quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pietro Fantin disputa 6ª etapa da World Series na Áustria em busca de pontos e experiência.


Depois de encarar o então desconhecido traçado do Moscow Raceway, curitibano estreia no belo e repaginado circuito Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria e prevê uma rodada dupla bastante competitiva e apertada neste fim de semana. Spielberg, será o palco da sexta etapa da categoria principal da World Series by Renault, a Fórmula Renault 3.5, neste fim de semana (20 e 21).

O traçado compreende 4.326 m e dez curvas e será um desafio a mais para os pilotos do grid por conta dos trechos de média e alta velocidades. Depois de ter feito sua estreia no Moscow Raceway, de onde saiu com quatro pontos a mais no campeonato, Pietro Fantin parte para mais uma nova experiência em sua carreira, uma vez que também vai debutar no circuito austríaco, que já foi palco da Fórmula 1 em 25 oportunidades, entre 1970 e 1987, e depois, entre 1997 e 2003.


Aos 21 anos, o curitibano faz sua primeira temporada na World Series. Em um ano de muito aprendizado, o piloto da Arden Caterham enfrenta as dificuldades naturais de um novato em uma categoria de nível técnico tão elevado, mas aos poucos vem conseguindo mostrar seu valor. Em Moscou, há quase um mês, Fantin largou em 11º e terminou em oitavo na segunda corrida do fim de semana. A missão para a etapa austríaca é seguir acumulando experiência e, se possível, levar mais alguns pontos para casa.

Mas Pietro, assim como boa parte dos pilotos, entrará ‘no escuro’, já que essa é a primeira vez que o circuito austríaco recebe a categoria e são poucos os competidores do grid da World Series que têm conhecimento do novo Red Bull Ring. Para isso, Fantin intensificou sua preparação fazendo sessões de testes no simulador de sua equipe. Depois de conhecer um pouco melhor o traçado, o piloto brasileiro acredita que a rodada dupla prestes a ter início será bastante apertada. Assim, um bom acerto do carro fará toda a diferença ao longo dos próximos dias.


A etapa deste fim de semana na Áustria antecede uma pausa de quase dois meses na temporada. Depois do Red Bull Ring, os pilotos da World Series só voltam a se reunir a partir do dia 13 de setembro, quando a categoria vai disputar sua sétima etapa no tradicional circuito de Hungaroring, em Budapeste, Hungria. Pietro planeja aproveitar esse tempo para ficar com sua família, nos Estados Unidos, mas também pretende passar alguns dias no Brasil, onde seguirá com sua preparação física e técnica até o retorno à Inglaterra, onde vive atualmente.

Como de praxe na temporada, a etapa disputada no Red Bull Ring começa nesta sexta-feira (19), com a execução de dois treinos livres, com uma hora de duração cada. No sábado, o cronograma compreende uma sessão classificatória, que define o grid de largada da corrida 1, que terá duração de 44 minutos mais uma volta. No domingo, a programação é idêntica, ou seja, um treino classificatório e a segunda e derradeira prova do fim de semana em Spielberg. A diferença é que os 26 pilotos do grid terão de fazer um pit-stop obrigatório, entre as voltas 5 e 17, situação que amplia o leque de estratégia e pode deixar a disputa ainda mais movimentada.

Pietro Fantin:

“Vai ser uma pista nova para quase todas as equipes da World Series. Somente alguns pilotos tiveram a chance de andar neste circuito novo, que mudou um pouco em relação ao antigo traçado, então vamos entrar um pouco ‘no escuro’. Mas realizei algumas sessões no simulador da equipe, e não parece ser uma pista muito complicada. Vai ser muito apertado lá. Então é preciso encontrar o melhor acerto do carro para fazer a diferença. Meu objetivo na Áustria é acumular o máximo de experiência e, quem sabe, somar mais alguns bons pontos no campeonato”.

Fotos Dutch Photo Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário