sexta-feira, 31 de maio de 2013

Williams terá motores Mercedes em 2014.


A Williams anunciou nesta quinta-feira (30), que irá utilizar os motores da Mercedes a partir da temporada de 2014, quando a categoria passará por mudanças em seu regulamento. O time de Grove encerrará a parceria com a Renault no final deste ano, além do novo propulsor V6 turbo 1.6 litros, a Mercedes-Benz também fornecerá o ERS - novo sistema de recuperação de energia.

O sistema de transmissão continuará sendo desenvolvido pela Williams. Com mais uma equipe confirmada, o Mercedes será o motor de 4 equipes, são elas: Force Índia, Mercedes, Williams e McLaren, porém, o time inglês adotará os propulsores da Honda a partir de 2015.

No comunicado enviado à imprensa, Frank Williams, destacou: “Mercedes-Benz tem sido uma das fornecedoras de maior sucesso em nosso esporte e nós pensamos que teremos um pacote de motor muito competitivo para o próximo ano. Eu também gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a Renault por seus esforços contínuos desde que renovou nossa parceria no início da temporada de 2012. Esta reedição foi bem sucedida e permitiu-nos ganhar novamente um Grande Prêmio, na Espanha no ano passado” - finalizou.


Os “rumores” de que a Williams poderia adotar também os motores Honda em 2015 não se confirmaram, já que o acordo entre Williams e Mercedes é de longo prazo. Talvez pelo fato da chegada do novo diretor executivo Toto Wolff, um dos acionistas da Mercedes, hoje no mesmo cargo na Williams, possa ter contribuído para a mudança. Em 2013, a Williams permanece sem marcar pontos em seis etapas, sendo até agora o pior resultado de sua história!  

Fórmula Renault 2.0: Bruno Bonifácio disputa duas etapas seguidas em Spa-Francorchamps.


Paulista retorna à sua pista favorita, onde conquistou o primeiro pódio na categoria, para corridas da Fórmula Renault Eurocup e Alps. O circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, é um dos mais tradicionais e famosos da Fórmula 1 e de corridas de longa duração. O autódromo recebe também diversas categorias de base, e será palco das duas próximas etapas que o brasileiro Bruno Bonifácio disputa, sendo a primeira neste fim de semana (1 e 2) e a segunda nos dias 8 e 9 de junho, válidas pela Fórmula Renault Eurocup e pela Fórmula Renault Alps, respectivamente.

Participando de forma integral nos dois campeonatos nesta temporada, o paulista tem boas lembranças do circuito de mais de sete quilômetros de extensão, que considera o seu favorito. Foi nessa pista que Bonifácio conquistou seu primeiro pódio com um carro da Fórmula Renault, em 2012, após ter largado na primeira fila em uma prova da divisão North European Cup (NEC). Disputando a temporada da Fórmula Abarth, ele também correu duas provas da Renault Alps, em Mugello e Barcelona.


Apesar da categoria usar um novo chassi neste ano, fabricado pela italiana Tatuus, Bruno acredita que já ter corrido em Spa-Francorchamps será muito importante, já que os pilotos têm direito a dois treinos de 40 minutos cada antes da primeira tomada de tempos. O piloto da equipe Prema Powerteam quer aproveitar que fará duas etapas seguidas na mesma pista para trabalhar no acerto do carro e conquistar o máximo de pontos possíveis para os dois campeonatos.

Bruno Bonifácio:

“Spa-Francorchamps é minha pista favorita, uma das mais difíceis também, e tenho ótimas lembranças. Foi muito legal largar na primeira fila e subir no pódio na minha primeira vez lá, e uma das primeiras corridas que fiz na Fórmula Renault. Estamos confiantes para as duas etapas, vamos trabalhar para extrair o máximo do potencial do carro e buscar bons resultados”.

Fotos Prema Powerteam - Fonte Eversports

DTM: Na Áustria, Augusto Farfus busca resultado positivo para reassumir liderança.


Figurando nas primeiras colocações nas últimas etapas, brasileiro visa boa posição de largada e o máximo de pontos possíveis para se manter na briga pelo campeonato. Augusto Farfus Jr está ansioso para voltar a acelerar seu BMW M3 DTM. Após a vitória em Hockenheim e um final inesperado na corrida de Brands Hatch, há duas semanas, quando um problema mecânico o forçou a abandonar a prova enquanto estava na segunda posição, o brasileiro disputa a terceira etapa do Campeonato Alemão de Turismo no circuito Red Bull Ring, na Áustria, neste final de semana (1 e 2).

A pista de 4.326 quilômetros, que recebe a segunda das quatro corridas fora da Alemanha, foi onde Augusto fez os primeiros testes com o protótipo da BMW, em 2011, na preparação da montadora bávara para o retorno ao DTM após quase 20 anos. No ano passado, o brasileiro e a equipe Team RBM tiveram algumas dificuldades durante a etapa austríaca, mas Farfus acredita que por já terem mais experiência e após um bom começo de temporada, a expectativa é de brigar pelas primeiras posições.

Melhor estreante de 2012, o brasileiro da BMW tem sido presença constante no pelotão da frente há algumas etapas. Nas últimas quatro corridas que disputou na categoria, ele largou sempre entre os três primeiros, e somou duas vitórias e um terceiro lugar. A apenas quatro pontos do líder, na terceira colocação, Augusto quer conquistar bons pontos para tentar reassumir a liderança.


Os pilotos vão à pista pela primeira vez na manhã de sábado para 90 minutos da única sessão de treinos livres e, diferente das outras etapas, a tomada de tempos será disputada no fim da tarde (horários locais). A corrida acontece no domingo, a partir das 20:30 horas, horário do Japão.

Corrida

“A corrida no Red Bull Ring é sempre muito bacana, com bastante público. Ano passado, tivemos um pouco de dificuldade para achar o acerto para nosso carro, mas acredito que agora no segundo ano estamos mais bem preparados e, mesmo com menos tempo de treinos, temos mais noção do que fazer para chegar ao balanço ideal. Temos visto nesse começo de temporada que conquistar uma boa posição de largada tem feito a diferença nas corridas, e espero continuar largando nas primeiras filas nesta etapa”.

Campeonato

“Até agora, tivemos dois finais de semana com um ritmo muito competitivo, mesmo com o problema em Brands Hatch, então o objetivo é focar na boa performance e otimizar nosso resultado na Áustria, buscando o máximo de pontos possíveis para nos manter na briga pelo campeonato”.

Fotos BMW - Fonte Eversports

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Com campeonato equilibrado, International GT Open realiza 3ª etapa em Nurburgring.


Com quatro vencedores nas quatro primeiras corridas, expectativa é de muitas disputas na Alemanha. Após primeiros pontos em Portimão, equipe dos brasileiros Luiz Razia e Rafael Suzuki mira top-5. Após passar pela França e Portugal, o International GT Open chega a Alemanha neste fim de semana (1 e 2). O tradicional circuito de Nurburgring recebe a terceira das oito etapas da temporada e terá 28 carros no grid, entre GT3 (categoria GTS) e GT2 (Super GT). Em franca ascensão, e após conquistar os primeiros pontos na rodada de Portimão, o objetivo da equipe italiana Bhai Tech é terminar a etapa com os dois carros no top-5 na categoria GTS.

A experiência dos quatro pilotos no circuito alemão é um ponto positivo. Porém, essa será a primeira vez de Rafael Suzuki, Giorgio Pantano, Luiz Razia e Chris van der Drift com um carro de Gran Turismo na pista de 5.148 quilômetros de extensão. Nas últimas semanas, eles intensificaram a preparação no simulador no Centro de Desenvolvimento da Bhai Tech.


As condições climáticas foram bem distintas nas duas primeiras etapas, com fortes chuvas e neblina na etapa de Paul Ricard e altas temperaturas em Portimão, o que acabou influenciando no desempenho da equipe estreante. Apesar da previsão instável para Nurburgring, para o diretor técnico, o engenheiro brasileiro Roberto Costa, o aprendizado adquirido será importante para buscar o melhor acerto dos carros com os pneus Dunlop, especialmente os de chuva.

Com quatro vencedores diferentes nas quatro corridas já realizadas, comprovando o equilíbrio do campeonato, a expectativa é de corridas bem disputadas na Alemanha. A programação começa na sexta-feira, com dois treinos livres de uma hora cada. No sábado, serão realizadas as duas sessões classificatórias e a primeira corrida, com 70 minutos de duração. A segunda prova acontece no domingo e tem 50 minutos de duração.

Rafael Suzuki:

“Com mais tempo de pista e clima bom em Portimão, aprendemos muito sobre o carro e temos uma boa base para começar os trabalhos no fim de semana. Já corri algumas vezes em Nurburgring, de Fórmula 3, assim como os outros pilotos, e isso será importante para focarmos no acerto do carro. Acredito que podemos sair daqui com um resultado ainda melhor do que na última etapa”.

Roberto Costa, diretor técnico da Bhai Tech:

“Nós estamos trabalhando no completo desenvolvimento dos carros, não pensando somente na corrida de Nurburgring, mas em evoluir a cada etapa. Infelizmente, a previsão do tempo não é a mais favorável para nós, visto que em Paul Ricard conseguimos um bom ritmo nos treinos com pista seca, mas não tivemos a mesma performance nas corridas com chuva. Nessas duas corridas, coletamos muitos dados sobre o carro e o comportamento dos pneus em diferentes condições, e isso será fundamental para buscarmos o acerto ideal”.

Créditos FotoSpeedy

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pela primeira vez na categoria Cadete, Rafael Câmara sobe ao pódio no GP Nacional de Kart.


Em Minas Gerais, o pernambucano terminou com o 5º lugar na competição e agora se prepara para etapa da Copa SP Light em Interlagos. Fazendo uma forte temporada na categoria Mirim, Rafael Câmara enfrentou um novo desafio no último final de semana (24 e 25), em Minas Gerais. O pernambucano, que compete regularmente na categoria Mirim, disputou a 3ª edição do GP Nacional de Kart na categoria Cadete, contra pilotos maiores e mais velhos que ele, e subiu ao pódio ao terminar na 5ª posição.

A competição foi realizada no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte), onde Rafael já havia corrido a Copa das Federações, no fim de 2012. A curta programação exigiu rápida adaptação dos pilotos, que tiveram apenas três sessões de 20 minutos para acertarem seus equipamentos.


Com um problema na tomada de tempos, o piloto de 8 anos teve de largar da 10ª e última posição na primeira bateria, mas fez bela prova de recuperação e terminou em 3º. Na segunda corrida classificatória, o pernambucano ficou com o 4º lugar; mesma posição em que largou na prova decisiva, no sábado. Após perder algumas posições na largada, Rafael completou as 20 voltas da corrida final em 5º lugar em seu primeiro campeonato na Cadete.

Neste fim de semana, Rafael Câmara participa da quinta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP). O pernambucano é o atual líder da categoria Mirim e acredita em mais um bom resultado para se manter na ponta da tabela. Após dois dias de treinos livres, a classificação e as duas corridas acontecem no sábado (1º).


Rafael Câmara:

“Essa foi a primeira vez que corri na Cadete e acho que foi um fim de semana bom. Consegui andar no mesmo ritmo que os outros pilotos e terminar entre os cinco primeiros e no pódio era nosso objetivo. Foi uma etapa de muito aprendizado também, por ser uma pista onde não corro sempre e contra pilotos mais velhos. Agora vamos voltar para Interlagos e espero mais um bom resultado para continuar líder no Light”.

Fotos Luiz Pinheiro - Fonte Eversports

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Após estreia em Mônaco, Fantin disputa 4ª etapa da World Series em Spa-Francorchamps.


Pela primeira vez, piloto fará um pit-stop durante a segunda corrida da rodada e aposta em estratégia acertada para estar na zona de pontuação. Uma das categorias de acesso à Fórmula 1, a World Series (Fórmula Renault 3.5) visita as principais pistas do automobilismo internacional. Após Monza e Aragón, a terceira etapa do campeonato foi realizada no famoso circuito de rua de Mônaco, no último domingo (26). Agora, equipes e pilotos já se dirigem para Bélgica, onde disputam neste fim de semana (01 e 02) a quarta rodada dupla do campeonato no tradicional autódromo de Spa-Francorchamps.

Pietro Fantin teve um grande desafio na corrida em Mônaco. Com programação diferente das outras etapas, os pilotos tiveram apenas 45 minutos de treino livre para conhecerem o circuito e buscar o acerto dos carros. Para o curitibano, que correu pela primeira vez em Monte Carlo, o pouco tempo de pista foi determinante para o resultado final. Na tomada de tempos, ele encostou no muro em sua primeira saída, danificando a suspensão do carro, o que atrapalhou seu desempenho com o segundo jogo de pneus novos. Largando em 23º, Fantin conseguiu imprimir um bom ritmo, e chegou a fazer os mesmos tempos de voltas que os ponteiros, mas quando estava em 19º, a cinco voltas do fim da corrida, o curitibano escapou da pista e como seu carro morreu, não pôde completar a prova.


Para Spa-Francorchamps, a expectativa é diferente. Pietro já conhece a pista, por ter corrido lá de Fórmula 3 Inglesa em duas oportunidades e acredita que pode brigar pelo top-10 e conquistar bons pontos no fim de semana. Uma novidade, porém, promete agitar a segunda corrida da rodada: os pit-stops. Pela primeira vez na temporada e, consequentemente, a primeira vez para o brasileiro, os pilotos terão de fazer uma parada obrigatória entre as voltas 5 e 13 (nesta pista) para troca de no mínimo dois pneus. Para Fantin, essa é uma variável que pode mexer no resultado da corrida, já que será possível adotar estratégias diferentes para conquistar mais posições.

A etapa belga da World Series terá duas sessões de treinos livres de uma hora cada na sexta-feira. No sábado, serão realizadas uma tomada de tempos e uma corrida; programação que se repete no domingo.


Pietro Fantin:

Mônaco
“Comecei muito cauteloso nos treinos e acho que faltou tempo de pista para conseguir buscar mais o limite do carro e meu próprio limite. Na corrida estava bom, fiz uma volta mais de 1 segundo mais rápida que na classificação, o que prova que cada vez que ia para pista conseguia evoluir. Foi um aprendizado importante para já ter uma base quando voltar para Mônaco no próximo ano”.

Spa-Francorchamps

“Conheço a pista e gosto bastante de lá, das curvas de alta velocidade. Acredito que vamos ter um carro bem competitivo e uma meta realista é estar no top-10. Fazer um pit-stop durante a corrida será uma novidade para mim, mas vejo isso de forma positiva, vai ser uma variável na corrida e poderemos adotar uma estratégia diferente para buscar mais posições”.

Fotos Dutch Photo Agency e Paolo Pellegrini - Fonte Eversports

domingo, 26 de maio de 2013

Nico Rosberg vence o GP de Mônaco.


O alemão Nico Rosberg venceu com facilidade o Grande Prêmio de Mônaco, prova disputada neste domingo (26), no circuito de rua de Monte Carlo. Esta é a primeira vez que pai e filho conseguem colocar seus nomes na galeria dos ilustres vencedores da etapa realizada no Principado. Keke Rosberg, pai de Nico, venceu a corrida 30 anos atrás, quando corria pela Williams.

Sebastian Vettel e Mark Webber completaram o pódio, a dupla da RBR ficou à frente de Lewis Hamilton, que largou em segundo com a outra Mercedes. Na 29ª volta, Felipe Massa bateu no mesmo lugar que havia batido no sábado e causou a entrada do safety car. O acidente acabou atrapalhando a Mercedes, que ainda não havia parado e viu Hamilton cair de 2º para 4º, perdendo posições para os dois carros da Red Bull.

Na 45ª volta, Max Chilton acertou o carro em Pastor Maldonado e levou a barreira de proteção para o meio da pista, sendo necessária a reconstrução do trecho. Além disso, Bianchi acabou sendo atingido também. A prova teve que ser interrompida por cerca de 20 minutos. Chilton acabou punido com um drive-through.


O francês Romain Grosjean, foi outro piloto bateu em quase todos os treinos livres e para não perder o “costume”, acertou a traseira da Toro Rosso, do australiano Daniel Ricciardo na 62ª volta, com isso, mais uma vez o safety car entrou em ação. Há poucas voltas do fim, o mexicano Sergio Perez bateu em Kimi Raikkonen, o finlandês teve um pneu traseiro furado e após a troca voltou em décimo quarto, em menos de duas voltas conseguiu chegar a zona de pontuação terminando em décimo.

Adrian Sutil, fez uma bela corrida e chegou em quinto, Jenson Button foi o sexto, Fernando Alonso 7º, o francês Jean-Eric Vergne, foi o 8º e Paul di Resta, com a outra Force Índia, o nono. Nico Rosberg após ter conquistado três pole consecutivas, enfim, consegue vencer pela segunda vez na carreira, apesar do ritmo da Mercedes em corrida não ser o mesmo das sessões de classificações, a prova em Mônaco que não possui muitos pontos de ultrapassagens, contribuiu para o resultado final.


sábado, 25 de maio de 2013

Nico Rosberg é pole para o GP de Mônaco.


Mercedes confirmou o favoritismo e conquistou a 4ª pole consecutiva na temporada, o alemão Nico Rosberg que liderou todos os treinos livres realizados no circuito de rua de Monte Carlo, fez a volta mais rápida no (Q3) e conquistou a pole. Lewis Hamilton foi o segundo, completando mais uma dobradinha para os “fechas de prata”, a equipe RBR abre a segunda fila com Vettel e Webber.

A dupla da RBR chegou a brigar pela pole, surpreendendo, já que durante os treinos o time austríaco não apareceu entre os melhores tempos, no entanto, em se tratando de classificação a história é outra e, tanto Vettel quanto Webber tiveram um ritmo muito forte neste sábado. Kimi Raikkonen largará na 5ª posição, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, que quase foi eliminado da parte final do treino, o piloto da Ferrari errou na penúltima volta e por pouco não consegue abrir a última tentativa no (Q2).

O treino começou com pista molhada que foi secando aos poucos, com isso, os pilotos tiveram que utilizar os compostos intermediários durante o (Q1). Quem aproveitou bem a sessão foi o holandês Giedo Van der Garde, da Caterham, que passou para o (Q2) pela primeira vez na carreira, o resultado é o melhor do time nos últimos anos, sem contar com a 13ª colocação no grid de largada para o GP da Bélgica de 2010, quanto a equipe ainda se chamava Lotus. Giedo sai em décimo quinto.

Com condições climáticas variáveis no (Q1), Paul di Resta foi eliminado, além de Charles Pic, Esteban Gutierrez, Max Chilton e Jules Bianchi, que teve problemas no motor e nem marcou tempo. Fazendo companhia as 'nanicas' largará o brasileiro Felipe Massa, o piloto da Ferrari bateu forte durante o terceiro treino livre e a equipe não conseguiu reparar a máquina a tempo da classificação, pois tiveram também que trocar a caixa de câmbio e neste caso foram punidos em 5 posições no grid, largando em último a punição fica em vão. Massa terá que fazer uma corrida de recuperação e torcer por tropeços de seus adversários, pois ultrapassar em Mônaco é tarefa complicada.

Romain Grosjean outro piloto que bateu forte durante os treinos, teve a chance de participar da classificação, porém, não conseguiu melhorar seu tempo e largará apenas em 13º, no entanto, o francês reclamou muito que foi atrapalhado por Sauber e Toro Rosso. Já a McLaren colocou seus dois pilotos na parte final do treino, Sergio Perez e Jenson Button, foram 7º e 9º respectivamente. Completando o top 10, apareceu o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso. O GP de Mônaco acontece neste domingo a partir das 21:00 horas, horário do Japão.

Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:13s876
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:13s967
3 - Sebastian Vettel (RBR) 1:13s980
4 - Mark Webber (RBR) 1:14s181
5 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:14s822
6 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:14s824
7 - Sergio Perez (McLaren) 1:15s138
8 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:15s383
9 - Jenson Button (McLaren) 1:15s647
10 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:15s703

Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)

11 Nico Hulkenberg (Sauber) 1:18s331
12 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:18s344
13 Romain Grosjean (Lotus) 1:18s603
14 Valtteri Bottas (Williams) 1:19s077
15 Giedo Van der Garde (Caterham) 1:19s408
16 Pastor Maldonado (Williams) 1:21s688

Eliminados na segunda parte do treino: (Q1)

17 Paul di Resta (Force Índia) 1:26s322
18 Charles Pic (Caterham) 1:26s633
19 Esteban Gutierrez (Sauber) 1:26s917
20 Max Chilton (Marussia) 1:27s303
21 Jules Bianchi (Marussia) sem tempo
22 Felipe Massa (Ferrari) sem tempo

Alonso, Raikkonen, Perez, Vergne, Grosjean, Hamilton e Ricciardo com pinturas especiais nos capacetes para o GP de Mônaco.


Boa parte do grid da sexta etapa da temporada 2013 da F1, resolveu utilizar capacetes com pinturas especiais para a corrida em Monte Carlo. Alonso, Raikkonen, Perez, Vergne, Grosjean, Hamilton, Ricciardo e Vettel apresentaram as novidades, cada um com seu estilo. O finlandês Kimi Raikkonen, novamente fez uma homenagem ao ex-piloto inglês James Hunt, campeão mundial em 1976, que faleceu há 20 anos.


A admiração de Kimi por Hunt é antiga, no ano passado ele também utilizou um capacete com referência ao ídolo. Porém, segundo informações da imprensa local, o chefão da F1 Bernie Ecclestone, teria dito que o piloto da Lotus não poderia usar o capacete, pois estaria promovendo o filme “Rush” no qual fala sobre a rivalidade de Niki Lauda e James Hunt, a trama tem estreia prevista para setembro. Se o piloto da Lotus irá concordar em mudar o capacete eu não sei, mas vêm polêmica por ai.


Perez em seu capacete utilizou as cores da bandeira de seu país, dados e fichas de cassino, além de estampar cartas de baralho, destacando ao lado das cartas, imagens de modelos semi-nuas. Daniel Ricciardo, traz uma pintura com o porto de Mônaco como referência, a peça ficou com um belo design. Lewis Hamilton outro piloto que sempre muda as cores de seu capacete, colocou na parte de trás, uma caricatura dele com a namorada e seu famoso cão 'bulldog'.


O francês Jean-Eric Vergne, sempre que pode, faz homenagens a ex-pilotos franceses do passado, desta vez a pintura trás referência ao piloto Francois Cevért, que correu na categoria entre 1970 e 1973, sempre pela Tyrell. Romain Grosjean, estampou uma foto de um piloto com cartas na mão, será que o francês irá tirar uma carta da “manga” e virar o jogo? Ou vai aprontar mais um strike como aconteceu no ano passado?


Fernando Alonso repete neste ano quase as mesmas cores da pintura que o espanhol utilizou na prova de 2012, com cores branco e dourado, peças de quebra-cabeça fazem referência as suas vitórias na categoria. O porto de Mônaco foi destacado na foto em que Alonso aparece com o capacete nas mãos. Nos treinos livres em Monte Carlo, o piloto da Ferrari esteve entre os primeiros colocados. Confira algumas imagens dos capacetes exclusivos:


Fotos Getty Imagens e equipes divulgação

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sebastian Vettel com pintura em capacete inovadora.


Sebastian Vettel é conhecido por mudar frequentemente a pintura de seu capacete. O Grande Prêmio de Mônaco foi, portanto, a oportunidade perfeita para o piloto da Red Bull para marcar a ocasião com um design inovador. O alemão colocou uma pin-up, na parte de trás de seu capacete, a modelo estilo anos 60, têm um maiô pintado na cor preta e como a tinta é termossensível, com o aquecimento se torna transparente.


O tricampeão nos treinos livres realizado na quinta-feira (23), ficou longe da briga pelas primeiras posições, mas a equipe é uma das favoritas à vitória no tradicional GP de Mônaco, nos últimos três anos a RBR dominou as provas em Monte Carlo. Vários outros pilotos apresentaram pinturas em seus capacetes exclusivos para a corrida pelas ruas do Principado.  


Fotos Getty Imagens 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mercedes lidera o segundo treino livre para o GP de Mônaco.


Nico Rosberg fecha a quinta-feira de treinos livres em Monte Carlo com o melhor tempo, o alemão dominou a segunda sessão, com Lewis Hamilton fazendo a dobradinha. A equipe Mercedes sai na frente na briga pela quarta pole consecutiva na temporada. A dupla da Ferrari apareceu logo atrás, Fernando Alonso foi quatro décimos mais lento do que Rosberg e Felipe Massa ficou meio segundo atrás do piloto alemão.

Rosberg que marcou o melhor tempo da manhã com os pneus macios, foi mais rápido ainda utilizando os compostos supermacios. Mark Webber com a RBR apareceu em quinto, seguido por: Kimi Raikkonen 6º, Romain Grosjean 7º, Jenson Button 8º, Sebastian Vettel, discretamente em nono e Paul di Resta completando o top 10.

O francês Romain Grosjean, terceiro pela manhã, perdeu o controle de sua Lotus na saída da curva Sainte Devot, logo no início da sessão e por causa do incidente o treino foi interrompido. O último treino livre para o GP de Mônaco será no sábado, já que as atividades no circuito de rua de Monte Carlo, são divididas entre as outras categorias. O treino que define o grid de largada acontece às 21:00 horas, horário do Japão. Confira os melhores tempos da sessão:


Rosberg é o mais rápido no primeiro treino livre em Mônaco.


Uma das etapas mais tradicionais do calendário da Fórmula 1, acontece neste final de semana, nesta quinta-feira (23), foi realizado o primeiro treino livre para o GP de Mônaco. O alemão Nico Rosberg, da (Mercedes), dominou a sessão ao cravar a melhor volta em 1:16s195, 0.087s à frente do espanhol Fernando Alonso, o francês Romain Grosjean, foi o terceiro, surpreendendo com a Lotus.

Felipe Massa foi o quarto, enquanto que Lewis Hamilton com a outra Mercedes terminou a sessão em quinto. Outro piloto que apresentou um ritmo muito forte foi o venezuelano Pastor Maldonado, o sexto, entretanto o desempenho da Williams em corridas precisa melhorar.

A Red Bull, vencedora das últimas três corridas em Mônaco, teve desempenho discreto. Mark Webber foi o sétimo colocado e Sebastian Vettel ficou apenas em 10º. O alemão, líder do campeonato, ficou 1.185s atrás de Rosberg e uma posição à frente de Kimi Raikkonen, vice-líder do campeonato. Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Monte Carlo:


World Series: Estreante, Pietro Fantin traça plano de evolução para etapa de Mônaco.


Curitibano quer fazer uma corrida limpa e completar o máximo de voltas no tradicional circuito de rua. Um dos mais tradicionais palcos do automobilismo, o circuito de Mônaco recebe neste final de semana (25 e 26) corridas da Fórmula 1, GP2 e Fórmula Renault 3.5 (World Series). Entre os 74 pilotos que vão à pista nas três categorias está Pietro Fantin, único brasileiro estreante na World Series. Às vésperas do primeiro treino no circuito, que acontece nesta quinta-feira, o curitibano fala sobre “sonho realizado” por poder correr nas ruas do famoso Principado.

Essa será a segunda experiência de Fantin em um circuito de rua, já que disputou o GP de Macau de Fórmula 3 em 2011, mas para ele as características dos circuitos são diferentes. Pietro é um dos poucos pilotos da categoria que nunca correu em Monte Carlo e traça um plano de evolução para buscar o melhor resultado possível na terceira etapa do campeonato.


Para o curitibano, é importante começar devagar, para conhecer o traçado e aos poucos buscar o limite do carro e da pista. Realista, ele reconhece não ter grandes expectativas quanto ao resultado final, mas tem como meta completar o máximo de voltas durante o fim de semana, visando o melhor desempenho nos próximos anos.

Com programação reduzida em comparação às outras rodadas da temporada, os pilotos da World Series terão direito à apenas uma sessão de treinos livres de 45 minutos na quinta-feira, sendo a categoria que vai abrir as atividades na pista. Depois, eles retornam somente no sábado pela manhã para a classificação, quando os 26 pilotos serão divididos em dois grupos. A corrida está marcada para as 18:00 horas de domingo (horário de Tokyo).


Pietro Fantin:

“Correr em Mônaco será a realização de um sonho. Me preparei bem no simulador e estou confiante, mas sei que tenho de começar aos poucos. Seremos a primeira categoria a treinar, então a pista ainda estará muito suja e sem aderência, e com 26 carros com certeza vai ter tráfego e algumas bandeiras. Meu objetivo é fazer voltas limpas, buscar o limite do carro e uma boa posição de largada. Completar a prova vai ser importante também para acumular experiência para os próximos anos”.

Fotos Dutch Photo Agency e Paolo Pellegrini - Fonte Eversports

terça-feira, 21 de maio de 2013

Grand Prix de Pau: Bruno Bonifácio completa primeira prova em circuito de rua em 6º lugar.


A corrida final do Grand Prix de Pau foi “movimentada e divertida”, segundo Bruno Bonifácio. Disputada nesta segunda-feira (20), feriado nacional na França, essa foi a primeira experiência do piloto em uma pista de rua, na cidade de Pau Ville. O paulista brigou pelas primeiras posições em uma prova agitada, marcada por acidentes, e terminou na 6ª posição. O vencedor foi o italiano Luca Ghiotto.

No domingo, Bruno marcou o segundo tempo na classificação, a apenas 0s035 da pole position, em sessão com pista molhada. Largando na primeira fila na corrida classificatória, realizada com pista seca mas ainda com poças d’água - o que atrapalhou alguns pilotos -, o paulista terminou em 5º, definindo assim sua posição no grid da prova final.


Bonifácio conquistou uma posição na largada, mas um acidente com o pelotão de trás logo no início da prova causou a entrada do safety car por uma volta. Na relargada, o piloto da equipe Prema Powerteam conseguiu manter-se bem próximo dos ponteiros até que um toque entre o primeiro e o segundo colocados causou um acidente múltiplo que envolveu os cinco primeiros, incluindo Bruno. Os organizadores interromperam a prova com bandeira vermelha e todos os pilotos puderam fazer reparos em seus carros para voltarem a alinhar.

Porém, as posições para o reinício da prova não foram retornadas como estavam na volta anterior ao acidente - como consta na maioria dos regulamentos -, e o brasileiro teve de recomeçar do fim do pelotão. Os três primeiros conseguiram abrir uma vantagem enquanto os dois pilotos seguintes, que tinham ritmo mais lento, seguraram o resto dos concorrentes até o fim da prova, quando Bruno cruzou a linha de chegada em 6º lugar.


Após dois finais de semanas seguidos nas pistas, o piloto terá um intervalo de uma semana antes de mais duas etapas consecutivas no tradicional e desafiador circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, sendo a primeira válida pela Fórmula Renault divisão Eurocup e a segunda pela divisão Alps, dois campeonatos que ele disputa nesta temporada.

Bruno Bonifácio:

“Foi uma das corridas em que mais me diverti na minha vida. Todos os pilotos estavam com a “faca nos dentes”, muito agressivos, e andar no limite em uma pista de rua é emocionante. Acho que faltou sorte para conseguirmos um resultado muito bom, como um pódio ou até mesmo a vitória, porque tinha um ritmo forte e estava competitivo, mas fizemos o que podíamos e estou feliz por isso”.

Fórmula 4 Inglesa: Gustavo Lima completa etapa de Brands Hatch no top-10.


Brasiliense conseguiu pontuar nas três corridas, mas reconhece que precisa melhorar na tomada de tempos para brigar pelas primeiras posições. A segunda etapa da Fórmula 4 Inglesa teve saldo positivo para Gustavo Lima. Correndo pela primeira vez no desafiador traçado curto de Brands Hatch, conhecido como “Indy Circuit”, o brasiliense conseguiu demonstrar evolução ao longo do fim de semana e terminar duas das três corridas da rodada no top-10, entre 24 carros no grid completo da nova categoria de base internacional.

Os pilotos tiveram apenas dois treinos livres de 20 minutos cada na sexta-feira para se adaptarem ao circuito que tem 1.929 metros de extensão, que conta com curvas de alta velocidade, grandes subidas e descidas e poucos pontos de ultrapassagem. A cada sessão, Gustavo melhorava seus tempos e se aproximava dos primeiros colocados, mas na tomada de tempos, que define o grid para a primeira corrida, o piloto de 16 anos foi atrapalhado pelo tráfego e marcou o 15º tempo.


Largando da oitava fila, Lima completou a primeira prova, no sábado, no 14º lugar. No domingo, o brasiliense conseguiu avançar cinco posições em 23 voltas na segunda corrida e ficou em 9º; e fechou a última prova da rodada tripla com o 8º lugar. O piloto ficou satisfeito com seu ritmo de corrida e por ter pontuado nas três corridas, mas reconhece que precisa melhorar em alguns pontos, como a classificação, para brigar no pelotão da frente.

A próxima etapa da Fórmula 4 está marcada para os dias 15 e 16 de junho, no autódromo de Snetterton.


Gustavo Lima:

“No geral foi uma etapa positiva, porque consegui somar pontos em todas as corridas e isso é sempre importante, mas sei que tínhamos ritmo para andar no top-5. Nossas posições de largada condicionaram um pouco o resultado, porque é muito difícil ultrapassar em Brands Hatch. Se melhorarmos na nossa tomada de tempos poderemos brigar pelas primeiras posições nas próximas etapas”.

Fotos Jakob Ebrey - Fonte Eversports

segunda-feira, 20 de maio de 2013

F3 Euro Series: Lucas Auer herda a vitória na terceira prova em Brands Hatch.


A terceira prova do final de semana da F3 Euro Series disputada neste domingo (19), no circuito de Brands Hatch, foi movimentada desde o início. O italiano Raffaele Marciello, superou novamente na largada o companheiro Alex Lynn e cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando sua sétima vitória na temporada, porém, os comissários encontraram irregularidades no carro da Prema Powerteam e desclassificou Marciello após a corrida, com isso, o austríaco Lucas Auer, herdou a vitória.

Com o resultado da punição de Marciello, todos os pilotos ganharam uma posição, sendo assim, Harry Tincknell, (Carlin), ficou com a segunda colocação e Felix Rosenqvist, (Mücke Motorsport), foi o terceiro, com Sven Müller, (ma-con), em quarto. O pole pela terceira prova consecutiva, Alex Lynn, cometeu um erro na volta 15, rodou e foi atingido de leve por Eddie Cheever, o britânico que venceu a primeira prova no sábado, abandonou a disputa, o mesmo aconteceu com o piloto italiano.


Por causa do incidente o safety car foi acionado, após a relargada, 11 pilotos sofreram punições por terem sido muito rápidos em condições de bandeira amarela, todos tiveram que passar pelos boxes. No final a zona de pontuação ficou assim: Tom Blomqvist em quinto, na sequência, Lucas Wolf, Nicholas Latifi, Roy Nissany, Antonio Giovinazzi e André Rudersdorf, que marcou seus primeiros pontos na temporada. A equipe Prema Powerteam foi imbatível neste final de semana da F3 Euro Series, vencendo as três provas da rodada tripla. A próxima etapa acontece no circuito Red Bull Ring, na Áustria, nos dias 1 e 2 de junho.


Lucas Auer (Prema Powerteam)

“Quando Alex girou na minha frente, eu não tive nenhum problema para evitá-lo. Após a relargada eu era o primeiro capaz de seguir Raffaele, mas tive um desgaste de pneus. Em suma, foi um bom fim de semana para mim, foram três pódios em Brands Hatch”.

Harry Tincknell (Carlin)

“Hoje, meu ritmo foi melhor do que ontem, depois de ter encontrado um pequeno problema com a minha suspensão. Estou feliz com este pódio e minha equipe Carlin tem feito um bom trabalho. Agora, temos de continuar a trabalhar, a fim de ser capaz de vencer muito em breve”.

Fotos FIA F3 Euro - divulgação