domingo, 16 de junho de 2013

Super GT 2013: João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda vencem a etapa de Sepang.


Na tarde deste domingo (16), a Super GT realizou a terceira etapa da temporada 2013 no circuito de Sepang, na Malásia. A tradicional prova que acontece fora do Japão foi movimentada e com pista seca e temperaturas altas o desgaste físico foi maior. Pela categoria (GT500), a vitória ficou com a equipe Calsonic Impul com a dupla: Tsugio Matsuda e João Paulo de Oliveira, pilotando um modelo Nissan GT-R de número #12.

A equipe Calsonic que largou na pole, com uma excelente estratégia garantiu mais uma vitória em solo malaio, o brasileiro João Paulo de Oliveira mais uma vez fez a diferença a bordo de seu GT-R. O segundo lugar ficou com a equipe Denso Kobelco, da dupla: Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura, pilotando um modelo Toyota Lexus SC430, completando o pódio chegou a dupla: Takuya Izawa e Takashi Kogure, da equipe Raybrig com o modelo Honda HSV-010. O pódio da etapa em Sepang foi dividido entre as três montadora: Nissan, Toyota e Honda demonstrando o equilíbrio da competição.

A corrida: Embora tenha garantido a liderança após a largada o carro #12 da Calsonic foi muito pressionado pelo #38 do time Zent Cerumo, na 5ª volta, na tentativa de ultrapassagem Matsuda fechou bem o espaço e Hirate acabou perdendo o ponto da freada e foi tocado pelo carro #1 da equipe Reito Mola, perdendo algumas posições. Já na 18ª volta, foi a vez do time Weider com o carro #18 partir para cima dos lideres e conseguir a ultrapassagem, a primeira posição durou até a 27ª volta quando na troca de pilotos obrigatória o carro apagou no pit stop e lá se foi a ponta da corrida, pois perderam 55 segundos e voltaram apenas em sétimo.

Os times que fizeram o pit stop mais cedo tiveram vantagem até o meio da corrida, porém, a estratégia da Calsonic foi bem acertada e na pista o brasileiro João Paulo de Oliveira foi ganhando posições até assumir a liderança e cruzar a linha de chegada em primeiro. Do segundo posto do grid até o quinto as posições se mantiveram inalteradas até a última volta quando um carro da categoria (GT300) chocou com o #37 do time Keeper Tom's jogando-o para fora da pista, isso fez mudar algumas posições. Com os resultados Takuya Izawa e Takashi Kogure mantém a liderança do campeonato. Abaixo comentários da dupla vencedora:


Tsugio Matsuda

“Tendo conquistado a pole position no treino classificatório de ontem, eu queria começar a corrida de hoje, fazendo um bom começo. Eu pensei que seria o primeiro passo. Eu consegui passar essa etapa com sucesso, mas o pensamento sobre a manutenção da vida dos pneus me impedia de aumentar o ritmo. O carro #18 da Weider estava muito rápido e não tive como manter a posição, mas graças a diferença de trabalho no pit stop conseguimos voltar a liderança, mesmo não sendo tão rápido quanto os demais. Então, agora temos que trabalhar novamente para melhorar a nossa velocidade”.

João Paulo de Oliveira

“No primeiro turno, Tsugio manteve um bom ritmo e a equipe fez um ótimo trabalho na parada, me colocando na pista em condições de lutar pela vitória. Então, essa vitória foi realmente o resultado dos esforços de toda a equipe. Também o nosso plano de fazer um pit stop mais cedo do que o nossos rivais, acabei voltando com pista limpa durante várias voltas. No entanto, a máquina ainda não está nas melhores condições, então eu acho que nós precisamos trabalhar mais na velocidade da máquina”.


Na categoria (GT300), um resultado bastante promissor para os modelos Honda CR-Z, que venceu a prova com a equipe Arta com a dupla: Shinichi Takagi e Takashi Kobayashi e a segunda colocação do time Mugen com a dupla: Hideki Mutoh e Yuhki Nakayama, no caso da Mugen, repetindo o resultado da etapa de Fuji. Completando o pódio, chegou o modelo Mercedes-Benz SLS do time Gainer Dixcel com a dupla: Katsuyuki Hiranaka e Bjorn Wirdheim. A próxima etapa acontece no dia 28 de julho no circuito de Sugo Sportsland.

Segue o resultado final da categoria GT500:

1 - João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda 54 voltas
2 - Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura a 4s009
3 - Takuya Izawa e Takashi Kogure a 8s631
4 - Naoki Yamamoto e Frederic Makowiecki a 15s657
5 - Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi a 15s803
6 - Satoshi Motoyama e Yuhi Sekiguchi a 23s897
7 - Kazuya Oshima e Yuji Kunimoto a 28s971
8 - Ralph Firman e Kosuke Matsuura a 40s926
9 - Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli a 41s487
10 Daisuke Ito e Andrea Caldarelli a 56s415
11 Kazuki Nakajima e James Rossiter a 1:11s696
12 Ryo Michigami e Daisuke Nakajima a 1:18s171
13 Hironobu Yasuda e Michael Krumm a 1:22s260
14 Yuji Tachikawa e Kohei Hirate a 1:59s409 
15 Seiji Ara e Andre Couto a 2:00s793  

Nenhum comentário:

Postar um comentário