Um dos
principais campeonatos de Gran Turismo teve sua segunda etapa
realizada no belo circuito de Portimão, com muito sol e temperaturas
perto dos 30 graus. Brasileiros da Bhai Tech pontuaram pela primeira
vez no campeonato. Como esperado para o mês de maio na Europa, o
calor finalmente apareceu para os competidores do International GT Open. Depois de um fim de semana de muito frio em Paul Ricard na
França, há duas semanas, equipes e pilotos puderam aproveitar
quatro dias de pista seca para desenvolver seus carros, em um
circuito predominantemente difícil para os pneus e famoso por suas
subidas e descidas íngremes.
O grid,
formado por sete carros da classe Super GT, conhecidos mundialmente
como GT2, somados a outros 22 da classe GTS, ou GT3, reuniu as mais
diversas marcas como Mercedes (SLS), Ferrari (458), Audi (R8 LMS),
Corvette (Z06), Porsche (997) entre outras, além dos dois McLaren
MP4-12C dos brasileiros Luiz Razia e Rafael Suzuki, que competem ao
lado do neozelandês Chris van der Drift e do italiano Giorgio Pantano, respectivamente.
A corrida
1 do fim de semana, com 70 minutos de duração no sábado, teve a
vitória na geral dos pilotos Nicky Pastorelli e Miguel Ramos a bordo
de um Corvette GT2 e dos pilotos da casa Cesar Campaniço e Carlos
Vieira na classe GTS. Os McLarens da italiana Bhai Tech completaram
as 36 voltas da prova em 7º (Suzuki e Pantano) e 11º (Razia e van
der Drift) após corrida de recuperação. O carro pilotado pelo
brasileiro e o neozelandês ainda recebeu uma punição de 20s por
não realizar o pit-stop obrigatório acima de 75s entre entrada e
saída dos boxes, conforme manda o regulamento. Já Suzuki e Pantano,
com bom ritmo, escalaram oito posições na classe GTS, completando a
primeira corrida da dupla na temporada, já que um acidente na
primeira etapa de Paul Ricard os impediu de competir na etapa de
domingo na pista francesa.
Ao meio
dia de domingo, horário local português, os supercarros voltaram à
pista para a corrida mais curta, de 50 minutos, mas com mesma
pontuação. Dessa vez, a vitória na geral ficou com os pilotos da
AF Corse-Ferrari (GT2) Matt Griffin e Duncan Cameron, e da equipe
Russian Bears com Pol Rossel e Roman Mavlanov na classe GT3.
Novamente a escuderia Bhai Tech teve de escalar o pelotão para
fechar o fim de semana no top-10. Razia/Van der Drift largaram em 15º
no geral e fizeram grande corrida para terminar em 4º na classe GTS,
mesmo com um acidente na primeira volta que fez o holandês cair para
o fim do pelotão. Já Suzuki/Pantano largaram em 21º no geral para
completar a prova em 6º lugar, comprovando bom ritmo dos McLarens.
Um problema no pit-stop fez a dupla ítalo-brasileira perder 10s nos
boxes, comprometendo qualquer chance de ir ao pódio.
Para o
engenheiro brasileiro Roberto Costa, diretor técnico da Bhai Tech, o
fim de semana foi positivo considerando as posições de largada.
“Saímos de Portimão com muitos novos dados para desenvolvermos
ainda mais o carro. Obviamente é tudo novo para todos nós e de
alguma forma não conseguimos extrair o máximo dos McLaren devido à
algumas restrições que o regulamento impõe ao nosso carro. Vejo
que estamos no caminho certo, temos uma ótima união entre nosso
pilotos e isso está acelerando nosso desenvolvimento”.
O GT Open
retorna às atividades no primeiro sábado e domingo do mês de
junho, no autódromo de Nurburgring, na Alemanha. Os vídeos das duas
provas do GT Open em Portimão, podem serem vistos clicando aqui.
Créditos FotoSpeedy
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