Piloto da
Aston Martin anda no molhado com pneus de seco e segura liderança na
classe. Uma aposta arriscada de Bruno Senna ajudou a Aston Martin a
conquistar a vitória nas 6 Horas de Silverstone, prova de abertura
da temporada 2013 do Campeonato Mundial de Endurance - WEC. Ao
assumir o volante do Vantage V8 da Aston Martin da classe GTE Pro, o
piloto brasileiro foi surpreendido pela chegada da chuva num momento
em que sua equipe liderava com 15 segundos de vantagem para a Ferrari
do japonês Kamui Kobayashi e do finlandês Toni Vilander.
Acreditando
na melhoria do tempo, Bruno decidiu se manter na pista com pneus de
seco, enquanto a Ferrari optou pela troca pelos intermediários.
“Andei oito voltas com slicks, sem experiência com o carro nessas
condições, mas a aposta deu certo”, festejou Bruno, que estreou
com o pé direito na nova categoria - o carro saiu na pole, comandou
as 171 voltas e ainda fez a volta mais rápida.
Velho
frequentador do pódio de Silverstone, que conhece bem dos seus dias
na Fórmula 3 e na Fórmula GP2, Bruno elogiou o trabalho da equipe
oficial da Aston Martin. “Foi um dia muito bom. O carro estava
sólido desde os treinos classificatórios. Hoje, não deu nenhum
problema. Só precisamos nos preocupar em reabastecer, trocar pneus e
mudar os pilotos, sem qualquer drama”, explicou Bruno. Terceiro a
ocupar o cockpit do modelo inglês, Bruno louvou o esforço do alemão
Stefan Mücke, integrante do trio completado pelo britânico Darren
Turner. “Ele largou e conseguiu imprimir um ritmo forte que nos
manteve à frente”, explicou.
Pelo
planejamento da equipe, Bruno deveria estar ao volante para receber a
bandeira quadriculada, mas as duas neutralizações da prova para
limpeza de detritos na pista diminuíram o ritmo, baixaram o consumo
de combustível e permitiram que Turner esticasse a sua tocada. “Eu
andaria apenas mais sete voltas. Quando ele parou pela última vez
para colocar combustível, fazia todo sentido que não houvesse a
troca do piloto”, disse.
Apesar da
alegria pelo resultado, Bruno fez questão de manter os pés no chão
e reforçar o discurso segundo o qual o campeonato será intensamente
disputado. Todos os carros da GTE Pro completaram a corrida e
espera-se a estreia de outros competidores em Spa, onde o calendário
voltará a ser movimentado dia 4 de maio. “Vai ser muito difícil.
Hoje, os problemas mecânicos foram poucos. Nosso carro está
superconfiável, mas os adversários também estão fortes”,
concluiu.
Entre os
supervelozes protótipos da LMP1, o escocês Alan McNish, o
dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval comandaram a
dobradinha do Audi R18 e-tron quattro, percorrendo a distância total
em 197 voltas e superando o segundo carro da fábrica alemã -
dividido por Lotterer-Tréluyer-Fassler - por menos de quatro
segundos. A outra vitória brasileira do dia foi alcançada por
Antonio Pizzonia com o Oreca-Nissan da LMP2, juntamente com os
ingleses James Walker e Tor Graves.
Fotos AMR Divulgação/MF2
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