sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fórmula 1 2014: Calendário Oficial


A reunião do Conselho Esportivo da FIA, definiu nesta sexta-feira o novo calendário para a temporada 2014 da Fórmula 1, serão 22 etapas, iniciando em 16 março com o GP da Austrália e terminando com o GP do Brasil, em Interlagos - São Paulo, no dia 30 de novembro. A próxima temporada terá um número recorde de provas, diferente do que foi divulgado no início da semana, a FIA alterou algumas datas, mas manteve as novas duas sedes: Rússia e Nova Jersey, além disso, voltam ao calendário países como: Áustria e México.

As principais mudanças em relação à primeira versão do calendário foram as trocas de datas entre alguns GPs. Bahrein e Coreia do Sul (este, dependendo ainda de uma confirmação) alternaram seus eventos, com a prova de Sakhir programada agora para o dia 6 de abril, deixando o dia 27 para Yeongam. A alteração mexeu com a data do GP da China, que acontecerá entre estas duas etapas. A prova de Shanghai foi postergada em uma semana, passando do dia 13 para o dia 20 de abril.

Estreante no calendário, a etapa russa de Sochi pegou a data originalmente destinada ao GP do Japão (5 de outubro). A prova de Suzuka será realizada uma semana depois, no dia 12 de outubro. Voltando à Fórmula 1 depois de mais de 30 anos, o México inverteu a data com a prova de Austin, nos Estados Unidos, e caso obtenha a homologação do circuito Hermanos Rodriguez, será realizada no dia 16 de novembro, como a penúltima prova do ano.

Quem também depende de homologação da Federação Internacional de Automobilismo é a pista montada às margens do Rio Hudson, em Nova Jersey. A segunda corrida dos Estados Unidos está marcada para o dia 1º de junho. Em 2014, com as novas regras da categoria, o famoso “degrau no bico” será abolido, os motores deixam de ser os V8 2.4L e passam a ser V6 1.6L turbo, o KERS será substituído pelo ERS - uma versão mais potente do sistema de recuperação de energia cinética, passando dos atuais 60kw para 120 kw.

Além das estreias de Sochi e Nova Jersey e do retorno da Cidade do México, outro destaque é a volta da pista austríaca de Spielberg. O circuito pertence atualmente ao mesmo grupo que controla a RBR, e não tinha uma prova de Fórmula 1 desde 2003, o circuito Red Bull Ring ficou marcado em 2002, pelo “incidente” da equipe Ferrari em ordenar o piloto brasileiro Rubens Barrichello a ceder a vitória quase na linha de chegada para o companheiro Michael Schumacher.

Confira o calendário da F1 2014:

Austrália (Melbourne) - 16 de março
Malásia (Sepang) - 23 de março
Bahrain (Sakhir) - 6 de abril
China (Shanghai) - 20 de abril
Coreia (Yeongam) - 27 de abril *
Espanha (Barcelona) - 11 de maio
Mônaco (Mônaco) - 25 de maio
EUA (Nova Jersey) - 1 de junho *
Canadá (Montreal) - 8 de junho
Áustria (Spielberg) - 22 de junho
Inglaterra (Silverstone) - 6 de julho
Alemanha (Hockenheim) - 20 de julho
Hungria (Budapest) - 27 de julho
Bélgica (Spa-Francorchamps) - 24 de agosto
Itália (Monza) - 7 de setembro
Cingapura (Marina Bay) - 21 de setembro
Rússia (Sochi) - 5 de outubro
Japão (Suzuka) - 12 de outubro
Abu Dhabi (Yas Marina) - 26 de outubro
EUA (Austin) - 9 de novembro
México (Cidade do México) - 16 de novembro *
Brasil (Interlagos) - 30 de novembro

* (Pistas sujeitas a confirmação de contrato com a FIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário