segunda-feira, 29 de abril de 2013

Desafio entre um Nissan GT-R e um Hawker Hunter, quem leva a melhor?


Recentemente a Nissan da Alemanha, realizou um desafio entre o novo GT-R e um jato Hawker Hunter. No vídeo não dá para saber qual é a distância percorrida, mas por alguns décimos de segundo o carro da montadora japonesa levou a melhor. O que é interessante sobre esta corrida de arrancada é que o GT-R ainda estava na frente quando o jato decolou.

Se o supercarro japonês tivesse asas, ele já teria decolado também. A última versão do Nissan GT-R precisa de apenas 2,7 segundos para ir de 0 a 62 mph (100 km/h), graças ao potente motor V6 twin-turbo de 3.8 litros. Confira o vídeo:

Super GT 2013: Nakajima e Rossiter vencem os 500 km de Fuji.



A segunda etapa da temporada 2013 da Super GT, foi realizada nesta segunda-feira (29), feriado de Golden Week, no circuito de Fuji Speedway. Após 500 kms de prova pela categoria (GT500), a vitória ficou com a dupla: Kazuki Nakajima e James Rossiter, da equipe Petronas Tom's, que largaram na pole e lideram boa parte das 110 voltas. O domínio dos modelos Toyota Lexus SC430 foi surpreendente, as cinco equipes que correm com Lexus, ocuparam as seis primeiras colocações.

O carro #36 dos vencedores, só perdeu a liderança por algumas voltas por causa da estratégia da equipe Denso, com a dupla: Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura, antes da prova o veterano piloto Wakisaka dizia que tinha uma tática arriscada que poderia dar certo para a longa corrida, só que um desgaste prematuro dos pneus fez com que o carro #39 perdesse rendimento e terminaram apenas em quarto.

Yuji Tachikawa parceiro de Kohei Hirate na equipe Zent Cerumo, com um ritmo muito forte no final da prova chegou a encostar no líder Nakajima, mas não teve a chance de tentar a ultrapassagem devido ao tráfego dos (GT300), terminando em segundo. Já a dupla: Kazuya Oshima e Yuji Kunimoto, completaram o pódio para a equipe Eneos.

O brasileiro João Paulo de Oliveira, que faz dupla com o japonês Tsugio Matsuda, na equipe Calsonic Impul, colocou seu Nissan GT-R de número #12, entre os modelos Lexus, terminando em quinto, o paulista largou em sexto e durante a prova esteve na quarta posição, mas não tinha como acompanhar seus adversários e dentro das limitações de seu equipamento, fez uma boa prova, marcando pontos importantes no campeonato.

Em uma pista onde o domínio foi todo da Toyota, os modelos Honda HSV-010 foram os coadjuvantes, o melhor resultado foi da dupla: Takuya Izawa e Takashi Kogure, vencedores da etapa de abertura do campeonato em Okayama, Kogure foi agressivo o tempo todo, porém, o carro não rendeu como o esperado, chegando apenas em sétimo.


Na categoria (GT300), a equipe R&D Sport que largou na pole com o modelo Subaru BRZ, pela segunda corrida consecutiva, não passaram da primeira volta, o carro que teve problemas durante os treinos livres voltou a deixar o time na mão. A Honda com o modelo CR-Z do Team Mugen, com a dupla: Yukni Nakayama e o experiente Hideki Mutoh, liderou quase toda a corrida e levaria a taça com facilidade, mas na última volta perdeu rendimento e foi superado pelo Toyota Prius da equipe Panasonic APR, guiado pelos pilotos: Morio Nitta e Koki Saga, que enfim venceram na categoria.

Na terceira colocação chegou a Lamborghini Gallardo, do time Crystal Croco, pilotados pela trio: Kouji Yamanishi, Shinya Hosokawa e Yuya Sakamoto. A próxima etapa da Super GT, acontece no dia 16 de junho do circuito de Sepang, na Malásia.

Segue o resultado final da categoria GT500:

1 - Kazuki Nakajima e James Rossiter 110 voltas
2 - Yuji Tachikawa e Kohei Hirate a 3s373
3 - Kazuya Oshima e Yuji Kunimoto a 20s075
4 - Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura a 24s320
5 - João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda a 41s542
6 - Daisuke Ito e Andrea Caldarelli a 42s964
7 - Takuya Izawa e Takashi Kogure a 1:32s512
8 - Ralph Firman e Kosuke Matsuura a 1:33s447
9 - Satoshi Motoyama e Yuhi Sekiguchi a 1 volta
10 Naoki Yamamoto e Frederic Makowiecki a 1 volta
11 Seiji Ara e Andre Couto a 1 volta
12 Hironobu Yasuda e Michael Krumm a 1 volta
13 Ryo Michigami e Daisuke Nakajima a 2 voltas

Racing Theater Suzuka.



Ontem quando postei uma foto de minha visita ao Racing Theater, em minha página no facebook, recebi um grande número de mensagens in-box perguntando sobre o local, então, resolvi fazer um post para falar sobre a atração inaugurada no ano passado no parque de Suzuka.


Neste mês de abril, estive acompanhando a estreia da temporada 2013 da Super Fórmula, F3 Japan e o evento Ferrari Racing Days, todos realizados no circuito de Suzuka, sempre que vou ao parque o tempo é corrido e não dava para conhecer o Racing Theater, que é uma espécie de museu e cinema, onde o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a história da Honda no automobilismo e motociclismo.


O local chama a atenção já no caminho da entrada principal, pois há um grande pneu fazendo uma espécie de portal de boas vindas aos visitantes. Outra coisa que é bem interessante são as esculturas representando uma moto de corrida com seu respectivo piloto. Logo que se entra no Racing Theater, existe uma vitrine com algumas motos utilizadas pela Honda em diversas competições do MotoGP, além de um belo carro de corridas fixado em uma parede.


Lá dentro é proibido o uso de câmeras fotográficas, por isso, não pude fazer mais fotos. No cinema os filmes são sobre corridas e simula as reações de um Formula, as cadeiras fazem movimentos dando a sensação ao visitante que ele está pilotando. Muitos capacetes de pilotos fazem parte de uma coleção em exposição, todos autografados. Há também brinquedos interativos que mostram como é feito todo o trabalho de um piloto.


E na saída depois de conhecer todo o complexo, há um pavilhão com uma Lotus Camel Honda, que foi pilotada pelo piloto japonês Satoru Nakajima, entre os destaques. 


Duas motos Honda antigas e um carro da Nissan. Bom por hoje é isso, para quem mora aqui no Japão e quiser conhecer o local, a dica é visitar o Racing Theater neste feriado de Golden Week. Confira dois vídeos de divulgação:


sábado, 27 de abril de 2013

Ferrari Racing Days - Photo Gallery


Pelo segundo ano consecutivo a Ferrari do Japão, realizou o “Ferrari Racing Days”, o evento do último final de semana atraiu segundo a organização 22 mil pessoas, que lotaram as arquibancadas do circuito de Suzuka, nos três dias do evento, cerca de 834 Ferraris estiveram em exposição e participando de corridas de demonstração. Além disso, foi realizado a etapa do Ferrari Challenge Trofeo Pirelli Ásia-Pacifico, com a participação do ex-piloto de F1, Kamui Kobayashi.

O evento tinha alcançado um grande público tanto na presença, quanto na participação de fãs proprietários de modelos da Ferrari do país. Mas infelizmente, um grave acidente durante a segunda prova do Ferrari Challenge no domingo, encerrou a programação do Ferrari Racing Days mais cedo. O piloto japonês Shigeru Terashima, perdeu o controle do carro #31 e bateu forte na proteção de pneus. Internado em um hospital próximo a cidade de Suzuka, Terashima apresenta uma melhora de seu quadro clinico.

No acidente, um voluntário que trabalhava como fiscal de pista também foi ferido, sem gravidade. A Ferrari do Japão em um comunicado oficial, pediu desculpas para todo o público presente em Suzuka, por ter encerrado as atividades prematuramente. A montadora fez questão de destacar que continuará a apoiar as famílias dos envolvidos. 

Desafio duplo: Augusto Farfus disputa 24 horas de Nurburgring e etapa do DTM no mesmo fim de semana.


Brasileiro vai buscar sua terceira vitória em uma das mais tradicionais provas de longa duração, logo após completar a corrida do DTM em Brands Hatch. Prestes a iniciar sua segunda temporada no DTM, Augusto Farfus também se prepara para um grande desafio no próximo mês. Pela quinta vez, o curitibano vai disputar as tradicionais 24 horas de Nurburgring, no circuito de Nordscheleife, que tem mais de 20 quilômetros de extensão, nos dias 19 e 20 de maio. Como se não fosse o bastante, ele ainda participa da segunda etapa do DTM, em Brands Hatch, na Inglaterra, no mesmo fim de semana.

Farfus tem boas lembranças do traçado longo da pista de Nurburgring, conhecido como “Green Hell”. Ele acumula dois triunfos nas 24 horas, um em 2008 na categoria Diesel e a vitória na categoria principal em 2010. Há duas semanas, ele participou da abertura do VLN Endurance - competição de provas de longa duração no circuito alemão - e venceu a corrida. Neste ano, o brasileiro representará o Team Schubert com uma BMW modelo Z4 GT3, ao lado dos alemães Dïrk Müller, Jörg Muller e Uwe Alzen.

A temporada do DTM começa no próximo dia 5 de maio em Hockenheim. A segunda etapa acontece no circuito inglês de Brands Hatch, entre os dias 17 e 19 de maio. Após a corrida no início da tarde de domingo (horário europeu), Augusto segue para Nurburgring para assumir o trecho nas 24 horas, que se encerram na segunda-feira (feriado nacional na Alemanha).


Neste sábado (27), Augusto disputará a segunda etapa do VLN Endurance, visando a preparação para prova no fim de maio.

Augusto Farfus:

“Vai ser um grande desafio físico e mental fazer as duas corridas no mesmo fim de semana. A etapa de Brands Hatch é uma das mais duras fisicamente da temporada do DTM, e logo depois da corrida já pego o avião para Nurburgring. As 24 horas de Nurburgring é uma prova duríssima mentalmente pelas características da pista e pela quantidade de carros, mas conheço muito bem meus companheiros de equipe e isso é fundamental. Tenho certeza que vai ser uma experiência única e muito especial”.

Rafael Suzuki e Luiz Razia estreiam no GT Open, em Paul Ricard.



Brasileiros correrão pela primeira vez com o McLaren MP4-12C em Paul Ricard neste final de semana, comandados pelo também brasileiro Roberto Costa. O primeiro desafio de Rafael Suzuki e Luiz Razia com um carro de Gran Turismo será neste final de semana (27 e 28). Com passagens pelas principais categorias de formula, o paulista e o baiano estreiam no GT Open, que realiza sua etapa de abertura da temporada no autódromo de Paul Ricard, na França, e estão confiantes no desempenho dos McLaren MP4-12C.

Ambos correm pela equipe italiana Bhai Tech - comandada pelo engenheiro brasileiro Roberto Costa, que integrava a equipe Piquet Sports na GP2 e foi campeão da mesma categoria com Pastor Maldonado em 2010. Suzuki forma dupla com o experiente italiano Giorgio Pantano e Razia com o neozelandês Chris van der Drift.

A categoria realizou dois treinos livres nesta sexta-feira e as duas duplas terminaram no top-10. Os pilotos ficaram satisfeitos com as atividades e acreditam em um bom resultado na estreia da equipe. Neste sábado acontecem dois treinos classificatórios de 20 minutos cada e a primeira corrida da rodada dupla. A prova complementar está marcada para a manhã de domingo.


Rafael Suzuki:

“É minha primeira experiência no GT e estou gostando bastante, cada vez mais estou confortável para guiar e tirar o máximo do carro. Nos treinos de hoje fizemos simulação de corrida, testamos vários acertos e fomos constantes, mesmo sem usar dois jogos de pneus novos como a maioria do grid, então a expectativa é muito boa para essa estreia”.

Luiz Razia:

“É tudo bem diferente para mim, mas estou me acostumando com o carro e usando a telemetria para melhorar o estilo de pilotagem. Temos um bom ritmo e o Chris van der Drift conhece bem o carro, porque já correu com ele no ano passado. Vamos saber melhor amanhã na classificação, mas acredito que podemos buscar um bom resultado”.

Giorgio Pantano:

“O carro é ótimo de guiar, temos uma equipe muito competente, conseguimos aproveitar os treinos de hoje (sexta-feira) e fizemos bons tempos. O Rafael (Suzuki) está bem adaptado ao carro e acho que temos muitas chances de sair com um bom resultado dessa primeira etapa”.

Chris van der Drift:

“Corremos uma prova com esse carro ano passado, mas foi em outro campeonato, com pneus e regulamento diferentes, então não dá para fazer muita comparação. Agora temos um time muito forte e isso vai ser importante para nosso desempenho no fim de semana”.

Roberto Costa, diretor técnico da Bhai Tech:

“Nosso objetivo principal nesse primeiro dia foi analisar o funcionamento do carro, especialmente do novo sistema do turbo da McLaren dentro do regulamento da FIA. é o começo do trabalho para todos nós, os quatro pilotos estão trabalhando muito bem juntos e estamos satisfeitos com nosso desenvolvimento”.

Créditos FotoSpeedy - Fonte Eversports

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Renault Sport apresenta o Twizy.


Seguindo a “onda” dos carros elétricos, a Renault Sport Technologies, apresentou o protótipo Twizy, o carro conceito possui segundo o fabricante o que há de melhor da tecnologia da F1. Pelo design dá para notar que o aerofólio traseiro lembra os carros da F1, o modelo é equipado com motor elétrico de 17 cv, além disso, possui o sistema de recuperação de energia cinética (KERS), desenvolvido pela Renault Sport F1.


O Twizy tem um botão no volante que quando pressionado permite o acionamento do (KERS), com isso, o carro poderá chegar aos 97 cv, um ganho seis vezes maior em potência. Estima-se que o modelo possa atingir perto de 110 km/h. O novo carro será apresentado ao público durante este final de semana, na etapa da Word Series by Renault, em Aragón, posteriormente participará do Barcelona Motor Show e de outros eventos ao longo do ano. Confira as imagens:


Fotos divulgação

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ferrari Racing Days Japan 2013



No último final de semana de 19 à 21 de abril, foi realizado a 2ª edição do Ferrari Racing Days Japan, o evento organizado pela Ferrari do Japão, reuniu no tradicional circuito de Suzuka, cerca de 834 Ferraris. Nos três dias do evento, os fãs da montadora italiana e entusiastas, puderam ver de perto vários modelos como: FXX, F40 Enzo Ferrari, 599XX, F50, FF, F12 berlinetta, entre outros.


O modelo Ferrari California 30 Giappone, foi apresentado pela primeira vez ao público, a máquina na cor branca faz parte de uma edição especial em comemoração aos 25 anos da primeira vitória do time de Maranello em Suzuka, a conquista aconteceu no dia 1º de novembro de 1987, com o piloto Gerhard Berger. O evento contou ainda com provas do Ferrari Challenge Trofeo, que no domingo teve a participação do piloto japonês Kamui Kobayashi, correndo com um modelo Ferrari 458.


Kobayashi é o primeiro piloto japonês a correr sob as cores oficiais da Ferrari, o ex-piloto da equipe Sauber de F1, vêm disputando o Mundial de Endurance da FIA (WEC), pela equipe AF Corse. Nas provas realizadas em Suzuka, Kobayashi conquistou um terceiro e um quarto lugar, mas como convidado da organização, não subiu ao pódio, apenas esteve lá para oferecer os troféus aos ganhadores.


O Ferrari Racing Days, serve para a montadora italiana melhorar ainda mais a satisfação de seus clientes. Um número limitado de proprietários destas incríveis máquinas, que fazem parte do programa “F1 Clienti”, tiveram a oportunidade de acelerar seus carros na pista mais famosa do país. Além disso, modelos antigos também estavam em exposição, como uma Ferrari 250 GT de 1957, azul, em perfeito estado de conservação.


Infelizmente um grave acidente durante a segunda prova do Ferrari Challenge Trofeo, encerrou o evento mais cedo. O piloto japonês Shigeru Terashima, que pilotava o carro #31, perdeu o controle de sua Ferrari e bateu na proteção de pneus, ele foi levado para um hospital de Suzuka, já inconsciente. No acidente, um dos funcionários do circuito que trabalhava como fiscal de pista, foi atingido por pedaços do carro, segundo a organização seu estado de saúde é bom. A galeria completa com as fotos do evento, vou postar na sexta-feira! 


terça-feira, 23 de abril de 2013

Novo desafio de Gustavo Lima será na Fórmula 4 Inglesa.


Brasiliense começou bem a temporada 2013 com vitória na F3 Sul-Americana e agora direciona foco para o novo certame inglês, com estreia marcada para este sábado em Silverstone. A temporada europeia está prestes a começar para a maioria dos pilotos que competem no Velho Continente, e para Gustavo Lima não será diferente. Após rigoroso inverno no Reino Unido, a primavera dá as caras para a primeira etapa da Fórmula 4 Inglesa que acontecerá no famoso autódromo de Silverstone, neste final de semana (27 e 28).

Nova categoria de base internacional, a Fórmula 4 chega com grandes expectativas, já que o automobilismo inglês está carente de um campeonato de nível alto, desde a extinção a Fórmula Renault UK e também com o difícil momento que vive a Fórmula 3 Inglesa, que nesta temporada contará com apenas quatro eventos devido à falta de pilotos e a concorrência com a nova F3 Euro Series, organizada pela FIA.

O monoposto da F4, lançado no final de 2012 pela Motorsport Vision - empresa administrada por Jonathan Palmer, dono de circuitos como Brands Hatch, Snetterton e Outlon Park - tem como principal característica grande tecnologia a custos relativamente baixos. Com 185 cavalos propulsionados pelo motor Duratec, junto ao chassi fabricado pela Ralph Firman, fábrica do pai do ex-piloto de F1 com o mesmo nome, o carro tem expectativa de performance parecidas com os já conhecidos Fórmula Renault.

Essa será a segunda temporada de Gustavo Lima no automobilismo europeu, após passagem pela Fórmula Renault Alps em 2012. O brasiliense irá correr pela equipe HHC. Nesta terça-feira ele participa da última sessão de testes coletivos em Snetterton, e na sexta-feira começam as atividades oficiais da etapa em Silverstone.

Gustavo Lima:

O carro.
“Testei o carro há 15 dias pela primeira vez e gostei do que vi. O carro me surpreendeu em alguns aspectos como estabilidade e motor, além de eu ter completado muitas voltas sem qualquer tipo de problema, algo que é comum em um projeto novo”.

Campeonato.
“Mudamos o foco para a F4 pois não estava feliz na Renault, e acredito que posso ser competitivo desde o começo em uma categoria onde tudo é novo pra todos. Não conheço Silverstone, mas pelo que estudei parece incrível a sequência de curvas de alta, mal posso esperar”.

Foto e Fonte Eversports

segunda-feira, 22 de abril de 2013

F3 Sul-Americana: Gustavo Lima vence primeira corrida em casa.



Brasiliense de apenas 16 anos superou problemas com o carro durante o fim de semana, largou em penúltimo e conquistou a tão sonhada vitória diante de parentes e amigos. A primeira vitória de Gustavo Lima no automobilismo não podia ser mais emocionante. Correndo em casa, o brasiliense superou oito adversários para vencer a segunda corrida da etapa de Brasília da Fórmula 3 Sul-Americana, na manhã deste domingo (21).

Saindo do final do grid, Gustavo fez boa largada e fechou a primeira volta em quinto, em seguida ganhou mais uma posição ao ultrapassar Gaetano di Mauro. Um problema no carro do até então líder Felipe Guimarães ocasionou a primeira entrada do safety car. Na relargada, o piloto de 16 anos aproveitou as oportunidades e fez mais duas ultrapassagens sobre Arthur Fortunato e Raphael Raucci para assumir a liderança. 

O carro de segurança foi acionado mais duas vezes antes do final da prova, mas Lima não teve sua liderança ameaçada e pôde receber a bandeirada após 27 voltas no anel externo no circuito Nelson Piquet.


O fim de semana foi de superação para o brasiliense. Gustavo, que não disputa toda a temporada da Fórmula 3 Sul-Americana, enfrentou problemas com o carro da equipe Cesário Fórmula desde o começo da etapa, e não conseguiu completar mais de 15 voltas entre treinos livres e tomada de tempos. Por problemas elétricos, ele também não pôde completar a primeira corrida, realizada no sábado.

Gustavo Lima:

“Foi incrível vencer pela primeira vez em casa, na frente da família e dos amigos, ainda mais largando em penúltimo. Foi um fim de semana difícil, tivemos problemas no carro e quase não andamos, mas nada é por acaso e o final foi o melhor possível. É uma sensação muito boa e vou trabalhar para que se repita muitas vezes”.


Resultado da 2ª corrida em Brasília:

1) Gustavo Lima (Cesário Fórmula) - 27 voltas em 31:04s895
2) Raphael Raucci (Hitech Racing)
3) Artur Fortunato (Cesário Fórmula) (Light)
4) Higor Hoffmann (Cesário Fórmula)
5) Bruno Etman (Cesário Fórmula) (Light)
6) Elias Azevedo (Cesário Fórmula) (Light)
7) Gaetano Di Mauro (RR Racing) (Light)

Fotos Alex Farias - Fonte Eversports

domingo, 21 de abril de 2013

Sebastian Vettel vence o GP do Bahrein.



A RBR conseguiu mais uma vitória na temporada 2013 da F1, novamente com Sebastian Vettel, que não teve dificuldades na prova realizada neste domingo (21), no circuito de Sakhir. A Lotus conquistou a dobradinha com Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, aliás, o pódio deste ano ficou com os mesmos pilotos da prova realizada no ano passado.

A estratégia das equipes foi bem diferente, alguns pilotos optaram por usar os pneus médios no início da corrida e outros os compostos duros, com um ritmo forte vários deles precisaram parar mais cedo e a movimentação nos boxes foi intensa. Corrida: na largada o pole Nico Rosberg manteve a ponta, enquanto que Alonso ultrapassou Vettel, não demorou muito e o piloto da RBR deu o troco em Alonso. 


O brasileiro Felipe Massa, que largou com os pneus duros perdeu a posição para Paul di Resta, mas tinha a estratégia de ficar mais tempo na pista, só que um dos pneus furou e arruinou os planos de Massa.

Na terceira volta Vettel já era o líder e abriu caminho para mais uma vitória fácil. Alonso ultrapassou Rosberg mas teve problemas na asa traseira móvel, o espanhol parou nos boxes para fazer os reparos e nada adiantou, na volta seguinte o DRS manteve-se aberto o tempo todo e Alonso voltou ao box da Ferrari. Com isso teve sua corrida prejudicada, mesmo assim, conseguiu chegar em oitavo.


O escocês Paul di Resta, fez uma excelente prova e poderia ter chegado ao pódio, mas com pneus desgastados no final, foi superado por Grosjean, terminando a corrida em 4º. Lewis Hamilton que largou em nono por causa da punição pela troca da caixa de câmbio chegou em 5º, a Mercedes não teve um bom desempenho na prova e os dois pilotos tiveram dificuldade. Rosberg que largou na pole terminou apenas em 9º.

Pela primeira vez na temporada o mexicano Sergio Perez fez uma corrida agressiva e lutou muito durante o GP do Bahrein, até mesmo com seu companheiro de McLaren, Jenson Button, no final Perez foi o sexto, ficando à frente do australiano Mark Webber. Button chegou em décimo. Felipe Massa teve por duas vezes o pneu traseiro furado e o máximo que conseguiu foi o 15º lugar.


Com os resultados do Bahrein, o alemão Sebastian Vettel chegou aos 77 pontos, 10 a mais que o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus. Hamilton é o terceiro colocado com 50 pontos, 3 à frente de Fernando Alonso. A F1 dará uma pausa de três semana até o início das provas na Europa, a McLaren promete um novo pacote de atualização para o MP4-28.

Confira o resultado final do GP da Bahrein:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 57 voltas
2 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 9s1
3 - Romain Grosjean (Lotus) a 19s5
4 - Paul di Resta (Force Índia) a 21s7
5 - Lewis Hamilton (Mercedes) a 35s2
6 - Sergio Perez (McLaren) a 35s9
7 - Mark Webber (RBR) a 37s2
8 - Fernando Alonso (Ferrari) a 37s5
9 - Nico Rosberg (Mercedes) a 41s1
10 Jenson Button (McLaren) a 46s6
11 Pastor Maldonado (Williams) a 1:06s4
12 Nico Hulkenberg (Sauber) a 1:12s9
13 Adrian Sutil (Force Índia) a 1:16s7
14 Valtteri Bottas (Williams) a 1:21s5
15 Felipe Massa (Ferrari) a 1:26s3
16 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1 volta
17 Charles Pic (Caterham) a 1 volta
18 Esteban Gutierrez (Sauber) a 1 volta
19 Jules Bianchi (Marussia) a 1 volta
20 Max Chilton (Marussia) a 1 volta
21 Giedo Van der Garde (Caterham) a 2 voltas

Fotos Getty/LAT

sábado, 20 de abril de 2013

Nico Rosberg é pole para o GP do Bahrein.



Ele não era um dos favoritos a pole position para o GP do Bahrein, mas no treino de classificação realizado neste sábado no circuito de Sakhir, o alemão Nico Rosberg “roubou” a cena e conquistou a pole para a equipe Mercedes, a segunda pole da carreira e segunda consecutiva do time alemão. Sebastian Vettel, da RBR, fará companhia para seu compatriota, atrás deles saem a dupla da Ferrari.

Fernando Alonso que liderou o último treino livre não conseguiu encaixar um volta perfeita no final e marcou o terceiro tempo, o brasileiro Felipe Massa optou por largar com os compostos de pneus duros e ficou com o quarto tempo, a estrategia de Massa poderá fazer diferença no final da prova. No treino o brasileiro foi o sexto, mas ganhou duas posições por causa das punições de Webber e Hamilton.


Mark Webber perdeu 3 posições por causa da batida com Jean-Eric Vergne no GP da China, já Hamilton precisou trocar a caixa de câmbio de sua Mercedes e largará em 9º lugar, à frente de Jenson Button, que levou a McLaren ao (Q3) mas nem saiu dos boxes. Bom resultado mesmo foi da Force Índia, que colocou seus dois pilotos entre os dez mais rápidos, a dupla abre a terceira fila com Paul di Resta e Adrian Sutil, espero que a equipe não deixe seus pilotos na mão como nas últimas provas.

Treino: O (Q1) eliminou os pilotos das duas menores equipes: Caterham e Marussia, além de Pastor Maldonado, da Williams, que marcou o mesmo tempo de Bottas. Esteban Gutierrez, da Sauber, foi outro piloto que deverá cumprir a punição, o mexicano sairá em último. No (Q2), a briga por um lugar na parte final foi acirrada, mas novamente Sergio Perez, da McLaren, ficou de fora, o mexicano continua não apresentando bons resultados.


Daniel Ricciardo desta vez não se classificou para a parte final do treino, nem seu companheiro de equipe Jean-Eric Vergne, outro piloto que ainda não se destacou foi o francês Romain Grosjean, o piloto da Lotus foi apenas o 11º, com seu companheiro Kimi Raikkonen saindo em 8º. O GP do Bahrein, será realizado neste domingo a partir das 21:00 horas, horário do Japão.

Confira o grid de largada para o GP do Bahrein:

1 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:32s330
2 - Sebastian Vettel (RBR) 1:32s584
3 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:32s667
4 - Felipe Massa (Ferrari) 1:33s207
5 - Paul di Resta (Force Índia) 1:33s235
6 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:33s246
7 - Mark Webber (RBR) 1:33s078 (perdeu 3 posições)
8 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:33s327
9 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:32s762 (perdeu 5 posições)
10 Jenson Button (McLaren) sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)

11 Romain Grosjean (Lotus) 1:33s762
12 Sergio Perez (McLaren) 1:33s914
13 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:33s974
14 Nico Hulkenberg (Sauber) 1:33s976
15 Valtteri Bottas (Williams) 1:34s105
16 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:34s284

Eliminados na segunda parte do treino: (Q1)

17 Pastor Maldonado (Williams) 1:34s425
18 Charles Pic (Caterham) 1:35s283
19 Jules Bianchi (Marussia) 1:36s178
20 Giedo Van der Garde (Caterham) 1:36s304
21 Max Chilton (Marussia) 1:36s476
22 Esteban Gutierrez (Sauber) 1:34s730 (perdeu 5 posições)

Fotos Getty, Sutton e LAT

Gustavo Lima disputa etapa de Brasília da Fórmula 3 Sul-Americana.


Brasiliense correrá pela primeira vez no autódromo de Brasília com equipe Cesário Fórmula na categoria A. A cidade de Brasília completa 53 anos neste domingo (21) e recebe uma importante competição no Autódromo Internacional Nelson Piquet. A segunda etapa da Fórmula 3 Sul-Americana será realizada neste fim de semana e o piloto “da casa” Gustavo Lima irá participar da disputa.

Gustavo conhece a pista, onde já treinou de Fórmula Renault em 2011. Essa será a primeira vez que a categoria corre no anel externo do traçado. A única experiência do piloto com o carro da Fórmula 3 foi durante o F3 Brasil Open, um torneio de pré-temporada realizado em janeiro, em Interlagos, mas na ocasião ele correu na categoria Light.

Esse é o segundo ano de Lima no automobilismo. Em 2012, ele fez sua estreia nos carros na Fórmula Renault Alps, na Europa, e foi o brasileiro mais jovem correndo no exterior.


Sobre a etapa de Brasília, Lima acredita que os pilotos terão que ter cuidado com o desgaste dos pneus, já que a pista é bem abrasiva, e por causa do traçado utilizado, vai ser ainda mais rápido. Os dois treinos livres acontecem na manhã de sábado (20), e à tarde serão realizadas a classificação e a primeira corrida. A segunda prova está marcada para a manhã de domingo.

Gustavo Lima:

“Vai ser muito legal correr em Brasília, perto da minha família e amigos, estou bem ansioso. Já treinei na pista, nunca de Fórmula 3, mas acho que posso andar bem. A pista é bem abrasiva e temos de cuidar do desgaste dos pneus, ainda mais porque vamos correr no anel externo, o que vai deixar a pista mais rápida”.

Fotos Luca Bassani e Dutch Photo Agency 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Raikkonen lidera o segundo treino no Bahrein.


Kimi Raikkonen fecha a sexta-feira de treinos livres no Bahrein, com o melhor tempo do dia, o piloto da Lotus marcou 1:34s154, no segundo treino livre realizado no circuito de Sakhir. O finlandês ficou apenas 0.030s à frente do australiano Mark Webber, da RBR e de Sebastial Vettel, que foi o 3º.

Fernando Alonso, segundo na primeira sessão, foi o quarto, mas desta vez foi mais rápido que o brasileiro Felipe Massa, sexto no treino, porém, a Ferrari decidiu fazer simulações de corrida e não se preocupou com a folha dos tempos. Entre os dois companheiros apareceu o escocês Paul di Resta, que novamente coloca a Force Índia, entre os melhores.

Já a Mercedes não apresentou bons resultados em Sakhir, Rosberg e Hamilton foram apenas o 8º e 10º respectivamente. Por outro lado, a McLaren também não foi bem, Button conseguiu o décimo primeiro tempo e Sergio Perez, apenas o 13º, o mexicano parece que esta sentido a “pressão” de correr por uma equipe grande, seus resultados estão abaixo da expectativa e já começam as críticas. Segue o resultado do treino:  


Felipe Massa lidera o primeiro treino livre no Bahrein.


A Ferrari conseguiu os melhores tempos no primeiro treino livre para o GP do Bahrein, o brasileiro Felipe Massa cravou 1:34s487 e ficou à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso. Nico Rosberg, foi o terceiro e o líder do campeonato Sebastian Vettel, o quarto.

Paul di Resta, com a Force Índia manteve o time indiano entre os primeiros colocados, apenas 4 décimos mais lento que o líder Felipe Massa. Com a McLaren, Jenson Button foi o sexto, superando o australiano Mark Webber, da RBR, que mesmo conseguindo a pole para a corrida de domingo em Sakhir, perderá 3 posições no grid por causa de uma punição que sofreu após o GP da China. Confira os melhores tempos do treino:


Ferrari Racing Days 2013


Começou hoje e vai até domingo a segunda edição do Ferrari Racing Days Japan, o evento acontece no circuito de Suzuka, que fica localizado na província de Mie-ken. Os fãs dos super carros esportivos italianos, poderão ver de perto vários modelos exclusivos, como a Ferrari California 30 Giappone, além de modelos que foram utilizados na F1.


No domingo, a programação terá provas do Ferrari Challenge Trofeo Pirelli, com a participação do piloto japonês Kamui Kobayashi, que este ano esta disputando o Mundial de Endurance da FIA (WEC), na categoria GTE Pro, com um modelo Ferrari. No último domingo (14), em Silverstone, ele subiu ao pódio ao chegar em segundo lugar em sua prova de estreia na competição. Abaixo um vídeo de Kobayashi falando sobre o evento:

quarta-feira, 17 de abril de 2013

F3 Euro Series: Raffaele Marciello conquista a terceira vitória no campeonato.


Final de semana perfeito para Raffaele Marciello, da (Prema Powerteam), com mais uma bela atuação em Silverstone, o italiano venceu a etapa realizada no último domingo (14), e com os resultados, abriu 36,5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Felix Rosenqvist, da (Mücke Motorsport).

A FIA Fórmula 3 Euro Series, completou a rodada tripla no domingo e Marciello subiu ao pódio pela segunda vez, no sábado ele foi segundo na prova em que seu rival Rosenqvist venceu. No domingo, ele deu o troco e superou o piloto sueco para manter a liderança da competição. Alex Lynn, da (Prema Powerteam) cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, o britânico largou na pole, mas não conseguiu segurar a pressão de Rosenqvist e Marciello.

Novamente a prova foi um show de ultrapassagens, como nas duas etapas realizadas no sábado, a umidade do ar por causa da chuva que caiu durante a madrugada, fez com que alguns trechos da pista ficassem molhados, dificultando o trabalho dos pilotos. No início, Felix Rosenqvist conseguiu ultrapassar Lynn que foi seguido de perto por Marciello. Como vários pilotos foram dar um 'passeio' pela grama, o safety de car precisou entrar na pista para avaliar as condições da mesma.


A relargada foi dada na 5ª volta, logo em seguida Marciello ultrapassou seu companheiro de equipe Lynn. Algumas voltas depois, o italiano também tirou a diferença para Rosenqvist, líder até então, a partir dai, começou uma batalha com o piloto da Mücke ao longo de várias voltas. Depois de algumas tentativas frustradas, o piloto da academia da Ferrari, finalmente conseguiu ultrapassar o sueco na penúltima volta e conquistar sua terceira vitória no campeonato.

O piloto britânico William Buller (ThreeBond com T-Sport), um dos únicos que competem com propulsores da Nissan, teve que defender sua posição por quase toda a prova contra Lucas Wolf, da (URD Rennsport), os dois pilotos demonstraram um excelente ritmo na corrida, Woff terminou em 17º, porque na segunda metade da corrida optou por trocar os pneus para pista molhada, aos poucos ela foi secando e o resultado ficou abaixo do esperado.


Buller, terminou em quinto e completando o top 10: chegaram o estreante Jordan King, seguido por Lucas Auer, Jann Mardenborough, Harry Tincknell e Nicholas Latifi. Abaixo comentários dos três primeiros colocados da terceira prova em Silverstone:

Raffaele Marciello (Prema Powerteam)

“Eu era o terceiro no início, mas fui capaz de ultrapassar Alex logo após a saída do safety car. Então, eu tentei tirar a diferença para Felix o quanto antes. A batalha pela vitória com ele não foi fácil, pois ele é difícil de ultrapassar. Só quando ele cometeu um erro, que eu finalmente consegui a manobra”.

Felix Rosenqvist (Mücke Motorsport)

“Raffaele me colocou sob pressão enorme e eu tentei fazer de tudo para trazer o primeiro lugar para casa. Tive a impressão de que eu estava mais rápido em uma pista molhada, mas quanto mais ela secava, melhor Raffaele estava, na penúltima volta eu cometi um pequeno erro e perdi a liderança”.

Alex Lynn (Prema Powerteam)

“Para ser honesto, eu estou desapontado, porque quando se inicia a partir da pole, você quer mais do que o terceiro lugar. Raffaele, Felix e eu, estávamos claramente mais rápidos do que o restante, no entanto, eu estava um pouco mais lento do que Raffaele e Felix”.

Fotos FIA F3 Euro - divulgação