segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jenson Button vence o GP do Brasil.



O GP do Brasil encerrou a temporada 2012 da F1, a 20ª etapa realizada no circuito de Interlagos, em São Paulo, teve a vitória do piloto inglês Jenson Button, que soube aproveitar as oportunidades na prova e vencer a última corrida do ano, seu companheiro de equipe Lewis Hamilton que largou na pole, vinha fazendo uma ótima corrida até ser tocado por Nico Hulkenberg e abandonar. Fernando Alonso, chegou em segundo e o brasileiro Felipe Massa em mais uma brilhante atuação completou o pódio.

Mas quem saiu comemorando os resultados foi o alemão Sebastian Vettel, o piloto da RBR fez uma corrida de recuperação e terminou em sexto, garantindo o tricampeonato. Vettel não largou bem, de quarto no grid caiu para a 7ª posição, depois disto foi tocado pelo brasileiro Bruno Senna, caiu para a última posição na corrida e viu seu rival na disputa pelo título Fernando Alonso, ganhando várias posições. A partir dai, Vettel imprimiu um ritmo muito forte e foi recuperando as posições para conquistar o título de forma espetacular. O alemão, tornou-se o mais jovem tricampeão da história da F1 neste domingo, foram três conquistas consecutivas.


A corrida em Interlagos foi incrível e teve de tudo, momentos de tensão, acidentes, safety car na pista, chuva e várias brigas por posições que abrilhantaram o espetáculo. Na 10ª volta, os pilotos resolveram colocar os compostos intermediários, quem ficou na pista fez uma boa escolha, já que os pneus lisos tinham um melhor rendimento. Button assumiu a ponta, só que Nico Hulkenberg tinha um melhor ritmo e ultrapassou o piloto da McLaren e abriu vantagem, mas as condições da pista não eram boas e o safety car precisou entrar na pista, por causa da sujeira proveniente de alguns acidentes. Com isso, a vantagem do piloto da Force Índia acabou, mesmo assim, na relargada ele manteve a ponta, até a 50ª volta, quando errou, rodou e foi ultrapassado por Hamilton, na tentativa de recuperar a posição, tocou no carro da McLaren, que abandonou.


Após o toque, Nico Hulkenberg foi ultrapassado por Button, e, para piorar sua situação os comissários da (FIA) puniram o piloto da Force Índia, com um drive-through, por causa da batida com Hamilton. No final, o novo piloto da Sauber ainda conseguiu chegar na quinta posição. Michael Schumacher em sua última prova na categoria, terminou na 7ª posição. O japonês Kamui Kobayashi em grande atuação, terminou em 9º. Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso e Kimi Raikkonen, da Lotus, foram 8º e 10º respectivamente.


A prova terminou com o safety car na pista, por causa do acidente do escocês Paul di Resta, com isso, a equipe Caterham, conquistou o décimo lugar no mundial de construtores, pois o russo Vitaly Petrov subiu uma posição na classificação final do GP do Brasil. Sebastian Vettel, por apenas 3 pontos de vantagem leva o título, o espanhol Fernando Alonso, fica com o vice e o finlandês Kimi Raikkonen, com a terceira colocação.


Segue o resultado do GP do Brasil:

1 - Jenson Button (McLaren) 71 voltas
2 - Fernando Alonso (Ferrari) a 2s754
3 - Felipe Massa (Ferrari) a 3s615
4 - Mark Webber (RBR) a 4s936
5 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 5s708
6 - Sebastian Vettel (RBR) a 9s453
7 - Michael Schumacher (Mercedes) 11s907
8 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 28s653
9 - Kamui Kobayashi (Sauber) a 31s250
10 Kimi Raikkonen (Lotus) a 1 volta
11 Vitaly Petrov (Caterham) a 1 volta
12 Charles Pic (Marussia) a 1 volta
13 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1 volta
14 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
15 Nico Rosberg (Mercedes) a 1 volta
16 Timo Glock (Marussia) a 1 volta
17 Pedro de la Rosa (HRT) a 2 voltas
18 Narain Karthikeyan (HRT) a 2 voltas

Fotos © Ercole - Hoch Zwei - Getty Imagens 

4 comentários:

  1. Fala Lima, que grande corrida do Massa, espero que em 2013 ele continue assim!

    Lucas - Mie-ken

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Lucas, falarei sobre a corrida do Massa ainda está semana, parece que realmente ele espantou a “maré de azar”!

      Abraços

      Excluir
  2. O Koba fez uma bela corrida, pena que o resultado não reflete o que ele fez em pista,notei que o Koba foi prejudicado no pit, parece que ele fez o mesmo que o Vettel, fez um pit prematuro o que lhe custou mais uma passagem pelos boxes para trocar para os pneus intermediários.
    Essa corrida me lembrou muito sua atuação de estréia na F1, cheia de ousadia e ultrapassagens nos postulantes ao título, chateado em ver o grande Koba sem vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alex, desde o meio da temporada já se falava sobre essa situação, com a saída de Perez as coisas mudaram e muito na Sauber, o patrocinador exigiu a promoção de Gutierrez. E neste caso, Kobayashi não tinha o quê fazer, ele não entrou na F1 levando dinheiro e viu-se em uma situação onde teria que buscar sozinho uma alternativa, já que ele também não têm um empresário.

      Mas ele tem umas cartas na manga pra gastar, quem sabe aparece uma vaga por ai...Vamos aguardar. Segundo sua assessoria de imprensa, ele permanece tranquilo em relação ao seu futuro na F1! Agora sobre o resultado da corrida, também achei que a equipe errou na estratégia, ele poderia ter chegado pelo menos entre os cinco primeiros colocados. Bela corrida do Kobashow, se sair mesmo, fará muita falta ao circo. Obrigado pelo comentário Alex.

      Excluir