Após uma
árdua batalha contra as Ferrari F458, Bruno Senna e seus
companheiros, o francês Fred Makowiecki e o inglês Rob Bell,
conquistaram o 2º lugar na classe GTE Pro das 6 Horas de Spa,
segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A vitória ficou
com os italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, que
completaram a prova deste sábado no tradicional circuito belga com
vantagem de menos de 10 segundos sobre o Vantage V8 da marca inglesa.
O pódio da categoria foi completado pela outra Ferrari F458,
dividida pelo finlandês Toni Vilander e o japonês Kamui Kobayashi.
A dupla cruzou a linha de chegada a um segundo do carro do
brasileiro. Num dia de festa total da Audi, o trio formado pelo
alemão Andre Lotterer, o francês Bénoit Treluyer e o tcheco Marcel
Fassler levou a melhor na geral e liderou a trifeta da casa alemã na
classe LMP1.
O
resultado de Bruno Senna, que vinha de vitória nas 6 Horas de Silverstone na companhia de Darren Turner e Stefan Mücke, quarto
colocados em Spa, foi o melhor dos brasileiros. Lucas di Grassi foi o
3º na LMP1, mesma posição de chegada de Fernando Rees com o
Corvette da Larbre Competition na GTE Am. Antonio Pizzonia bateu
forte na Curva Eau Rouge com o protótipo da LMP2 da Oreca-Nissan
antes da primeira hora, incidente do qual escapou ileso mas que
ajudou a Ferrari. O carro de Bruni e Fisichella havia acabado de
retornar da primeira parada e foram beneficiados pela entrada do
safety car, que os ajudou a recuperar o tempo perdido nos boxes para
reabastecimento e troca de pneus.
Embora
satisfeito com mais um excelente desempenho na Bélgica, foi o pole
na sexta-feira e é o piloto de melhores resultados na categoria
depois de duas etapas, Bruno lamentou a pancada de Pizzonia num dos
pontos de maior velocidade do circuito. “Aquela batida arruinou
nossa estratégia. Perdemos 50 segundos e, a partir daí, tivemos de
correr para recuperar o prejuízo. Eu e o Makowiecki não trocamos
pneus e conseguimos salvar 25 segundos cada em tese, mas na parte
final do turno a performance evidentemente não era a mesma por causa
do desgaste. A equipe me consultou se eu topava não trocar os pneus
porque corríamos o risco deles dechaparem, mas fui para o tudo ou
nada e acabou funcionando”, explicou.
O
campeonato voltará a ser movimentado no dia 22 de junho com as
lendárias 24 Horas de Le Mans. “Essa é a prova mais importante do
calendário e a vitória faz parte dos planos da Aston Martin no ano
em que celebra seu centenário”, lembrou Bruno.
Fotos FIA WEC - divulgação - Fonte AMR/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário