quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Augusto Farfus aponta etapa de Zandvoort como a mais importante do ano.


Está chegando a hora da decisão da temporada 2013 do DTM. Restando apenas 50 pontos em disputa, somente dois pilotos reúnem condições matemáticas de conquistar o título neste ano. De um lado, o líder do campeonato Mike Rockenfeller surge como favorito. Com 124 pontos, o alemão da Audi Sport Team Phoenix pode faturar a taça de campeão durante a nona e penúltima etapa do certame, neste fim de semana (28 e 29) em Zandvoort, na Holanda.

No entanto, do outro lado do ‘corner’, o desafiante Augusto Farfus aparece com ótimo retrospecto, sobretudo nas últimas corridas. Em grande fase e muito motivado depois da vitória dominante em Oschersleben, o piloto do BMW Team RBM está 33 pontos atrás do adversário, mas chega para aquela que considera a etapa mais importante do ano até o momento confiante em reduzir a diferença e adiar a decisão do título para o próximo dia 20 de outubro, em Hockenheim, onde o brasileiro venceu em maio, na abertura do campeonato.

E a primeira batalha decisiva pelo título de 2013 será num circuito bastante tradicional para o DTM. Presente no calendário da categoria desde 2001, Zandvoort tem 4.307 m de extensão e é bastante técnico, exigindo o máximo das habilidades de cada piloto do grid. No ano passado, a corrida foi bastante caótica por conta da chuva forte na região do autódromo holandês. A vitória ficou com o italiano Edoardo Mortara, da Audi. Augusto fez uma grande prova de recuperação ao sair de 20º e cruzar a linha de chegada em nono. Neste fim de semana, a corrida tem duração prevista de 44 voltas.


Se o clima foi determinante para os rumos da corrida de 2012 em Zandvoort, novamente a chuva poderá dar as caras e embaralhar ainda mais a prova deste fim de semana. Isso porque a meteorologia aponta 30% de chance de chuva para sábado, quando os 22 pilotos do grid vão à pista para a disputa do único treino livre e também da sessão classificatória. Para domingo, a previsão é de 40% de possibilidade de a corrida ser realizada com o asfalto molhado, impondo ainda mais dificuldades aos competidores.

Para Farfus, será crucial terminar a corrida na Holanda em uma boa colocação e, fundamentalmente, à frente de Rockenfeller, tudo para reduzir ainda mais a diferença para o alemão e chegar em Hockenheim em condições de lutar pela taça. Mesmo ciente do potencial da Audi, o brasileiro está confiante na performance exibida pelo carro da BMW nas últimas provas e acredita que tudo pode se repetir neste fim de semana em Zandvoort.

Seguindo o padrão das etapas do DTM, a programação deste fim de semana em Zandvoort começa na sexta-feira com a realização de um shakedown com duração de 15 minutos, tempo que os pilotos utilizarão para verificar as condições dos respectivos carros e também do asfalto holandês. No sábado, o cronograma prevê a disputa da única sessão de treinos livres, com 90 minutos e, no período da tarde, o treino classificatório que vai definir as posições no grid de largada. A nona etapa da temporada 2013 do DTM está marcada para domingo, às 20:30 (horário do Japão). No Brasil terá transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports, às 8:30 (horário de Brasília).


Augusto Farfus:

“Provavelmente será a etapa mais importante do ano para nós porque tudo pode ser decidido lá. Então o foco é ainda maior para que a gente possa obter um grande resultado para tentar levar a decisão para Hockenheim. Sabemos o quanto a Audi vem sendo competitiva, e na última prova eles mostraram isso, mas creio que Zandvoort é uma pista que pode se adaptar bem ao nosso carro, e essa é a nossa esperança. Vamos trabalhar muito e lutar para que possamos sair da Holanda com bons pontos para tentar diminuir essa diferença para o Mike”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário