segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nicolas Costa é campeão da Fórmula Abarth Europeia e Italiana.



Carioca conquista dois títulos inéditos para o Brasil no automobilismo internacional. Sem sentir a pressão, piloto realizou uma das provas mais espetaculares da temporada 2012.

Em prova de recuperação e com direito a muitas ultrapassagens, Nicolas Costa entrou para a história do automobilismo brasileiro. Na prova de encerramento da temporada 2012 da Fórmula Abarth, o carioca terminou na segunda colocação e garantiu dois títulos inéditos para o país no automobilismo internacional: o Europeu e o Italiano da categoria. O piloto de apenas 20 anos demonstrou muita maturidade para reverter uma situação bastante delicada na corrida: saiu do fundo do pelotão para a segunda posição. O italiano Antonio Giovinazzi, da equipe BVM, levou a última vitória.

A prova foi cheia de emoções e alternativas. Nicolas largou da quarta posição, mas logo partiu para cima e ganhou duas posições - inclusive a de Ghiotto, seu adversário direto na luta pelo título. Porém, com a entrada do Safety Car devido a um acidente no início da prova, o piloto se manteve no pelotão, mas saiu da pista na última curva e caiu para a 12ª posição depois que o carro de segurança retornou aos boxes. Em prova agressiva, Nicolas não sentiu a pressão, imprimiu um ritmo forte durante todas as voltas, ultrapassou um a um e encostou nos líderes.


O piloto registrou a volta mais rápida e concluiu a prova na terceira posição, mas com a punição dada a Luca Ghiotto, herdou o segundo posto. Com o resultado, Nicolas encerrou a temporada do Europeu com 266 pontos, contra 246 do italiano. Bruno Bonifácio finalizou em terceiro lugar, com 219. No Italiano, marcou 195 pontos, contra 176 de Ghiotto. Para 2013, Nicolas Costa estuda algumas possibilidades no automobilismo europeu. O piloto planeja pular para uma categoria com carros mais potentes: a GP3 ou Auto GP. No entanto, o carioca não descarta participar de outros campeonatos.

Caminhada rumo ao título

Nicolas conquista o título em sua segunda temporada na F-Abarth Europeia. Campeão da Fórmula Future em 2010, o carioca foi premiado com uma temporada na categoria europeia no ano seguinte. Sem conhecer as pistas e o modus operandi da Abarth, Nicolas realizou um campeonato de aprendizado e terminou em uma boa quinta colocação no Italiano e em nono no Europeu. Para este ano, o piloto fechou contrato com a equipe Euronova Racing e, mais experiente, passou a ser um dos favoritos ao título do campeonato.

Na primeira etapa, em Valência, venceu de cara uma prova da rodada tripla. A corrida também demonstrou que o italiano Luca Ghiotto, vencedor das outras duas, seria um dos principais rivais na disputa pelo título. Na segunda etapa, no circuito de Hungaroring, na Hungria, o piloto conquistou mais uma vitória, além de registrar sua primeira pole e duas voltas mais rápidas. Na pista de Mugello, Itália, em prova válida pela terceira etapa, Nicolas enfrentou problemas e não venceu. Porém, em Misano, o carioca deu a volta por cima e conseguiu duas vitórias e uma volta mais rápida.


Nas duas etapas seguintes, no Red Bull Ring, Áustria, e em Ímola, Itália, Nicolas enfrentou mais problemas e ficou de fora da briga pela vitória. No entanto, em Vallelunga, o piloto deu um show. Marcou duas poles, fez as três voltas mais rápidas e venceu duas provas, tornando-se o piloto com melhor desempenho em um final de semana da história da F-Abarth. Na prova de Monza, Nicolas não venceu, mas a combinação de resultados, além de um importante segundo lugar na última corrida, garantiu o título para o brasileiro.

O saldo de Nicolas Costa para a temporada 2012 foi mais do que positivo: seis vitórias, 15 pódios, três poles e nove voltas mais rápidas, além do título Europeu e Italiano da Fórmula Abarth.

Título internacional

“Não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo neste momento. É um sonho que se tornou realidade. Desde pequeno, sempre tive o desejo de participar de um campeonato europeu. Não só atingi esse objetivo como conquistei dois títulos de uma só vez: o Europeu e o Italiano. São conquistas inéditas para o automobilismo brasileiro. Sabemos da importância que dois títulos dessa magnitude têm para a carreira de qualquer piloto. Acho que vão abrir algumas portas em categorias maiores. Ainda não caiu a ficha. Vou comemorar e depois trabalhar na sequência da minha carreira”.


Futuro

“Tudo vai depender do planejamento para 2013. O automobilismo é um esporte que envolve cifras grandes, mas tenho alguns apoios e espero fechar o orçamento em alguma categoria maior. Estou de olho na GP3 ou Auto GP, mas não descarto disputar outras categorias internacionais. Nesses dois últimos anos, conheci o método de trabalho do europeu e alguns circuitos do calendário. É uma experiência que vai ser importantíssima para meu futuro no automobilismo”.

Classificação da terceira etapa em Monza:

1 - Antonio Giovinazzi (ITA) 16 voltas - 32:48s166
2 - Nicolas Costa (BRA) a 2s157
3 - Santiago Urrutia (URU) a 9s661
4 - Samin Gomez (VEN) a 11s317
5 - Michele Beretta (ITA) a 12s776
6 - Antonio Furlan (BRA) a 16s832
7 - Sean Gelael (IDN) a 22s981
8 - Francisco Javier Amado (VEN) a 30s496
9 - Kevin Joerg (SUI) a 48s346
10 Juan Branger (VEM) a 52s240

Classificação do campeonato Europeu:

1 - Nicolas Costa (BRA) - 266 pontos
2 - Luca Ghiotto (ITA) - 246 pontos
3 - Bruno Bonifácio (BRA) - 219 pontos
4 - Santiago Urrutia (URU) - 205 pontos
5 - Emanuele Zonzini (ITA) - 200 pontos
6 - Kevin Joerg (SUI) - 176 pontos
7 - Samin Gomez (VEN) - 121 pontos
8 - Gregor Ramsay (ING) - 96 pontos
9 - Giorgio Roda (ITA) - 72 pontos
10 Antonio Giovinazzi (ITA) - 51 pontos

Classificação do campeonato Italiano:

1 - Nicolas Costa (BRA) - 195 pontos
2 - Luca Ghiotto (ITA) - 176 pontos
3 - Emanuele zonzini (ITA) - 160 pontos
4 - Bruno Bonifácio (BRA) - 157 pontos
5 - Santiago Urrutia (URU) - 156 pontos
6 - Kevin Joerg (SUI) - 122 pontos
7 - Samin Gomez (VEN) - 86 pontos
8 - Gregor Ramsay (ING) - 71 pontos
9 - Antonio Giovinazzi (ITA) - 51 pontos
10 Giorgio Roda (ITA) - 46 pontos

Fonte Eversports - Fotos Photo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário