quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Kuruma Mirai 2012 - Eco-Car



Em se tratando de tecnologia de ponta, o Japão é um dos países que mais investe em pesquisas na área ecológica, em todos os setores da economia são realizados vários projetos voltados as questões do meio ambiente. A indústria automotiva do país, busca sempre inovações com a fabricação de carros que produzem menos poluentes. Durante o último final de semana dias 17 e 18 de novembro, foi realizado o Kuruma Mirai 2012, na cidade de Nagakute, província de Aichi-ken, o evento contou com os novos lançamentos do setor: Eco-Car.


Para os fãs dos carros japoneses, as empresas trouxeram modelos que deverão chegar aos consumidores nos próximos anos, além de veículos que já são um sucesso de vendas. Quem foi ao evento pôde participar de palestras, ver demonstrações de como funciona o sistema Eco-Car e um número limitado de visitantes conseguiu fazer um teste drive. Cerca de 50 veículos estavam em exposição, modelos (EV) carro elétrico, (HV) híbridos, (PHV plug-in) híbridos com o sistema plug-ig e (FCV) entre outros, chamavam a atenção do público presente.


A Nissan lidera mundialmente as discussões sobre as vantagens dos veículos elétricos, que estão revolucionando o modelo de mobilidade. Em 2010, lançou o Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico a ser produzido em larga escala no mundo. Marco para a indústria automotiva, hoje o Nissan LEAF é comercializado no Japão, EUA e alguns países da Europa. O modelo já esteve no Brasil, no ano passado, foi o carro oficial da C40 SP - a conferência dos prefeitos das maiores cidades do mundo que discute soluções para enfrentar as mudanças climáticas do planeta.


O modelo Nissan LEAF Nismo RC, é o primeiro modelo da montadora desenvolvido para competições, com o motor elétrico e a bateria instalados ao centro. Atinge 100 km/h em 6,82 segundos e tem uma velocidade máxima de 149 km/h, e, pode-se recarregar a bateria até 80% em 30 minutos. Nas rodovias expressas do país existem vários 'postos' onde o motorista pode recarregar a bateria.


A Honda apresentou o modelo CR-Z Hybrid, considerado um dos carros com melhor desempenho híbrido do mercado, porém, não é o mais espaçoso e o consumo de combustível ainda é alto. Conversando com um dos expositores ele me disse que a montadora trabalha agora no sentido de aprimorar os pontos fortes do carro e destaca as linhas esportivas do modelo que têm agradado aos fãs da marca.


Quanto aos veículos de pequeno porte, destaque para o Smart Eletric drive: o carro é isento de emissões, silencioso e de fácil utilização, seu motor foi concebido para o trânsito dentro das cidades, mas não é considerado no país um (key jidosha). A fabricante destaca que o modelo vai à frente não apenas em matéria de proteção ambiental, pois o Smart Eletric drive, reúne dinâmica e conforto que só um carro elétrico pode proporcionar. Ainda é cedo para fazer análise sobre o custo beneficio, segundo os especialistas é um bom negócio ter um destes em casa.


A maior montadora do país, apresentou o Toyota COMS EV, o super compacto elétrico já está no mercado, segundo a fabricante será o futuro dos transportes. Tendo isto em mente, o COMS EV foi projetado para atingir uma velocidade máxima de 60 km/h, o tempo de carga total da bateria é de apenas 6 horas, o veículo têm uma autonomia de 50 km, pesa cerca de 410 kgs e possuiu motor de 5kw, além de um espaço de 150 litros para cargas. A rede de lojas de conveniência Seven Eleven, já está utilizando alguns modelos para fazer entregas. O modelo tem preços a partir de ¥ 798.000, porém, achei o carro com poucos itens de segurança, um dos pontos fracos é as portas, que são de lona, uma colisão lateral poderia machucar o motorista seriamente e no verão o calor interno provavelmente é alto.


O público prestigiando o evento Kuruma Mirai 2012, creio que estava abaixo das expectativas, conversando com alguns visitantes eles me disseram que estão preocupados quanto as questões ambientais, mas poucos comprariam hoje um modelo com as novas tecnologias, o custo beneficio ainda é alto, quem sabe em um futuro próximo os possíveis compradores podem mudar de opinião...


Nenhum comentário:

Postar um comentário