domingo, 5 de maio de 2013

Bruno Senna é o melhor brasileiro nas 6 Horas de Spa.



Após uma árdua batalha contra as Ferrari F458, Bruno Senna e seus companheiros, o francês Fred Makowiecki e o inglês Rob Bell, conquistaram o 2º lugar na classe GTE Pro das 6 Horas de Spa, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A vitória ficou com os italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, que completaram a prova deste sábado no tradicional circuito belga com vantagem de menos de 10 segundos sobre o Vantage V8 da marca inglesa. O pódio da categoria foi completado pela outra Ferrari F458, dividida pelo finlandês Toni Vilander e o japonês Kamui Kobayashi. A dupla cruzou a linha de chegada a um segundo do carro do brasileiro. Num dia de festa total da Audi, o trio formado pelo alemão Andre Lotterer, o francês Bénoit Treluyer e o tcheco Marcel Fassler levou a melhor na geral e liderou a trifeta da casa alemã na classe LMP1.

O resultado de Bruno Senna, que vinha de vitória nas 6 Horas de Silverstone na companhia de Darren Turner e Stefan Mücke, quarto colocados em Spa, foi o melhor dos brasileiros. Lucas di Grassi foi o 3º na LMP1, mesma posição de chegada de Fernando Rees com o Corvette da Larbre Competition na GTE Am. Antonio Pizzonia bateu forte na Curva Eau Rouge com o protótipo da LMP2 da Oreca-Nissan antes da primeira hora, incidente do qual escapou ileso mas que ajudou a Ferrari. O carro de Bruni e Fisichella havia acabado de retornar da primeira parada e foram beneficiados pela entrada do safety car, que os ajudou a recuperar o tempo perdido nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.


Embora satisfeito com mais um excelente desempenho na Bélgica, foi o pole na sexta-feira e é o piloto de melhores resultados na categoria depois de duas etapas, Bruno lamentou a pancada de Pizzonia num dos pontos de maior velocidade do circuito. “Aquela batida arruinou nossa estratégia. Perdemos 50 segundos e, a partir daí, tivemos de correr para recuperar o prejuízo. Eu e o Makowiecki não trocamos pneus e conseguimos salvar 25 segundos cada em tese, mas na parte final do turno a performance evidentemente não era a mesma por causa do desgaste. A equipe me consultou se eu topava não trocar os pneus porque corríamos o risco deles dechaparem, mas fui para o tudo ou nada e acabou funcionando”, explicou.

O campeonato voltará a ser movimentado no dia 22 de junho com as lendárias 24 Horas de Le Mans. “Essa é a prova mais importante do calendário e a vitória faz parte dos planos da Aston Martin no ano em que celebra seu centenário”, lembrou Bruno.


Fotos FIA WEC - divulgação - Fonte AMR/MF2

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