quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Valtteri Bottas é confirmado na Williams.


Ontem a equipe Williams, fez o anúncio oficial da contratação do piloto finlandês Valtteri Bottas, para a temporada 2013 da F1. Bottas que vinha atuando como piloto reserva e treinando nas primeiras sessões de treinos livres nesta temporada no lugar do brasileiro Bruno Senna, conseguiu a promoção para piloto títular. Como era esperado, o piloto que tem como empresário Toto Wolff, um dos sócios do time de Grove, substituirá Bruno Senna e fará dupla com o venezuelano Pastor Maldonado.

Campeão da GP3 em 2011, o finlandês demonstrou nas 15 sessões de treinos livres onde atuou este ano que é um piloto rápido, mas ainda terá muito o que aprender. O piloto fez questão de ressaltar que seu empresário não teve qualquer participação na decisão. “Toto é parte do meu time de agentes e sempre apoiou minha carreira. Mas por causa de seu envolvimento com a Williams, ele não fez parte das negociações de meu contrato. Todas as decisões da Williams, cabem ao Sir. Frank e ao quadro de diretores que tomam a decisão final. Sou grato a Toto por me ajudar a ingressar na Williams, mas coube a mim provar a Frank e ao resto do time que eu tenho o talento e o comprometimento de entregar os resultados que eles desejam”.

Para Frank Williams: “Valtteri é simplesmente um dos mais talentosos jovens pilotos que eu já me deparei e esperamos grandes coisas dele no futuro. Ele também é muito fácil de lidar, o que sempre ajuda na construção de boas relações com engenheiros e no desenvolvimento do carro. Valtteri é parte da Williams há três anos e sua habilidade de assimilar informações rapidamente é excelente. Ele mostrou nos treinos livres que pode rapidamente ser veloz em uma pista nova. Isso será importante no próximo ano, porque a primeira temporada é sempre a mais difícil”.

Bruno Senna se diz tranquilo e encara a substituição com naturalidade, sem vaga para a próxima temporada, o piloto brasileiro negocia com outras equipes, já que conta com um bom aporte financeiro. O fato é que o desempenho de Bruno Senna em sessões de classificação foi abaixo das expectativas e não participar das primeiras sessões na sexta-feira por ter que ceder o carro ao reserva Bottas, não é uma desculpa. Apesar de chegar a zona de pontuação em boa parte das provas, ele nunca brigou por uma posição no pódio, já o ex-companheiro Maldonado, venceu o GP da Espanha e constantemente estava entre os dez mais rápidos do grid.  

2 comentários:

  1. No futebol, te um dito que diz: "quem não faz toma". No automobilismo posso traduzir assim: " Não traz bons resultados e grana, cai fora".

    A Williams já gosta desse vai e vem de pilotos em sua equipe, Wurz, Nakajima, Barrichello, Rosberg,Hulkenberg, Senna, são os mais recentes. A história desses pilotos, exceto o Rosberg, que durou de 2006 a 2009, mostra que eles não passaram mais que 2 anos no time de Frank Williams O Bottas poderá ser o próximo no final de 2013 quem sabe até o "endinheirado" Maldonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Claudio! Boa análise como sempre, então a Williams é assim mesmo, ainda mais com a grana curta dos últimos anos e tendo que contar com pilotos pagantes. Bottas tem tudo para fazer uma boa temporada, já demonstrou ser rápido em treinos livres, sendo até melhor que o titular Maldonado.

      Agora Bruno Senna, é um garoto “esforçado” mas acho que dificilmente será um piloto de ponta, os resultados em corridas dele são bons, só isso, nada de espetacular. Reclamar que por não ter participado das primeiras sessões de treinos livres atrapalhou o seu desempenho é uma desculpa sem cabimento, pois no período que correu pela Lotus participava de todos os treinos e não fazia mais do que fez este ano.

      Não acredito que ele volte pro time de Enstone, agora na Force Índia pode ser que consiga talvez a última chance. Já Maldonado levou cerca de 21 milhões de euros para o time de Grove e o Sir Frank, não irá dispensar essa grana fácil não é mesmo? Abraços

      Excluir