quinta-feira, 25 de julho de 2013

Gustavo Lima volta a Brands Hatch para 5ª etapa da Fórmula 4 de olho no top-5.


Após uma pausa de 20 dias, a Fórmula 4 Inglesa retoma suas atividades neste fim de semana (27 e 28) em um dos palcos mais tradicionais do automobilismo britânico: o circuito de Brands Hatch. Ao contrário do que aconteceu em maio, quando a categoria correu no traçado curto, desta vez a etapa - a quinta da temporada - será realizada no traçado completo, conhecido como “Grand Prix Circuit”, com extensão de 4.206 metros.

Para Gustavo Lima, piloto da HHC Motorsport, esse será um novo desafio depois de ter subido ao pódio da categoria Shifter durante a primeira fase do 48º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em Serra (ES), há duas semanas. Agora, o brasiliense de 16 anos volta seu foco para a Fórmula 4 de olho em pontos, aprendizado e evolução. Em sua última etapa, disputada no circuito de Oulton Park, Gustavo completou as três corridas no top-10.


Ao todo, Lima terminou nove das 12 corridas do ano na zona de pontuação, mas o objetivo para Brands Hatch é crescer ainda mais e brigar por um lugar entre os cinco primeiros e, se possível, no pódio. Na etapa anterior da Fórmula 4 em Brands Hatch, disputada no chamado “Indy Circuit”, Lima terminou as respectivas corridas em 14º, nono e oitavo. Diferente do formato percorrido há dois meses, o “Grand Prix Circuit” oferece alguns pontos de ultrapassagem e, segundo o piloto, parece ser mais interessante. Além disso, a pista ainda reserva toda a imprevisibilidade climática, característica dos circuitos britânicos, fator que pode influenciar diretamente no desempenho dos pilotos ao longo do fim de semana.

Um dos principais objetivos de Gustavo na rodada será evoluir em ritmo de classificação para obter uma boa posição de largada, uma vez que as corridas da Fórmula 4 são muito curtas e têm 20 minutos de duração cada.


A programação em Brands Hatch compreende apenas uma sessão de treino livre no sábado, com 20 minutos de duração. Pouco depois, está prevista a realização da tomada de tempos que define a ordem de largada para a corrida 1, que acontece no mesmo dia. O resultado desta determina o grid de largada da corrida 2 (com a inversão dois oito primeiros colocados), no domingo. A prova 3 tem sua ordem de largada definida pela melhor volta no combinado das duas provas anteriores.

Gustavo Lima:

“Foi bom participar do Brasileiro de Kart porque me mantive em atividade fazendo algo que gosto tanto e é uma excelente forma de preparação física, mas agora o foco é novamente a F4. O traçado longo de Brands Hatch tem alguns pontos de ultrapassagens, ao contrário do curto, e isso parece ser muito interessante. Teremos pouco tempo de treino, por isso temos de aproveitar ao máximo para me adaptar à pista e trabalhar no acerto do carro. Nosso ritmo de corrida foi bem competitivo nas últimas etapas, então agora é muito importante melhorarmos na classificação, pois uma boa posição de largada pode fazer toda a diferença. Estamos evoluindo a cada etapa, e acredito que se fizermos uma boa tomada de tempos, poderemos brigar pelo top-5”.

Fotos Jakob Ebrey

Nenhum comentário:

Postar um comentário