quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Rafael Suzuki confia no bom retrospecto em Fuji para etapa final da Fórmula 3 Japonesa.


Em duas temporadas, paulista subiu ao pódio em todas as seis corridas que já disputou na pista. O tradicional circuito de Fuji Speedway, localizado aos pés do Monte Fuji, recebe neste final de semana a sétima e última etapa da Fórmula 3 Japonesa, assim como as 6 Horas de Fuji, prova do Mundial de Endurance da FIA (WEC). Para o brasileiro Rafael Suzuki, as expectativas para a rodada dupla são boas, já que ele subiu ao pódio em todas as seis corridas que já disputou nesta pista.

Por conta das diferenças entre os modelos 2012 dos chassis Dallara e o modelo 2008 utilizado pela Toda Racing, equipe por qual Suzuki corre, o paulista tem enfrentado algumas dificuldades nas tomadas de tempos. Com apenas 10 minutos de classificação, os carros novos têm demonstrado vantagem técnica já esperada, por terem cerca de 10% a mais de força aerodinâmica. Curiosamente, Rafael ainda não largou entre os três primeiros na temporada, mas já conquistou quatro pódios, sempre vindo do pelotão intermediário. Na outra etapa em Fuji neste ano, o brasileiro largou da oitava e sétima posições e em ambas as provas terminou no 3º lugar.

Nesta sexta-feira, serão realizadas duas sessões de treinos livres de uma hora cada. No sábado, as duas tomadas de tempo e a primeira corrida serão disputadas. A segunda prova da etapa, a última da temporada acontece na manhã de domingo.

Retrospecto

“Gosto da pista, mas não acredito que isso tenha muita influência. Esse ano conseguimos bons resultados em julho porque a pista tem bons pontos de ultrapassagem”.

Expectativa

“Vamos trabalhar para superar os carros modelo F312 na classificação. É uma tarefa quase impossível, mas se conseguirmos, será um passo importante para brigar pelas primeiras posições desde o começo da corrida. Tem sido uma temporada muito boa para toda equipe, e quero acabar o ano confiante para 2013”.

Mais informações sobre ingressos para o evento - que abrange a F3 Japonesa e as 6 Horas de Fuji, podem ser encontradas no site: http://l-tike.com/wec_en/ticket.html

Foto Junya Sasaki – Fonte Eversports  

6 comentários:

  1. É uma luta covarde, chassis 2008 contra chassis 2012. Aparentemente mostra o lado financeiro em questão, algo que acredito, que não deveria existir.
    Ou compete com 2008 ou com 2012 e assim as provas e os pilotos entrariam com mais igualdade em condições de competitividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Claudio, este ano a F3 Japan fez algumas modificações no regulamento da categoria e a meu ver complicou a situação das equipes que não tinham muito apoio financeiro, foi o caso da Toda Racing, que teve que disputar um campeonato na classe “C” com os novos F312 e em classificações foi impossível superá-los, mas o Rafael conseguiu ótimos resultados com o equipamento que têm em mãos e agora busca patrocinadores para subir de categoria indo correr na “SF” em 2013 nova denominação da Fórmula Nippon.

      Abraços

      Excluir
  2. Rógerio, nós agradecemos, sua votaçao ao Top Blog 2012. Passamos para a 2° fase e precisamos mais uma vez de sua contribuição. Visite nosso blog e dê aquela força, obrigado!

    Att.
    Claudio Heliano

    ResponderExcluir
  3. bomk dia , meu nome é diego sou brasileiro e admirador da formula nipponica q infelizmente nao passa aqui no pais , por favor meu amigo existe um outro site q fala sobre formulas niponnica forte abraço!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, obrigado por sua visita, infelizmente não conheço outro site que fale sobre o automobilismo japonês em português, pois creio que não existe, eu resolvi escrever em português por este motivo e desde de 2007 tenho falado das categorias daqui.

      Caso queria saber mais sobre os campeonatos daqui, é só pesquisar sobre o assunto no final da página deste blog!

      Abraços e desculpe o atraso na resposta, volte sempre!

      Excluir