segunda-feira, 17 de junho de 2013

DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom desempenho e lamenta não ter pontuado.


Brasileiro teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para fim do pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e terminar a corrida próximo da zona de pontuação. O fim de semana em Lausitzring não foi fácil para Augusto Farfus Jr e nem para a BMW. Ao contrário do ano passado, quando o brasileiro conseguiu largar da primeira fila e subir ao pódio em sua segunda corrida no DTM.

Nesta etapa - a quarta do campeonato - ele teve de fazer uma corrida de recuperação e completou as 52 voltas da corrida deste domingo (16), em 12º lugar, sendo o segundo melhor entre os pilotos da BMW. O melhor representante da montadora bávara, que conquistou a primeira vitória no retorno à categoria em 2012 neste circuito, foi Bruno Spengler em 7º. O vencedor da prova foi o inglês Gary Paffett, da Mercedes.


Pela primeira vez nas últimas seis corridas, o piloto do Team RBM não se classificou para a fase final da tomada de tempos e teve de largar do 15º lugar, após ser punido com a perda de cinco posições pelo uso de pneus não lacrados no treino livre de sábado. Apesar disso, Farfus acreditava que tinha bom ritmo para a corrida, o que acabou se confirmando durante a disputa no circuito de 3.478 metros de extensão.

Na largada, porém, Augusto teve de desviar da confusão causada por Dirk Werner, que rodou, e caiu para a 20ª posição. Depois da primeira das duas paradas obrigatórias, quando colocou novamente os pneus duros, o curitibano retornou em 16º, e por causa do tráfego não conseguiu avançar muitas posições até a segunda parada, já que o pelotão da frente adotou uma estratégia de parar mais tarde. Farfus colocou os pneus de compostos supermacios no segundo pit-stop para o terceiro e mais longo stint, voltou em 20º, mas conseguiu aproveitar o ritmo forte para fazer várias ultrapassagens e cruzar a linha de chegada em 12º lugar.


Apesar de não ter marcado pontos, Farfus manteve praticamente a mesma distância para o líder do campeonato. Agora, o brasileiro ocupa a 5ª posição com 33 pontos, contra 59 de Mike Rockenfeller. A próxima etapa do DTM acontece em pouco menos de um mês, nos dias 13 e 14 de julho em Norisring, na Alemanha.

Augusto Farfus:

“Tínhamos um ritmo bem competitivo durante a corrida, mas ficamos muito condicionados pela nossa posição de largada e principalmente por ter caído para as últimas posições após desviar do acidente. Fizemos uma estratégia acertada e consegui usar bem os pneus super macios no último stint, que foi mais longo. O resultado foi negativo para o campeonato, mas ficamos satisfeitos com o desempenho e é isso que vamos levar para a etapa em Norisring”.

Resultado da corrida em Lausitzring:

1 - Gary Paffett (Mercedes C-Coupé) - HWA - 52 voltas
2 - Mike Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - a 6s800
3 - Christian Vietoris (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 11s510
4 - Robert Wickens (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 12s790
5 - Jamie Green (Audi RS5) - Abt - a 14s138
6 - Daniel Juncadella (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 19s462
7 - Bruno Spengler (BMW M3) - Schnitzer - a 21s592
8 - Mattias Ekstrom (Audi RS5) - Abt - a 21s621
9 - Edoardo Mortara (Audi RS5) - Rosberg - a 24s715
10 Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 25s643
11 Adrien Tambay (Audi RS5) - Abt - a 27s968
12 Augusto Farfus (BMW M3) - RBM - a 34s178
13 Dirk Werner (BMW M3) - Schnitzer - a 38s000
14 Timo Glock (BMW M3) - MTEK - a 49s305
15 Joey Hand (BMW M3) - RBM - a 53s321
16 Miguel Molina (Audi RS5) - Phoenix - a 58s882
17 Pascal Wehrlein (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 59s948
18 Filipe Albuquerque (Audi RS5) - Rosberg - a 1:03s083
19 Martin Tomczyk (BMW M3) - RMG - a 1:03s107
20 Timo Scheider (Audi RS5) - Abt - a 1:08s006
21 Marco Wittmann (BMW M3) - MTEK - a 1 volta 
22 Andy Priaulx (BMW M3) - RMG - a 1 volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário