sexta-feira, 14 de junho de 2013

Em Lausitzring, Augusto Farfus retorna ao palco de seu primeiro pódio no DTM.


Em seu ano de estreia, curitibano largou na primeira fila e terminou em 3º no circuito alemão e espera repetir bom resultado para se manter na briga pelo título. A quarta etapa do DTM será especial para Augusto Farfus Jr. Neste fim de semana (15 e 16), em Lausitzring, o Campeonato Alemão de Turismo volta à Alemanha após duas rodadas fora (na Inglaterra e Áustria).

No ano passado, a corrida em Lausitzring, que fica a 130 quilômetros de Berlim, foi a segunda da temporada de estreia de Farfus e também marcou a primeira vitória da BMW no seu retorno após 20 anos fora da categoria. No fim do ano, a montadora bávara sagrou-se campeã com Bruno Spengler e Augusto foi o melhor novato e o segundo mais bem colocado entre os pilotos da BMW, em 7º no geral.

As boas lembranças e o desempenho apresentado nas primeiras etapas do ano fazem com que a expectativa de um bom resultado seja grande para o curitibano. Nas últimas cinco provas do DTM, Farfus passou para a fase final da classificação (Q4) e largou entre os quatro primeiros. Novidades no regulamento, o uso da asa móvel (DRS) e dos pneus de compostos super macios devem movimentar ainda mais a prova que tem 52 voltas previstas.


O autódromo de Lausitzring tem 10 opções de traçados, e o DTM usará um de 3.478 metros de extensão, que mescla trechos do trioval e do circuito regular, com 12 curvas e uma reta com mais de 680 metros. Augusto, que venceu a prova de abertura em Hockenheim, ocupa a 3ª posição no campeonato, e espera conquistar bons pontos para se manter na briga pelo título.

A partir desta etapa, os pilotos contam novamente com um shakedown de 15 minutos na sexta-feira. As atividades de pista na sexta-feira haviam sido abolidas em razão dos altos custos, mas as montadoras reuniram-se com a organização e acordaram em ter um tempo a mais para os carros - que não poderão completar voltas, apenas sair e passar por dentro dos boxes. No sábado acontece a sessão única de treinos livres e a tomada de tempos. A corrida está marcada para as 20:30 (horário do Japão). Para quem esta no Brasil, há a opção de acompanhar o DTM ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:

“Foi uma etapa muito especial no ano passado, para mim e para a BMW também. Era a pista onde tínhamos mais experiência até então e conseguimos um resultado muito bom. Mas estava muito frio na corrida e nesse fim de semana a expectativa é de calor, e o carro sofreu várias atualizações, então será um recomeço em relação ao acerto do carro. A pista é muito dura para os pneus, e os compostos super macios tem influenciado muito nas corridas, além disso, aqui tem uma reta grande, onde o DRS irá ajudar bastante nas ultrapassagens, e acredito que temos tudo para conquistar um ótimo resultado novamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário