segunda-feira, 27 de maio de 2013

Após estreia em Mônaco, Fantin disputa 4ª etapa da World Series em Spa-Francorchamps.


Pela primeira vez, piloto fará um pit-stop durante a segunda corrida da rodada e aposta em estratégia acertada para estar na zona de pontuação. Uma das categorias de acesso à Fórmula 1, a World Series (Fórmula Renault 3.5) visita as principais pistas do automobilismo internacional. Após Monza e Aragón, a terceira etapa do campeonato foi realizada no famoso circuito de rua de Mônaco, no último domingo (26). Agora, equipes e pilotos já se dirigem para Bélgica, onde disputam neste fim de semana (01 e 02) a quarta rodada dupla do campeonato no tradicional autódromo de Spa-Francorchamps.

Pietro Fantin teve um grande desafio na corrida em Mônaco. Com programação diferente das outras etapas, os pilotos tiveram apenas 45 minutos de treino livre para conhecerem o circuito e buscar o acerto dos carros. Para o curitibano, que correu pela primeira vez em Monte Carlo, o pouco tempo de pista foi determinante para o resultado final. Na tomada de tempos, ele encostou no muro em sua primeira saída, danificando a suspensão do carro, o que atrapalhou seu desempenho com o segundo jogo de pneus novos. Largando em 23º, Fantin conseguiu imprimir um bom ritmo, e chegou a fazer os mesmos tempos de voltas que os ponteiros, mas quando estava em 19º, a cinco voltas do fim da corrida, o curitibano escapou da pista e como seu carro morreu, não pôde completar a prova.


Para Spa-Francorchamps, a expectativa é diferente. Pietro já conhece a pista, por ter corrido lá de Fórmula 3 Inglesa em duas oportunidades e acredita que pode brigar pelo top-10 e conquistar bons pontos no fim de semana. Uma novidade, porém, promete agitar a segunda corrida da rodada: os pit-stops. Pela primeira vez na temporada e, consequentemente, a primeira vez para o brasileiro, os pilotos terão de fazer uma parada obrigatória entre as voltas 5 e 13 (nesta pista) para troca de no mínimo dois pneus. Para Fantin, essa é uma variável que pode mexer no resultado da corrida, já que será possível adotar estratégias diferentes para conquistar mais posições.

A etapa belga da World Series terá duas sessões de treinos livres de uma hora cada na sexta-feira. No sábado, serão realizadas uma tomada de tempos e uma corrida; programação que se repete no domingo.


Pietro Fantin:

Mônaco
“Comecei muito cauteloso nos treinos e acho que faltou tempo de pista para conseguir buscar mais o limite do carro e meu próprio limite. Na corrida estava bom, fiz uma volta mais de 1 segundo mais rápida que na classificação, o que prova que cada vez que ia para pista conseguia evoluir. Foi um aprendizado importante para já ter uma base quando voltar para Mônaco no próximo ano”.

Spa-Francorchamps

“Conheço a pista e gosto bastante de lá, das curvas de alta velocidade. Acredito que vamos ter um carro bem competitivo e uma meta realista é estar no top-10. Fazer um pit-stop durante a corrida será uma novidade para mim, mas vejo isso de forma positiva, vai ser uma variável na corrida e poderemos adotar uma estratégia diferente para buscar mais posições”.

Fotos Dutch Photo Agency e Paolo Pellegrini - Fonte Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário