram em segundo com pouco mais de 0s7 de vantagem para Suzuki e Campaniço, que completaram o pódio da categoria.

Logo pela manhã, os pilotos foram à pista para a execução das duas sessões classificatórias do dia, que definiram a ordem dos grids de largada da corrida de sábado e também da etapa decisiva, no domingo. Campaniço marcou o segundo melhor tempo da classe GTS, e ficou em sétimo lugar no grid de largada geral para a primeira corrida.


A disputa teve um ingrediente a mais, já que a organização da categoria determinou que duplas com alterações em sua formação original teriam de ficar parados 15 segundos a mais além dos 70 regulares para o pit stop, afetando, entre outros pilotos, Suzuki e Pantano, concorrentes ao título. Terceiro candidato, Bontempelli teve de pagar cinco segundos extras, devido ao terceiro lugar na etapa de Monza.

Campaniço abriu a disputa pela dupla luso-brasileira do Team Novadriver e fez uma largada conservadora, procurando escapar das possíveis confusões na primeira curva. Desta forma, o português perdeu algumas posições, mas com bom ritmo logo recuperou terreno. Na 21ª volta, o piloto parou no pit stop para a troca de pilotos, quando estava na terceira colocação, e entregou o Audi #81 para Suzuki.

Com todas as posições definidas após a janela de pit stop, o brasileiro se posicionou em quarto lugar, pouco mais de 5s atrás de um dos seus adversários na briga pelo título, o italiano Bontempelli. No decorrer da corrida, o paulista conseguiu subir para terceiro em sua categoria, com boas chances de somar pontos importantes e fechar o sábado ainda na briga pelo título da classe GTS na temporada. Ele chegou a perder duas posições no fim da prova, mas nos últimos metros, Rafael conseguiu se recuperar e garantiu um pódio importantíssimo para suas pretensões de título, levando para domingo a definição do campeão da classe GTS.


Luiz Razia, que também representou as cores do Brasil neste sábado em Barcelona, teve uma jornada um tanto complicada. Correndo ao lado do neozelandês Chris van der Drift no McLaren MP4-12C #66 da Bhai Tech Racing, o baiano de Barreiras se envolveu em uma confusão na largada e, com o carro avariado, não conseguiu ter o melhor ritmo, terminando em 10º na categoria.

Com os resultados deste sábado, Bontempelli subiu para 56 pontos e abriu dois de vantagem para Suzuki. Por sua vez, o brasileiro abriu uma diferença de seis pontos para Giorgio Pantano que, após passar pela caixa de brita em uma confusão na primeira volta, terminou apenas em nono e segue com 48 pontos. A corrida deste domingo, com duração prevista para 50 minutos, será realizada às 9h (horário brasileiro de verão) e pode ser vista na internet por meio do site https://www.youtube.com/GTOPENseries.

Rafael Suzuki:

“Tivemos uma corrida muito disputada, e obviamente o tempo extra no pit stop influenciou, mas o resultado final foi positivo. A briga pelo título continua aberta, teremos novamente uma corrida muito dura, mas vamos fazer o nosso máximo e torcer para que o melhor aconteça. De qualquer forma, tem sido uma ótima temporada, e estou muito satisfeito com isso”.


Resultado da 1ª corrida em Monza, classe GTS (top 10):

1 - Maxime Soulet/Alvaro Barba (Vantage) - GPR Racing
2 - Bontempelli/Frezza (Ferrari 458 GT3) - Kessel Racing
3 - Suzuki/Campaniço (Audi R8 LMS Ultra) - Team Novadriver
4 - Rosell/Mavlanov (Ferrari 458 GT3) - Russian Bears
5 - Beretta/Lyons (Ferrari 458 GT3) - AF Corse
6 - Onidi/Filip Salaquarda (Ferrari 458 GT3) - AF Corse
7 - Hamprecht/Peter Kox (Lamborghini Gallardo) - Leipert
8 - Tutumlu/Deverikos (Porsche 997 R) - Autorlando Sport
9 - Pantano/Parente (McLaren MP4-12C) - Bhai Tech Racing
10 Van Der Drift/Razia (McLaren MP4-12C) - Bhai Tech Racing

Classificação dos Pilotos, classe GTS:

1 - Lorenzo Bontempelli - 56 pontos
2 - Rafael Suzuki - 54
3 - Giorgio Pantano - 48
4 - Maxime Soulet - 44
5 - Pol Rosell/Roman Mavlanov - 41
6 - Matteo Beretta/Michael Lyons - 40
7 - Miguel Toril - 39
8 - Enzo Ide - 34
9 - Luiz Razia/Chris Van der Drift - 33
10 Isaac Tutumlu - 30

Créditos Fotos Speedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário