sábado, 20 de julho de 2013

F1 2013: Testes para jovens pilotos em Silverstone.


O circuito de Silverstone recebeu esta semana as equipes da Fórmula 1 para três dias de testes para jovens pilotos da categoria, porém, após o teste ilegal da Mercedes e os problemas com os pneus Pirelli, a FIA liberou a participação dos titulares. Mas o time de Ross Brawn, teve que ficar de fora.

No primeiro dia, o dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren, liderou a sessão, ele ficou à frente do escocês Paul di Resta, da Force Índia e titular na categoria. Com o terceiro tempo apareceu o jovem português Antonio Felix da Costa, que testou pela RBR. Apenas dois titulares participaram do teste, além de di Resta, Max Chilton foi à pista com a Marussia, mas deu poucas voltas e ficou com o último tempo, dentre os 12 pilotos.


Já o segundo dia, a sessão foi dominada pelo australiano Daniel Ricciardo, que testou por duas equipes: RBR e Toro Rosso, no entanto, marcou a melhor volta do dia com o carro de sua atual equipe. Ricciardo e Kimi Raikkonen são apontados como os pilotos preferidos para ocupar a vaga de Mark Webber na próxima temporada. A equipe Toro Rosso, foi uma das destaques do dia, ficando também com o 2º tempo, com o jovem espanhol Carlos Sainz Jr.

O atual campeão da GP2, o italiano Davide Valsecchi, atualmente piloto reserva na Lotus, marcou o 4º tempo. Novamente poucos titulares em Silverstone. Pastor Maldonado, foi o 9º, Nico Hulkenberg, o 10º e Paul di Resta, apenas o 14º. Pela Ferrari, Davide Rigon foi o segundo piloto com mais voltas completadas, 97 no total, mas apenas o 8º tempo.


No último dia dos testes em Silverstone, o público compareceu em grande número e pôde ver o alemão Sebastian Vettel, da RBR, liderar a sessão com facilidade. Adrian Sutil foi o segundo e Nicolas Prost, que substituiu o finlandês Kimi Raikkonen, marcou o 3º tempo com a Lotus. Entre os titulares, Felipe Massa foi o sexto, porém, ficou atrás do jovem Davide Rigon, estreante na equipe que completou apenas 20 voltas, o brasileiro por outro lado completou 69.


A sexta-feira também teve a estreia da piloto Susie Wolff, pela Williams, única mulher na sessão ela não decepcionou, marcou o nono tempo ficando à frente de piloto titulares como a dupla da Caterham: Giedo Van der Garde e Charles Pic, além de Jules Bianchi, da Marussia. O dia também teve a estreia de Kimiya Sato, pela Sauber, o japonês atual líder do Auto GP, ficou com o 13º tempo.


Os testes para ajudar no desenvolvimento dos novos compostos da Pirelli, foram realizados em Silverstone, por ser a pista onde os problemas com a degradação dos pneus foi maior. O Grande Prêmio da Inglaterra deste ano teve um festival de pneus furados, isto fez acender um alerta nas equipes e gerou muitos protestos. Vale destacar que os tempos de voltas não podem servir de “parâmetro” para comparações, já que não é divulgado a quantidade de combustível e, as configurações de cada equipe mudam muito. Mas é bom ver novos nomes em ação na F1, se um dia irão chegar ao posto de titular, hoje em dia é difícil prever...

Nenhum comentário:

Postar um comentário