O clima
instável foi predominante na primeira classificação do ano no
circuito alemão. O piloto da casa Timo Scheider, da Audi, conquistou
a pole com apenas 0s116 de diferença para o brasileiro. A chuva deu
as caras neste sábado e tornou emocionante a tomada de tempos do
Campeonato Alemão de Turismo (DTM), que inicia com grande
expectativa a temporada 2013. Antes da sessão oficial que definiu o
grid de largada, o treino livre de 90 minutos pela manhã foi
liderado pelo alemão Mike Rockenfeller, da equipe Audi Sport Team
Phoenix, seguido por seu companheiro de montadora, Mattias Ekstrom.
Farfus veio logo em seguida a apenas dois décimos, liderando o time
BMW.
O
classificatório iniciado as 14:40, horário alemão, já não tinha
chuva constante, mas todos foram à pista para a primeira parte, o
Q1, de pneus para a pista molhada. O brasileiro desde o início
esteve entre os primeiros e com o tempo de 1:49s136 fechou a sessão
inicial na ponta. Entre os eliminados no Q1 estavam nomes como o
italiano Edoardo Mortara, vencedor de uma etapa em 2012, provando o
grande equilíbrio da categoria.
Mais 10
minutos no Q2 e vários pilotos se revezaram no topo, e conforme a
pista ia melhorando, Farfus mais uma vez garantiu uma volta que o
deixaria tranquilo para passar à próxima fase. O brasileiro esteve
na liderança até os segundos finais quando o estreante Pascal Wehrlein abaixou a marca do curitibano. 10 pilotos foram ao Q3.
Mais uma
vez mostrando grande competitividade, o Q3 caracterizou altos e
baixos para alguns pilotos. Já com a pista secando e um “trilho”
formado, todos os pilotos optaram pelos pneus de pista seca e os
tempos de volta começaram a cair vertiginosamente. O mais rápido
foi o alemão Christian Vietoris da Mercedes, com um tempo de volta
oito segundos mais rápido que no Q2. Farfus garantiu mais uma vez um
lugar entre os primeiros ao registrar 1:39s570 na sua última volta,
lhe dando o direito de disputar a pole contra outros três
concorrentes na parte final do qualifying.
Diferente
das outras partes, cada piloto tem apenas uma volta lançada no Q4.
Farfus foi o segundo a ir para pista e registrou o tempo de 1:36s034
a apenas 0s116 do alemão Timo Scheider, terceiro a marcar tempo.
Mesmo com a pista melhorando, Vietoris não conseguiu baixar o tempo
do seu compatriota e fechou o top-3 do grid. Entre os quatro que
foram à sessão decisiva da classificação, apenas Augusto Farfus
representava as cores da BMW. Atual campeão, o canadense Bruno
Spengler sairá do sétimo posto no grid.
Augusto
Farfus:
“Hoje
tivemos um bom dia, o trabalho de equipe funcionou muito bem e nós
conseguimos ler a classificação e saber a hora certa de colocar os
pneus slick. Fomos competitivos durante o treino livre e em todas as
partes da classificação, mas amanhã será um novo dia, já que a
previsão é de pista seca. De qualquer forma, estou confiante e
acredito que temos um bom pacote para a corrida”.
Confira o
grid de largada em Hockenheim:
1 - Timo
Scheider - Abt Audi - 1:35s918 - Q4
2 -
Augusto Farfus - RBM BMW - 1:36s034 - Q4
3 -
Christian Vietoris - HWA Mercedes- 1:36s194 - Q4
4 -
Robert Wickens - HWA Mercedes - sem tempo - Q4
5 -
Mattias Ekstrom - Abt Audi - 1:40s005 - Q3
6 - Gary
Paffett - HWA Mercedes - 1:40s496 - Q3
7 - Bruno
Spengler - Schnitzer BMW - 1:41s184 - Q3
8 -
Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 1:41s337 - Q3
9 - Joey
Hand - RBM BMW - 1:41s637 - Q3
10 Daniel
Juncadella - Mucke Mercedes - 1:43s775 - Q3
11 Martin
Tomczyk - RMG BMW - 1:48s947 - Q2
12 Jamie
Green - Abt Audi - 1:49s129 - Q2
13 Adrien
Tambay - Abt Audi - 1:49s136 - Q2
14 Mike
Rockenfeller - Phoenix Audi - 1:49s366 - Q2
15 Timo
Glock - MTEK BMW - 1:49s842 - Q2
16 Filipe
Albuquerque - Rosberg Audi - 1:50s296 - Q2
17 Andy
Priaulx - RMG BMW - 1:50s190 - Q1
18 Miguel
Molina - Phoenix Audi - 1:50s399 - Q1
19
Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 1:50s416 - Q1
20
Roberto Merhi - HWA Mercedes - 1:50s810 - Q1
21 Marco
Wittmann - MTEK BMW - 1:50s871 - Q1
22 Dirk
Werner - Schnitzer BMW - 1:50s926 - Q1
Fotos BMW divulgação - Fonte Eversports
Nenhum comentário:
Postar um comentário