segunda-feira, 9 de julho de 2012

Com duas vitórias e um terceiro lugar em Misano, Costa reassume a liderança da Fórmula Abarth.


Em fim de semana excelente, brasileiro venceu as duas provas de domingo, além de já ter conseguido um pódio no dia anterior. Com os resultados, o carioca retornou à ponta da tabela na divisão Europeia.

“Não podia ter sido melhor”. Assim o carioca Nicolas Costa classificou a quarta etapa da temporada 2012 da Fórmula Abarth. Neste domingo (8), o brasileiro conquistou duas vitórias, além do terceiro lugar que havia garantido na prova do dia anterior. Com isso, o piloto da equipe Euronova Racing by Fortec chegou a sua quarta vitória na temporada e reassumiu a liderança do campeonato na divisão Europeia com 140 pontos, empatado com o segundo colocado, o conterrâneo Bruno Bonifácio (tem vantagem por ter quatro vitórias contra três do adversário).

Na primeira corrida deste domingo, Nicolas saiu do quarto lugar do grid e logo na largada ultrapassou dois pilotos. Por saber que no início da prova - quando todos estão com pneus novos - a perda de pressão aerodinâmica é grande se andar muito próximo ao carro da frente, o carioca esperou até que o adversário começasse a sofrer com o desgaste dos pneus para ultrapassá-lo a três voltas do fim. Depois disso, Nicolas conseguiu abrir uma boa vantagem e marcar a volta mais rápida da prova.

Já na segunda bateria do dia, Costa começou bem e conseguiu escapar de uma confusão que envolveu os três primeiros colocados, tirando dois deles da disputa, o que provocou a entrada do safety car. Pouco após o acidente, Nicolas foi informado que o outro piloto envolvido foi culpado pela direção de prova e seria punido em 20 segundos. Assim, o carioca preferiu não atacá-lo e manter uma distância segura até o fim para garantir a vitória.

A próxima etapa da Formula Abarth Europeia e Italiana será nos dias 04 e 05 de agosto, no Red Bull Ring, na Áustria.

Corridas

“Não éramos tão rápidos na classificação, mas conseguimos fazer ótimas provas. Ontem (sábado) garantimos um lugar no pódio e hoje foi perfeito, deu tudo certo. Na primeira bateria, que é mais longa, larguei bem e soube atacar no momento certo, quando o primeiro colocado estava perdendo o rendimento dos pneus. Ainda forcei um pouco no fim para marcar a volta mais rápida. Na segunda, quando soube da punição, decidi me manter a uma distância segura do primeiro e do terceiro, porque ele não conseguiria abrir 20 segundos de mim”.


Liderança do campeonato

“O resultado dessa etapa mostrou que para se ganhar um campeonato, não basta apenas vencer, tem que “ter cabeça”. O Lucas Ghiotto, que estava na liderança e venceu a corrida de ontem, errou sozinho e deixou o carro morrer nas duas largadas de hoje. Estou conseguindo ser constante, fui o único piloto a completar e pontuar em todas as 12 provas da temporada e, por isso, foi possível reassumir a liderança. O objetivo foi mais que cumprido”.

Resultado da Corrida 2 em Misano:

1) Nicolas Costa - 19 voltas - 32min46s106
2) Emanuele Zonzini - a 2.889
3) Santiago Urrutia - a 4.643
4) Bruno Bonifácio - a 4.961
5) Kevin Joerg - a 6.422
6) Giorgio Roda - a 19.969
7) Juan Branger - a 1min18s894
8) Samin Gomez - a 4 voltas
Não completaram
Michele Beretta
Antonio Furlan
Luca Ghiotto
Gregor Ramsay

Resultado da Corrida 3 em Misano:

1) Nicolas Costa - 9 voltas - 17min48s523
2) Bruno Bonifácio - a 0.857
3) Kevin Joerg - a 5.772
4) Samin Gomez - a 7.934
5) Giorgio Roda - a 8.835
6) Gregor Ramsay - a 11.797
7) Antonio Furlan - a 19.429
8) Santiago Urrutia - a 24.403
9) Juan Branger - a 27.000
Não completaram
Michele Beretta
Luca Ghiotto
Emanuele Zonzini

Classificação do campeonato após 12 corridas - Fórmula Abarth Europeia (6 primeiros)

1) Nicolas Costa - 140 pontos (4 vitórias)
2) Bruno Bonifácio - 140 (3 vitórias)
3) Luca Ghiotto - 122
4) Santiago Urrutia - 104
5) Emanuele Zonzini - 95
6) Kevin Joerg - 93

Fonte Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário