domingo, 7 de outubro de 2012

Sebastian Vettel vence o GP do Japão



E o alemão Sebastian Vettel, fez um passeio pelo parque de Suzuka, só faltou andar na roda gigante, o piloto da RBR dominou a décima quinta etapa da temporada com facilidade, vencendo a prova que colocou a briga pelo “tri” emocionante. A corrida teve uma largada complicada, onde o líder do campeonato Fernando Alonso, foi tocado pelo carro do finlandês Kimi Raikkonen, o piloto da Ferrari rodou no final da reta principal de Suzuka e abandonou, além disso, o francês Romain Grosjean, da Lotus, aprontou mais uma e bateu no carro de Mark Webber.

Grosjean foi punido pela direção de prova com um stop-and-go, tendo que ficar parado nos boxes por 10 segundos, outro que foi punido foi o brasileiro Bruno Senna, que tirou o alemão Nico Rosberg da corrida, o piloto da Williams levou pra casa mais um drive-through para sua coleção e terminou a prova, fora da zona de pontuação.


Na largada Kamui Kobayashi ultrapassou Webber, que depois foi tocado por Grosjean, o piloto japonês imprimiu um ritmo forte e ficou na segunda posição até a primeira troca de pneus, quando foi superado por Felipe Massa, que largou em décimo e na primeira volta já era o quarto, o brasileiro fez uma excelente corrida e terminou na segunda colocação e Kobayashi para delírio da torcida conquistou seu primeiro pódio na categoria de forma emocionante, os torcedores de Suzuka aplaudiram de pé a última volta do piloto da Sauber.

Jenson Button até que tentou estragar a festa de Kobayashi, mas não conseguiu a ultrapassagem, mesmo com pneus desgastados o piloto da Sauber segurou a pressão do inglês, que chegou em quarto com o companheiro de equipe Lewis Hamilton em quinto, o finlandês Kimi Raikkonen, não foi punido pelo toque em Alonso e terminou a prova em sexto, o “ice-man” vêm correndo por fora na busca pelo título, 37 pontos atrás do líder.


Com os resultados Alonso mantém a liderança do campeonato, porém, a diferença de 29 pontos caiu agora para 4 e faltando 5 provas pro fim do campeonato, Vettel mais do que nunca irá em busca de seu terceiro título consecutivo, o jovem alemão igualou as 24 vitórias conquistadas por Juan Manuel Fangio, além disso, marcou a pole, a volta mais rápida e venceu no mesmo final de semana, dando mais um show no Japão.


O pódio de Felipe Massa e Kamui Kobayashi veio no momento certo, os dois pilotos não têm vaga garantida na F1 para a próxima temporada, com o desempenho da etapa no Japão, as chances de renovação de seus contratos aumenta consideravelmente. Será que a “nuvem negra” na cabeça de Massa foi embora? Espero que sim e, que nas próximas provas ele possa voltar mais forte e focado em fazer a sua parte, independente de permanecer ou não na categoria.

Em sua primeira prova após o anuncio da ida para a McLaren, o mexicano Sergio Perez vinha fazendo uma corrida para brigar pelo pódio, mas cometeu um erro ao tentar ultrapassar Hamilton e rodou na curva Spoon, abandonando a corrida. Webber que caiu para último após o toque na largada ainda conseguiu chegar em nono.

Segue o resultado do GP do Japão:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 53 voltas
2 - Felipe Massa (Ferrari) a 20s639
3 - Kamui Kobayashi (Sauber) a 24s538
4 - Jenson Button (McLaren) a 25s098
5 - Lewis Hamilton (McLaren) a 46s490
6 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 50s424
7 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 51s159
8 - Pastor Maldonado (Williams) a 52s364
9 - Mark Webber (RBR) a 54s675
10 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1:06s919
11 Michael Schumacher (Mercedes) a 1:07s769
12 Paul di Resta (Force Índia) a 1:23s460
13 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 1:28s645
14 Bruno Senna (Williams) a 1:28s709
15 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
16 Timo Glock (Marussia) a 1 volta
17 Vitaly Petrov (Caterham) a 1 volta
18 Pedro de la Rosa (HRT) a 1 volta

Fotos Getty e Sutton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário