domingo, 29 de setembro de 2013

World Series: Pietro Fantin conquista 10 posições e completa prova em Paul Ricard em 12º.


Depois do bom desempenho nos dois treinos livres realizados na sexta-feira, o segundo dia de atividades no autódromo de Paul Ricard foi exigente para Pietro Fantin. Válida pela oitava e penúltima etapa da temporada da Fórmula Renault 3.5, a classificação e a primeira das duas corridas da rodada aconteceram neste sábado (28). O brasileiro enfrentou dificuldades com o tráfego na tomada de tempos, mas fez uma bela prova de recuperação e encerrou o dia de forma positiva no circuito francês, sendo o piloto que mais ganhou posições em Le Castellet nesta tarde.

A tomada de tempos foi disputada logo pela manhã (horário local), e viu o dinamarquês Kevin Magnussen, que havia liderado também os treinos no dia anterior, conquistar a pole position. Fantin vinha em uma boa volta, baixando seus tempos e com chances de garantir uma posição entre os 10 primeiros, mas pegou tráfego e foi atrapalhado no último setor de sua volta decisiva. Com isso, teve de largar apenas da 22ª posição.


Confiante no forte rendimento do carro da equipe Arden Caterham, o curitibano completou a primeira volta já em 18º, mostrando potencial para avançar ainda mais. Aproveitando as oportunidades de ultrapassagem, Pietro recuperou terreno e na 11ª volta ocupava o 12º lugar, e a cada giro diminuía a vantagem para os adversários à sua frente, que era de quase seis segundos. Na antepenúltima volta, Fantin ainda tentou a ultrapassagem buscando o top-10, mas completou as 25 voltas em 12º, sendo o terceiro melhor entre os estreantes da categoria, atrás de Stoffel Vandoorne (3º) e William Buller (9º). A vitória ficou com Magnussen, que também é líder do campeonato.

Neste domingo, estão marcadas mais uma sessão classificatória e a corrida final da etapa. A previsão do tempo aponta 80% de chances de chuva, o que não preocupa Fantin, já que durante a pré-temporada o piloto cumpriu dois dias de testes em Paul Ricard com pista molhada e acredita que terá um carro competitivo.


Pietro Fantin:

“Não tivemos a classificação que esperávamos, por algo que fugiu do nosso controle. Sabia que tínhamos um carro rápido e isso se confirmou na corrida, consegui aproveitar as oportunidades de ultrapassagem e ganhei várias posições. No fim, foi um resultado positivo, especialmente por ter subido mais uma vez no rookie podium. Para amanhã (domingo) a previsão é de chuva, mas temos tido um carro competitivo nessas condições e acredito que poderemos buscar um resultado melhor”.

Resultado da 1ª corrida em Paul Ricard (15 primeiros):

1 - Kevin Magnussen - Dams - 25 voltas
2 - Antonio Felix Da Costa - Arden Caterham - 3s864
3 - Stoffel Vandoorne - Fortec - 5s796
4 - André Negrão - Draco - 8s434
5 - Marco Sorensen - Lotus Charouz - 9s817
6 - Will Stevens - P1 by Strakka - 11s635
7 - Arthur Pic - AV Formula - 28s044
8 - Nikolay Martsenko - Pons - 29s183
9 - William Buller - Zeta - 32s652
10 Daniil Move - Comtec - 33s242
11 Nico Muller - Draco - 33s668
12 Pietro Fantin - Arden Caterham - 35s445
13 Zoel Amberg - Pons - 35s908
14 Oliver Webb - Fortec - 48s245 
15 Jazeman Jaafar - Carlin - 56s204  

Fotos Dutch Photo Agency e Paolo Pellegrini - Fonte Eversports 

Nenhum comentário:

Postar um comentário