quarta-feira, 10 de julho de 2013

Gustavo Lima volta às origens e corre Brasileiro de Kart em Serra em busca de pódio na Shifter.


A 48ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart começa nesta terça-feira (9), no Kartódromo Internacional de Serra, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. A disputa da categoria Shifter - karts com marcha - promete ser das mais acirradas do certame, com disputas de alto nível. Aos 16 anos, Gustavo Lima é o brasileiro mais jovem a atuar no automobilismo internacional e neste ano corre na Fórmula 4 Inglesa. No último fim de semana ele competiu na etapa de Oulton Park, mas logo após a corrida, viajou de Londres e já está em Serra para acelerar durante toda a semana, numa espécie de volta às origens.

Isso porque Gustavo, como todo piloto que almeja seguir no automobilismo, começou sua carreira no kart em 2010, tendo como destaques o 3º lugar na Copa Brasil (em 2010 na categoria Junior e no ano seguinte na Sudam Junior) e também uma boa participação no Florida Winter Tour, nos Estados Unidos. Em 2012, o brasiliense estreou nos carros, disputando a Fórmula Renault Alps na Europa.

Para o piloto, que costuma treinar de kart como preparação física e também para se manter em atividade quando está no Brasil, a meta em Serra é buscar um lugar no pódio da Shifter, uma das categorias mais equilibradas da competição e que conta com um grid formado por muitos pilotos de reconhecida experiência internacional. Para a disputa, que acontece a partir desta terça e vai até sábado, o piloto correrá pela equipe Dibo Kart Team, que é chefiada pelo preparador Dibo, com um chassi Techspeed.


O formato do Campeonato Brasileiro de Kart é intenso e tem quatro treinos livres entre terça e quarta-feira para adaptação à pista e acerto dos equipamentos. Na quinta-feira à tarde, a programação tem um treino de aquecimento, antes da tomada de tempos, e na sequência a primeira das duas baterias classificatórias. No dia seguinte, a segunda bateria ajuda a definir o grid da pré-final, que será disputada à tarde. E no sábado, dia derradeiro do Brasileiro de Kart, a prova que definirá o novo campeão nacional de kart na categoria Shifter está marcada para 15:00 horas, horário de Brasília.

Gustavo Lima:

“É bem diferente correr de kart e de fórmula: tamanho, velocidade, tudo. O que a gente leva do kart é mesmo a base: sensação de velocidade, a maneira como se faz uma ultrapassagem, como se defender dos adversários, enfim. É tudo muito diferente, mas o kart é fundamental. Sempre que estou em Brasília treino, até para manter a forma e não ficar parado. Será a minha primeira vez em Serra e estou muito empolgado com o Brasileiro. Sem dúvidas, pegar um pódio seria bem legal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário