segunda-feira, 24 de março de 2014

Rafael Suzuki ressalta aprendizado em seu primeiro fim de semana como piloto da Stock Car.


Rafael Suzuki cumpriu o objetivo inicial para sua corrida de estreia na Stock Car. O novato da ProGP dividiu a condução do Chevrolet Sonic #8 com o bicampeão Giuliano Losacco na etapa de abertura da temporada, em Interlagos, neste domingo (23) marcado pelo frio e pela chuva que deixou a vida dos competidores bastante complicada. Mas depois de uma primeira parte bastante positiva, quando Suzuki chegou aos boxes em décimo, um problema no pit-stop impediu que Losacco alcançasse colocação melhor, terminando a prova em 25º. Para Rafael, no entanto, o fim de semana de debute na categoria foi de grande aprendizado e acúmulo de experiência.

A direção de prova optou por iniciar a disputa com o safety-car devido às condições da pista na hora da largada. Suzuki abriu a corrida em 32º, adotou postura conservadora para escapar dos incidentes e conseguiu escalar o pelotão. Foi assim que o estreante alcançou o 17º lugar na volta 11, pouco antes da abertura da janela para troca de pneus, reabastecimento e substituição de pilotos. E durante esta janela, Rafael entregou o carro para Losacco na décima posição.


Entretanto, o motor do carro #8 da ProGP apagou durante a parada nos boxes, e isso comprometeu a sequência de Losacco na corrida. A dupla perdeu 40s a mais do que o normal na parada e acabou despencando na classificação geral. O bicampeão voltou a disputar uma corrida de Stock Car depois de quase dois anos, imprimiu ritmo muito bom, mas, prejudicado pelo problema no pit-stop, acabou cruzando a linha de chegada em 25º. Um resultado que, na visão de Suzuki, foi frustrante por conta da boa performance exibida antes da parada.

Apesar do resultado final não ter sido o ideal e o fim de semana ter sido bastante complicado, Rafael entende que Interlagos proporcionou uma experiência ímpar e um aprendizado muito importante para a sequência da sua carreira na Stock Car. A segunda etapa da temporada 2014 será disputada no circuito de Santa Cruz do Sul (RS), entre 12 e 13 de abril.


Rafael Suzuki:

“De uma forma geral, o fim de semana foi bem complicado. Conseguimos resolver os problemas nos freios apenas no sábado à noite, e não tivemos a chance de conferir como estava o desempenho do carro em pista seca hoje. Mas a performance na chuva foi bem legal: larguei lá atrás, atrasamos a parada e entreguei o carro em décimo, e até chegamos a sonhar em marcar um ponto. Infelizmente, o motor apagou durante o pit-stop, e perdemos 40s além do normal nessa parada. Foi uma pena, mas valeu muito pelo aprendizado que nós tivemos aqui ao longo do fim de semana em Interlagos. Certamente que essa experiência vai ser muito útil no decorrer da temporada”.


Fotos: Carsten Horst - Fonte: Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário