terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gianluca Petecof vai à final em Las Vegas e fecha Skusa SuperNationals no top-10 entre 85 pilotos.


Definitivamente, 2013 será um ano inesquecível na carreira de Gianluca Petecof. Nesta temporada, o paulista de 11 anos obteve os dois principais títulos disputados em sua categoria no Brasil, a Júnior Menor, conquistando o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil. No último fim de semana, entre 20 e 24 de novembro, em Las Vegas, o piloto se superou e entregou outro bom resultado depois de enfrentar a 17ª edição do tradicional e extremamente competitivo Skusa SuperNationals, correndo contra nada menos que 84 adversários, muitos deles campeões nos Estados Unidos e na Europa. 

Mesmo com um kart ao qual não estava acostumado e enfrentando condições críticas de clima - muita chuva - durante os treinos, Gianluca cumpriu com seu objetivo de representar seu país na grande final da competição, o Super Sunday, e foi além: cruzou a linha de chegada em sétimo lugar em sua categoria, a TaG Cadet, reservada a pilotos entre 8 e 12 anos.

Esta foi a terceira participação de Petecof no Skusa SuperNationals e, comprovando a evolução obtida ao longo de sua ainda curta carreira no automobilismo, alcançou seu melhor resultado em Las Vegas, no circuito montado no estacionamento do Rio All-Suites Hotel e Casino. Mas desta vez, diferente dos anos anteriores, Gianluca teve de se readaptar à condução de um chassi com o qual não competia há tempos. Para isso, o piloto, que correu pela equipe A.m. Engines, passou por um período de adaptação antes de embarcar para os Estados Unidos.


A categoria disputada por Petecof contava previamente com 88 pilotos inscritos, dos quais 85 compareceram a Las Vegas. Por conta do grid muito grande, os competidores foram divididos em dois grupos para a execução dos treinos livres. Ao todo, foram oito sessões divididas entre quarta (20) e quinta-feira. A forte chuva que castigou a cidade de Nevada e o curto período à disposição para acertar o kart na pista (apenas sete minutos por treino) deixaram muito mais difícil a jornada de Gianluca nos Estados Unidos. Mas mesmo assim, o brasileiro seguiu evoluindo, e isso era nítido nos seus tempos de volta e em suas colocações.

Depois de ter disputado a tomada de tempos (nono colocado no Grupo A) e ter obtido bons resultados nas três corridas classificatórias - fechando as provas em 6º, 11º e 4º, respectivamente, Petecof alcançou pontuação suficiente para largar em 12º, carimbando com folga sua ida ao ‘Super Sunday’, que teve um grid formado por 45 pilotos.

Diferente das atividades preliminares do Skusa SuperNationals até então, o domingo amanheceu com o tempo bom e pista seca em Las Vegas. E com as condições mais favoráveis, Petecof teve plenas chances de mostrar seu talento. No treino de aquecimento, pela manhã, o brasileiro foi o mais rápido com uma performance que lhe deu confiança para a finalíssima.


Gianluca estava mais do que preparado para encarar a bateria final do Skusa, que, em sua categoria, teve duração de 15 voltas. Desde o começo, o brasileiro mostrou boa performance e logo foi conquistando importantes posições. Depois de uma dura batalha em meio a um grid bastante competitivo, Petecof cruzou a linha de chegada do circuito Rio Hotel em sétimo, fechando a menos de 5s em relação ao vencedor, o italiano Leonardo Marseglia. Um resultado para coroar a grande temporada do jovem piloto paulista em 2013.

Gianluca Petecof:

“Terminar uma competição tão importante como é o Skusa entre os dez primeiros é motivo de orgulho e muita satisfação para nós. Claro que vim pensando em ganhar, mas sei que esse esporte é muito difícil e precisa de desenvolvimento, e aqui usei tudo diferente do que estou acostumado no Brasil, então fomos além do nosso objetivo traçado aqui para Las Vegas. Só posso agradecer à minha família, ao Dennis Dirani (meu coach), ao José Dias Dirani, por toda a ajuda no acerto, ao Mazinho, por ter feito meu kart, e ao Ariel Castro e à A.m. Engines por terem me recebido muito bem. Espero retornar pra cá no ano que vem. Volto para o Brasil muito feliz com o que conquistamos nesse fim de semana”.

Fotos Flávio Quick - Fonte Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário