segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Gustavo Lima sobe ao pódio e fecha temporada 2013 da Fórmula 4 com chave de ouro em Donington Park.


A temporada inaugural da Fórmula 4 Inglesa, a mais nova categoria de base do automobilismo mundial, se encerrou neste domingo (29) com a disputa das duas corridas finais da oitava rodada tripla do ano, realizada no mítico circuito de Donington Park. Para Gustavo Lima, o fim de setembro foi mais do que especial por ter marcado a conquista do seu primeiro pódio no certame. Com uma pilotagem bastante segura e sem se envolver em problemas durante todo o fim de semana, o brasiliense da HHC Motorsport sacramentou sua evolução ao longo de 2013 e, na prova realizada nesta manhã, cruzou a linha de chegada em terceiro, comemorando muito o resultado.

A conquista de Gustavo em Donington Park veio ‘no peito e na raça’. Graças à regra do grid invertido, o brasiliense de 17 anos, que terminou a corrida de sábado em sétimo, obteve o direito de fechar a primeira fila na manhã deste domingo. E Lima largou bem, sustentou sua boa colocação e partiu para o ataque para cima do pole Struan Moore. Entretanto, o britânico Charlie Robertson, que abriu a corrida em quinto, veio num ritmo impressionante e conseguiu ultrapassar tanto Gustavo quanto o seu compatriota, seguindo para uma bela vitória.


No fim da corrida, o jovem brasiliense ainda sofreu com a forte pressão de James Greenway, mas resistiu bravamente, segurou o ímpeto do adversário e conseguiu comemorar seu primeiro pódio na Fórmula 4 depois de 12 voltas de uma dura batalha em Donington Park. O resultado, obviamente, foi bastante comemorado por Gustavo, seus familiares e por todos os membros da equipe nos boxes do circuito britânico.

Cerca de quatro horas depois de subir ao pódio, Lima retornou à pista para fechar sua participação na temporada. Segundo o regulamento, a corrida 3 da Fórmula 4 tem o grid definido pela melhor volta de cada piloto no combinado das duas corridas. Gustavo partiu da 16ª posição e, durante 12 voltas, realizou ultrapassagens importantes para fechar a prova em 11º.

No fim das contas, depois dos testes de pré-temporada e de 24 corridas entre abril e setembro, Gustavo avalia 2013 como um ano de muito crescimento em termos de pilotagem. Seu sentimento, culminando com o resultado obtido neste domingo em Donington Park, lhe enche de esperanças para voltar ainda mais forte em 2014, quando pretende lutar para ser o primeiro brasileiro campeão da Fórmula 4 Inglesa.


Gustavo Lima:

“Nosso desempenho na segunda corrida foi muito bom. Andamos bem o tempo todo, e o resultado foi esse troféu tão almejado, e logo aqui em Donington Park, que é um circuito muito especial. Esse pódio veio para fechar bem um ano de muito trabalho, aprendizado e evolução. Para mim, 2013 foi um ótimo ano, de crescimento. Claro que dava para ter conquistado alguns resultados melhores, mas é desta forma que se aprende. Avalio a categoria de maneira muito positiva porque ela oferece muito aprendizado para nós, que estamos apenas começando. Fico muito feliz por fechar a temporada desta forma, e isso me dá ainda mais motivação para voltar a acelerar em 2014 e brigar por vitórias e pelo título”.

Fotos XPB Images e Jakob Ebrey - Fonte Eversports 

Nenhum comentário:

Postar um comentário