sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Campeão Pernambucano, Rafael Câmara disputa Copa das Federações.



A 2ª edição da Copa das Federações de Kart está sendo disputada nesta semana no Kartódromo RBC, em Vespasiano (MG). A última competição nacional da temporada conta apenas com campeões e vices de campeonatos estaduais e regionais, e por isso o nível é alto. Aos sete anos, Rafael Câmara disputa a categoria Mirim, em vaga conquistada após vencer o Campeonato Pernambucano e a Copa Nordeste.

Essa será a segunda participação do pernambucano na Copa das Federações, que teve a primeira edição realizada em março deste ano, em Serra (ES). Nesta temporada, Rafael também disputou o Campeonato Brasileiro, a Copa Beto Carrero (Open do Brasileiro) e algumas etapas da Copa São Paulo.

Após os primeiros treinos livres na pista mineira, Câmara e a equipe Sabiá Racing estão confiantes em um bom resultado, e satisfeitos com a evolução do jovem piloto. Ontem quinta-feira, aconteceu a terceira sessão de treinos e a classificação. A primeira corrida será disputada na sexta-feira e a prova complementar no sábado. A soma dos resultados das duas baterias define os campeões.

Evolução

“Estamos felizes com nossa evolução durante a temporada. Conquistei dois títulos importantes que me deram o direito de correr na Copa das Federações. A adaptação ao traçado foi rápida e me senti confortável nos treinos. Estamos confiantes em conseguir um bom resultado na competição para fechar o ano de forma positiva”.

Foto Maurício Villela - Fonte Eversports

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Valtteri Bottas é confirmado na Williams.


Ontem a equipe Williams, fez o anúncio oficial da contratação do piloto finlandês Valtteri Bottas, para a temporada 2013 da F1. Bottas que vinha atuando como piloto reserva e treinando nas primeiras sessões de treinos livres nesta temporada no lugar do brasileiro Bruno Senna, conseguiu a promoção para piloto títular. Como era esperado, o piloto que tem como empresário Toto Wolff, um dos sócios do time de Grove, substituirá Bruno Senna e fará dupla com o venezuelano Pastor Maldonado.

Campeão da GP3 em 2011, o finlandês demonstrou nas 15 sessões de treinos livres onde atuou este ano que é um piloto rápido, mas ainda terá muito o que aprender. O piloto fez questão de ressaltar que seu empresário não teve qualquer participação na decisão. “Toto é parte do meu time de agentes e sempre apoiou minha carreira. Mas por causa de seu envolvimento com a Williams, ele não fez parte das negociações de meu contrato. Todas as decisões da Williams, cabem ao Sir. Frank e ao quadro de diretores que tomam a decisão final. Sou grato a Toto por me ajudar a ingressar na Williams, mas coube a mim provar a Frank e ao resto do time que eu tenho o talento e o comprometimento de entregar os resultados que eles desejam”.

Para Frank Williams: “Valtteri é simplesmente um dos mais talentosos jovens pilotos que eu já me deparei e esperamos grandes coisas dele no futuro. Ele também é muito fácil de lidar, o que sempre ajuda na construção de boas relações com engenheiros e no desenvolvimento do carro. Valtteri é parte da Williams há três anos e sua habilidade de assimilar informações rapidamente é excelente. Ele mostrou nos treinos livres que pode rapidamente ser veloz em uma pista nova. Isso será importante no próximo ano, porque a primeira temporada é sempre a mais difícil”.

Bruno Senna se diz tranquilo e encara a substituição com naturalidade, sem vaga para a próxima temporada, o piloto brasileiro negocia com outras equipes, já que conta com um bom aporte financeiro. O fato é que o desempenho de Bruno Senna em sessões de classificação foi abaixo das expectativas e não participar das primeiras sessões na sexta-feira por ter que ceder o carro ao reserva Bottas, não é uma desculpa. Apesar de chegar a zona de pontuação em boa parte das provas, ele nunca brigou por uma posição no pódio, já o ex-companheiro Maldonado, venceu o GP da Espanha e constantemente estava entre os dez mais rápidos do grid.  

Em Portugal, Pedro Cardoso disputa Campeonato Mundial de Kart Rotax.



O desafio final da temporada 2012 para Pedro Cardoso será grandioso. Correndo pela primeira vez na Europa, o brasiliense disputa o Campeonato Mundial de Kart Rotax, no Kartódromo do Algarve, em Portugal, entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro. Campeão da Copa São Paulo de Kart, Pedro conquistou a vaga para ser o representante brasileiro na categoria Rotax Junior, que conta com cerca de 85 concorrentes, dos quais só 40 correrão a final, no sábado.

Aos 13 anos de idade, Cardoso enfrentará pilotos de até 17 anos, mas o brasiliense não se intimida e nos primeiros treinos livres, já mostrou ser competitivo na pista. Além disso, os equipamentos são os mesmos para todos e a disputa é acirrada.

Nesta temporada, Pedro foi campeão do Florida Winter Tour, nos Estados Unidos, do Brasileiro de Kart e da Copa São Paulo, em duas categorias. Para o jovem piloto, que corre pela equipe Sabiá Racing, os títulos servem de estímulo para novos desafios.


O Mundial de Rotax é conhecido como “Olimpíadas do Kart”, pois, nesta edição, terá a participação de 300 pilotos de 60 países. Criada em 1999, a competição já foi realizada em países como Porto Rico, Malásia, África do Sul, Egito, Ilhas Canárias, Emirados Árabes e Itália.

Expectativa

“Estou animado para disputar o Mundial de Rotax, o evento é muito bem organizado e o nível é alto. São pilotos de diversos países e é uma ótima oportunidade para aprender e mostrar nosso trabalho. Me adaptei bem ao equipamento e ao traçado e começamos os treinos sendo competitivos. Nosso objetivo é acelerar e brigar por um bom resultado”.

Fotos Mauricio Villela - Fonte Eversports

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campanha de apoio ao piloto Kamui Kobayashi já conseguiu mais de 100 milhões de ienes.


Correndo contra o tempo, apoiadores da carreira de Kamui Kobayashi, começaram uma campanha para angariar fundos para a permanência dele na Fórmula 1. O piloto japonês, perdeu sua vaga na equipe Sauber para o mexicano Esteban Gutierrez, o anúncio oficial foi realizado na última sexta-feira (23), em Interlagos - São Paulo. No entanto, a campanha denominada “Kamui Support” teve início na última quinta-feira (22), pois já se sabia extra oficialmente, da decisão do time suíço.

Pois bem, em apenas 6 dias, os organizadores da campanha anunciaram que já arrecadaram mais de 100 milhões de ienes, ou seja, mais de 1 milhão de dólares. O fato vêm chamando a atenção de boa parte da imprensa especializada do automobilismo japonês. Quem acompanha a repercussão, sabe que a situação de Kobayashi é delicada, são poucas as opções no grid da F1, mas todos estão tentando de tudo para ajudar o jovem promissor piloto que caiu nas graças dos torcedores da F1.

Kobayashi já agradeceu aos fãs pela ajuda e disse que está fazendo o possível para permanecer na F1. Caso o dinheiro não seja suficiente para encontrarem alguma boa vaga, a verba doada pelos fãs será guardada para tentar conseguir correr na temporada de 2014. O valor mínimo das doações é de 10 mil ienes e os organizadores da campanha prometem dar uma pulseira de brinde a cada doador, porém, pedem paciência, pois como o volume tem sido alto, irá demorar um pouco mais para todos receberem.


Os depósitos poderão ser feitos na conta número: 5176050 do Banco Mitsui Sumitomo - Agência de Amagasaki - Hyogo. Em nome de Dream Win (株式会社Dream Win - 本社:〒660-0881兵庫県 尼崎市昭和通り8-270 - 三井住友銀行 - 尼崎支店 - カ)ドリームウイン - 普通口座 - 5176050).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Calendário 2013 do DTM - Temporada terá 10 corridas.



O DTM, um dos principais campeonatos de carros de turismo do mundo, divulgou o calendário provisório da temporada 2013. Compacto e de alta qualidade, a categoria quer proporcionar a seus fãs um campeonato ainda mais emocionante. O atual campeão Bruno Spengler, piloto da BMW, terá que defender seu título nas 10 corridas prevista para o próximo ano. A novidade para 2013 é a entrada de uma etapa a ser realizada na Rússia, no dia 4 de agosto.

Devido ao novo mercado, o DTM não irá disputar a etapa na Espanha, como aconteceu este ano. Serão apenas 19 semanas ou 133 dias, após a abertura da temporada para o encerramento. O palco da estreia do campeonato será o circuito de Hockenheim, na Alemanha, no dia 5 de maio, no local também acontece a última corrida do ano. Além da etapa em Moscou, mais três provas serão realizadas fora da Alemanha. São elas: Brands Hatch, Inglaterra - Red Bull Ring, Áustria e Zandvoort, na Holanda.


Hans Werner Aufrecht, presidente do DTM destacou no comunicado enviado à imprensa: “Vamos oferecer aos nossos fãs um pacote ainda mais compacto, em 2013. Desde o início de maio a meados de setembro, o DTM estará correndo em quase todos os finais de semana, fornecendo aos espectadores um campeonato de primeira classe. No curso da internacionalização, estamos ansiosos para o novo mercado que é extremamente atraente na Rússia. Um mercado que é tão atraente que estamos prontos para deixar de disputar a rodada na Espanha. Mas nós gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros em Valência, pela boa cooperação nestes últimos anos”.

Confira o calendário provisório do DTM 2013:

05 de maio - Hockenheim - Alemanha
19 de maio - Brands Hatch - Inglaterra
02 de junho - Red Bull Ring - Áustria
16 de junho - Lausitzring - Alemanha
07 de julho - Norisring - Alemanha
21 de julho - Zandvoort - Holanda
04 de agosto - Moscou - Rússia
18 de agosto - Nürburgring - Alemanha
01 de setembro - Oschersleben - Alemanha
15 de setembro - Hockenheim - Alemanha  

Fonte e Fotos - DTM divulgação press

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tooned, da McLaren - 12º episódio - GP do Brasil

Jenson Button vence o GP do Brasil.



O GP do Brasil encerrou a temporada 2012 da F1, a 20ª etapa realizada no circuito de Interlagos, em São Paulo, teve a vitória do piloto inglês Jenson Button, que soube aproveitar as oportunidades na prova e vencer a última corrida do ano, seu companheiro de equipe Lewis Hamilton que largou na pole, vinha fazendo uma ótima corrida até ser tocado por Nico Hulkenberg e abandonar. Fernando Alonso, chegou em segundo e o brasileiro Felipe Massa em mais uma brilhante atuação completou o pódio.

Mas quem saiu comemorando os resultados foi o alemão Sebastian Vettel, o piloto da RBR fez uma corrida de recuperação e terminou em sexto, garantindo o tricampeonato. Vettel não largou bem, de quarto no grid caiu para a 7ª posição, depois disto foi tocado pelo brasileiro Bruno Senna, caiu para a última posição na corrida e viu seu rival na disputa pelo título Fernando Alonso, ganhando várias posições. A partir dai, Vettel imprimiu um ritmo muito forte e foi recuperando as posições para conquistar o título de forma espetacular. O alemão, tornou-se o mais jovem tricampeão da história da F1 neste domingo, foram três conquistas consecutivas.


A corrida em Interlagos foi incrível e teve de tudo, momentos de tensão, acidentes, safety car na pista, chuva e várias brigas por posições que abrilhantaram o espetáculo. Na 10ª volta, os pilotos resolveram colocar os compostos intermediários, quem ficou na pista fez uma boa escolha, já que os pneus lisos tinham um melhor rendimento. Button assumiu a ponta, só que Nico Hulkenberg tinha um melhor ritmo e ultrapassou o piloto da McLaren e abriu vantagem, mas as condições da pista não eram boas e o safety car precisou entrar na pista, por causa da sujeira proveniente de alguns acidentes. Com isso, a vantagem do piloto da Force Índia acabou, mesmo assim, na relargada ele manteve a ponta, até a 50ª volta, quando errou, rodou e foi ultrapassado por Hamilton, na tentativa de recuperar a posição, tocou no carro da McLaren, que abandonou.


Após o toque, Nico Hulkenberg foi ultrapassado por Button, e, para piorar sua situação os comissários da (FIA) puniram o piloto da Force Índia, com um drive-through, por causa da batida com Hamilton. No final, o novo piloto da Sauber ainda conseguiu chegar na quinta posição. Michael Schumacher em sua última prova na categoria, terminou na 7ª posição. O japonês Kamui Kobayashi em grande atuação, terminou em 9º. Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso e Kimi Raikkonen, da Lotus, foram 8º e 10º respectivamente.


A prova terminou com o safety car na pista, por causa do acidente do escocês Paul di Resta, com isso, a equipe Caterham, conquistou o décimo lugar no mundial de construtores, pois o russo Vitaly Petrov subiu uma posição na classificação final do GP do Brasil. Sebastian Vettel, por apenas 3 pontos de vantagem leva o título, o espanhol Fernando Alonso, fica com o vice e o finlandês Kimi Raikkonen, com a terceira colocação.


Segue o resultado do GP do Brasil:

1 - Jenson Button (McLaren) 71 voltas
2 - Fernando Alonso (Ferrari) a 2s754
3 - Felipe Massa (Ferrari) a 3s615
4 - Mark Webber (RBR) a 4s936
5 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 5s708
6 - Sebastian Vettel (RBR) a 9s453
7 - Michael Schumacher (Mercedes) 11s907
8 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 28s653
9 - Kamui Kobayashi (Sauber) a 31s250
10 Kimi Raikkonen (Lotus) a 1 volta
11 Vitaly Petrov (Caterham) a 1 volta
12 Charles Pic (Marussia) a 1 volta
13 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1 volta
14 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
15 Nico Rosberg (Mercedes) a 1 volta
16 Timo Glock (Marussia) a 1 volta
17 Pedro de la Rosa (HRT) a 2 voltas
18 Narain Karthikeyan (HRT) a 2 voltas

Fotos © Ercole - Hoch Zwei - Getty Imagens 

domingo, 25 de novembro de 2012

Lewis Hamilton é pole para o GP do Brasil.



No treino de classificação para a última etapa da temporada 2012 da F1, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conquistou a pole position ao cravar a melhor volta em 1:12s458, seu companheiro de equipe Jenson Button foi o segundo e o australiano Mark Webber, o terceiro. O time de Woking dominou todos os treinos livres realizados no circuito de Interlagos e na despedida de Hamilton ele fez mais um excelente trabalho.

As RBRs não tiveram um bom ritmo para brigar pela primeira fila da corrida deste domingo, no entanto, o alemão Sebastian Vettel líder do campeonato largará em quarto. Com uma situação na tabela favorável à ele, a posição de largada não é tão ruim, já que o outro postulante ao título Fernando Alonso, foi apenas o sétimo, na pista o espanhol foi o oitavo, porém, foi beneficiado pela punição do venezuelano Pastor Maldonado, que perdeu 10 posições no grid.


O brasileiro Felipe Massa conseguiu uma ótima quinta posição, novamente superando seu companheiro de equipe Alonso, só que desta vez “não fará” o jogo de equipe como aconteceu em Austin para ajudar o espanhol, se bem que na largada tudo é possível, vai que ele toca no carro de Vettel e com isso tira o alemão da prova, sobraria o caminho livre para Fernando Alonso conquistar o tri. Nico Hulkenberg, em seu último treino de classificação pela Force Índia, foi o 6º. Kimi Raikkonen, apenas o 8º com Nico Rosberg e Paul di Resta, fechando o (Top 10).

A expectativa é de chuva para a prova, o que mudaria o cenário para a última corrida do ano, o 'caos' em Interlagos promete! Já no treino de classificação durante o início do (Q1), com a pista molhada, alguns pilotos tiveram dificuldade para guiar seus carros, o francês Romain Grosjean, da Lotus, acabou tocando na traseira da HRT de Pedro de la Rosa, quebrou o bico do carro e largará apenas em 18º.


Bruno Senna foi eliminado no (Q2), novamente foi por poucos décimos, mas o piloto brasileiro promete uma corrida agressiva em Interlagos, para fechar com chave de ouro a temporada pela Williams. Michael Schumacher fazendo sua despedida da categoria, fez uma treino discreto e larga em 13º, atrás dele sai o japonês Kamui Kobayashi, outro piloto que não têm vaga garantida no grid para a próxima temporada.


O Grande Prêmio do Brasil, acontece neste domingo a partir das 14:00 horas, horário de Brasília, madrugada de segunda-feira aqui no Japão. Para Vettel ser tricampeão, basta que ele chegue em quarto, independente da posição de Alonso, quinto, sexto ou sétimo se Alonso não vencer. Terminar em oitavo ou nono e Alonso seja terceiro no máximo e caso o piloto da Ferrari não suba ao pódio, o alemão poderá até chegar em décimo que já leva o caneco.

Confira o grid de largada para o GP do Brasil:

1 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:12s458
2 - Jenson Button (McLaren) 1:12s513
3 - Mark Webber (RBR) 1:12s581
4 - Sebastian Vettel (RBR) 1:12s760
5 - Felipe Massa (Ferrari) 1:12s987
6 - Nico Hulkenberg (Force Índia) 1:13s206
7 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:13s253
8 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:13s298
9 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:13s489

Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)

10 Paul di Resta (Force Índia) 1:14s121
11 Bruno Senna (Williams) 1:14s219
12 Sergio Perez (Sauber) 1:14s234
13 Michael Schumacher (Mercedes) 1:14s334
14 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:14s380
15 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:14s574
16 Pastor Maldonado (Williams) 1:13s174 (perdeu 10 posições)
17 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:14s619

Eliminados na primeira parte do treino: (Q1)

18 Romain Grosjean (Lotus) 1:16s967
19 Vitaly Petrov (Caterham) 1:17s073
20 Heikki Kovalainen (Caterham) 1:17s086
21 Timo Glock (Marussia) 1:17s508
22 Charles Pic (Marussia) 1:18s104
23 Pedro de la Rosa (HRT) 1:19s576
24 Narain Karthikeyan (HRT) 1:19s699

Fotos © Ercole - LAT e Getty Imagens

sábado, 24 de novembro de 2012

Sauber anuncia Esteban Gutierrez para 2013.


Seguindo a onda da “dança das cadeiras”, ou melhor, do cockpit, o mexicano Esteban Gutierrez será o companheiro de equipe do alemão Nico Hulkenberg, para a temporada 2013 da F1, na equipe Sauber. Gutierrez, piloto reserva do time suíço, substituirá o japonês Kamui Kobayashi como já era o esperado.

Com forte apoio financeiro, Gutierrez era apontando desde o meio da temporada para a vaga de Kobayashi, que mesmo tendo conquistado o inédito pódio em Suzuka e estar na zona de pontuação em algumas etapas, não tinha o apoio de patrocinadores para garantir seu lugar na equipe. O bilionário Carlos Slim, dono da Telmex e principal patrocinador do time, já havia exigido que o reserva Gutierrez fosse promovido como titular e caso a Sauber quisesse continuar com o apoio dele e do governo mexicano, teria que fazer a mudança.

Neste caso, o piloto japonês não tinha como comprar esta “briga” com a gigante Telmex, agora suas opções para permanecer na categoria são poucas, existe uma pequena hipótese de um acordo com a Lotus, que fechou um contrato de patrocínio com a Coca-Cola, porém, Kobayashi disse que está tranquilo em relação ao seu futuro e a decisão não cabe somente a ele. Interlagos, palco de sua estreia na F1, poderá ser também de sua despedida, um triste fim para o carismático piloto japonês.


Esteban Gutierrez foi o terceiro colocado na temporada 2012 da GP2, ficou atrás apenas do campeão Davide Valsecchi e do vice, Luiz Razia. A equipe também anunciou nesta sexta-feira (23), em Interlagos, Robin Frijns como piloto reserva para 2013. O holandês é o atual campeão da Fórmula Renault 3.5.

Gutierrez “Após três anos de trabalho com a Sauber, eu me sinto muito grato pela atenção e força que tenho recebido de todos na equipe, o que me permitiu me tornar um piloto de F1 de uma forma muito progressiva. Depois de experimentar outras categorias como introdução à F1, este é um começo de um real desafio de ter sucesso no topo do esporte a motor. O apoio da minha família e dos meus patrocinadores tem sido um fator chave para eu chegar até aqui”.

Fotos © Sauber F1 Team

Charles Pic correrá pela Caterham em 2013.


O francês Charles Pic, atual piloto da equipe Marussia, correrá na temporada 2013 da F1 pela equipe Caterham, o anúncio oficial foi realizado nesta sexta-feira (23). Segundo o comunicado enviado à imprensa, o jovem piloto se junta a equipe anglo-malaia por um contrato de vários anos, mas não fica claro a duração do mesmo.

Cyril Abiteboul, chefe da Caterham, falou sobre o novo contratado: “Estamos muito contentes que Charles decidiu se juntar a nós para sua segunda temporada na F1 e além disso estamos todos ansiosos para trabalhar com um jovem piloto que mostrou claramente em sua primeira temporada na F1, que tem um bom ritmo. Ao longo da temporada de 2012, acompanhamos o seu progresso e, em várias ocasiões ele foi mais rápido que seu companheiro de equipe e veterano na categoria, nas sessões de classificação. Vamos continuar crescendo juntos”.

Charles Pic: “Eu tenho muito orgulho de confirmar que eu estou me juntando a Caterham F1 Team no próximo ano, eu estou ansioso para muitas temporadas de cooperação bem sucedidas. Estou entusiasmado por ter a oportunidade de continuar a crescer em uma equipe que tem uma relação técnica com uma série de empresas francesas globais, incluindo a Renault e Total, além de uma parceria oficial com a EADS. É claro que a equipe tem grandes ambições para o futuro: os investimentos já realizados e as decisões tomadas nos últimos meses mostram o quão comprometido os acionistas são para ter sucesso e demonstra a sua vontade de continuar em frente”.

A equipe não informou quem será o companheiro de Charles Pic, em 2013, mas muito provável que seja o russo Vitaly Petrov, já que ele têm um grande aporte financeiro. O finlandês Heikki Kovalainen, deverá deixar a equipe após o GP do Brasil. O time malaio também busca um bom resultado na corrida em Interlagos, para assim, garantir uma cota maior do prêmio destinado a classificação geral do mundial de construtores. Na vaga deixada por Pic na Marussia, a aposta é o nome do inglês Max Chilton.

Foto Caterham - divulgação

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lotus terá o patrocínio da Coca-Cola em 2013.


A Lotus confirmou nesta quinta-feira (22), que fechou uma parceria com a empresa Coca-Cola, para a temporada 2013 da F1. O novo patrocinador tem como objetivo divulgar a marca Burn, que é o energético vendido pela gigante empresa de bebidas. Com o grande sucesso de marketing de outros energéticos como: Red Bull, TNT, Lucozade, Maximuscle e Mad Croc, hoje presente em algumas equipes do grid, o investimento no setor é promissor.

O contrato terá início em janeiro do próximo ano, a notícia é excelente para o time de Enstone que vêm fazendo uma ótima temporada, onde venceu uma corrida em Abu Dhabi, com o finlandês Kimi Raikkonen. A dupla de pilotos para a temporada 2013 da F1, ainda não foi anunciada, apenas a vaga de Raikkonen foi confirmada, já o francês Romain Grosjean, permanece indefinido o seu futuro na equipe.


As chaces de Grosjean continuar são boas, mas os “rumores” indicam que o japonês Kamui Kobayashi e o finlandês Heikki Kovalainen, brigarão pela vaga, já que os dois perderão suas vagas nas equipes: Sauber e Caterham. Eric Boullier, chefe da equipe disse que ele esta orgulhoso que a Coca-Cola escolheu a Lotus F1 Team como o melhor veículo para representar a marca Burn. “Espero que possamos construir um novo modelo de marketing inovador, com conteúdo criativo e mídias sociais. Uma área onde a nossa equipe está à frente na Fórmula 1, nos últimos 18 meses o número de fãs é o que mais cresceu”.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Kuruma Mirai 2012 - Eco-Car



Em se tratando de tecnologia de ponta, o Japão é um dos países que mais investe em pesquisas na área ecológica, em todos os setores da economia são realizados vários projetos voltados as questões do meio ambiente. A indústria automotiva do país, busca sempre inovações com a fabricação de carros que produzem menos poluentes. Durante o último final de semana dias 17 e 18 de novembro, foi realizado o Kuruma Mirai 2012, na cidade de Nagakute, província de Aichi-ken, o evento contou com os novos lançamentos do setor: Eco-Car.


Para os fãs dos carros japoneses, as empresas trouxeram modelos que deverão chegar aos consumidores nos próximos anos, além de veículos que já são um sucesso de vendas. Quem foi ao evento pôde participar de palestras, ver demonstrações de como funciona o sistema Eco-Car e um número limitado de visitantes conseguiu fazer um teste drive. Cerca de 50 veículos estavam em exposição, modelos (EV) carro elétrico, (HV) híbridos, (PHV plug-in) híbridos com o sistema plug-ig e (FCV) entre outros, chamavam a atenção do público presente.


A Nissan lidera mundialmente as discussões sobre as vantagens dos veículos elétricos, que estão revolucionando o modelo de mobilidade. Em 2010, lançou o Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico a ser produzido em larga escala no mundo. Marco para a indústria automotiva, hoje o Nissan LEAF é comercializado no Japão, EUA e alguns países da Europa. O modelo já esteve no Brasil, no ano passado, foi o carro oficial da C40 SP - a conferência dos prefeitos das maiores cidades do mundo que discute soluções para enfrentar as mudanças climáticas do planeta.


O modelo Nissan LEAF Nismo RC, é o primeiro modelo da montadora desenvolvido para competições, com o motor elétrico e a bateria instalados ao centro. Atinge 100 km/h em 6,82 segundos e tem uma velocidade máxima de 149 km/h, e, pode-se recarregar a bateria até 80% em 30 minutos. Nas rodovias expressas do país existem vários 'postos' onde o motorista pode recarregar a bateria.


A Honda apresentou o modelo CR-Z Hybrid, considerado um dos carros com melhor desempenho híbrido do mercado, porém, não é o mais espaçoso e o consumo de combustível ainda é alto. Conversando com um dos expositores ele me disse que a montadora trabalha agora no sentido de aprimorar os pontos fortes do carro e destaca as linhas esportivas do modelo que têm agradado aos fãs da marca.


Quanto aos veículos de pequeno porte, destaque para o Smart Eletric drive: o carro é isento de emissões, silencioso e de fácil utilização, seu motor foi concebido para o trânsito dentro das cidades, mas não é considerado no país um (key jidosha). A fabricante destaca que o modelo vai à frente não apenas em matéria de proteção ambiental, pois o Smart Eletric drive, reúne dinâmica e conforto que só um carro elétrico pode proporcionar. Ainda é cedo para fazer análise sobre o custo beneficio, segundo os especialistas é um bom negócio ter um destes em casa.


A maior montadora do país, apresentou o Toyota COMS EV, o super compacto elétrico já está no mercado, segundo a fabricante será o futuro dos transportes. Tendo isto em mente, o COMS EV foi projetado para atingir uma velocidade máxima de 60 km/h, o tempo de carga total da bateria é de apenas 6 horas, o veículo têm uma autonomia de 50 km, pesa cerca de 410 kgs e possuiu motor de 5kw, além de um espaço de 150 litros para cargas. A rede de lojas de conveniência Seven Eleven, já está utilizando alguns modelos para fazer entregas. O modelo tem preços a partir de ¥ 798.000, porém, achei o carro com poucos itens de segurança, um dos pontos fracos é as portas, que são de lona, uma colisão lateral poderia machucar o motorista seriamente e no verão o calor interno provavelmente é alto.


O público prestigiando o evento Kuruma Mirai 2012, creio que estava abaixo das expectativas, conversando com alguns visitantes eles me disseram que estão preocupados quanto as questões ambientais, mas poucos comprariam hoje um modelo com as novas tecnologias, o custo beneficio ainda é alto, quem sabe em um futuro próximo os possíveis compradores podem mudar de opinião...


Em Las Vegas, José França termina etapa do Skusa na 12ª posição.



Com bom desempenho na corrida principal, José França participou no último final de semana do Skusa, um dos principais torneios de kart dos Estados Unidos e do mundo, que foi realizado no estacionamento do Rio All-Suites Hotel e Casino, em Las Vegas. O piloto competiu na categoria TaG Master contra 44 pilotos de várias partes do mundo. França enfrentou alguns problemas técnicos nos treinos livres e na classificação, mas viu evolução na corrida principal e recebeu a bandeirada na 12ª posição.

O piloto destacou as dificuldades de se participar de uma competição em uma pista montada dentro de um estacionamento. Diferentemente de um kartódromo, o piso é composto em partes por concreto e asfalto e tem muitas ondulações, o que traz mais dificuldade na hora de acertar o kart. Porém, José França obteve bons resultados nos treinos livres e no warm up de sábado.


França trabalhou no acerto do equipamento visando às três baterias que classificaram os pilotos para a prova final. Com problemas de falta de potência no motor, conseguiu na soma das provas o 19º lugar no grid para a final. Na corrida, o piloto solucionou os contratempos, realizou uma prova agressiva e conseguiu manter um bom desempenho, ultrapassando sete competidores para terminar no 12º lugar.


Las Vegas

“É sempre bom participar de uma prova internacional, ainda mais em Las Vegas, que é uma cidade fantástica. Minha participação no Skusa não foi das melhores em função de alguns problemas que tive com o motor. Consegui andar bem justamente na prova final, onde fiz uma boa largada e ultrapassei bastante gente. De modo geral, o resultado é positivo. Acredito que tinha condições de andar na frente e brigar pelo pódio”.

Fotos Flávio Quick - Fonte Eversports

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gianluca Petecof abandona prova, mas cumpre objetivo de chegar à final em Las Vegas.


Gianluca Petecof participou, mais uma vez, de um campeonato internacional em sua curta carreira. A 16ª edição do Skusa, um dos principais torneios do kartismo norte-americano e do mundo, aconteceu no último final de semana, no imenso estacionamento do Rio All-Suites Hotel e Casino, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Pela categoria TaG Cadete, Petecof encerrou as atividades satisfeito por ter cumprido o objetivo de chegar à final. Gianluca esteve sempre entre os primeiros colocados nos treinos livres e classificação, mas enfrentou problemas mecânicos e abandonou a prova principal devido a um acidente.

O piloto de Alphaville, que completou 10 anos no dia do início das atividades, competiu pela equipe AM Engines e utilizou motores Touch and Go de 125 cilindradas, refrigerados à água, sem caixas de marcha e com partida elétrica. Devido ao grande número de pilotos inscritos em sua categoria, cerca de 70 competidores de 10 nacionalidades, os treinos livres foram divididos em dois grupos. Na classificação, os pilotos também foram separados a fim de disputar as três baterias, que classificaram os 40 melhores para a Super Final.

Petecof iniciou muito bem as primeiras atividades do evento. Logo de cara, cravou o segundo tempo na somatória dos dois primeiros dias de treinos livres. Depois, manteve-se sempre no Top-10 com um desempenho muito bom, levando-se em conta que o piloto competiu contra adversários de até 13 anos. Na classificação, Gian enfrentou problemas com a corrente e não completou todas as voltas, terminando na 29ª posição. Com a separação dos tempos devido à divisão dos grupos, o piloto largou da 17ª posição nas três baterias. Mesmo assim, realizou uma boa corrida e conseguiu se classificar para as finais. Foi sétimo, nono e, quando estava em quarto na terceira e última classificatória, recebeu um toque na traseira e caiu para a 23ª posição. Assim, Petecof largou do 20º lugar na corrida final.


No domingo, Petecof participou do warm up e novamente apresentou um desempenho muito bom: cravou o segundo tempo. Na prova, o piloto largou bem, colocou um ritmo rápido em seu kart, mas na última curva, quando estava em oitavo, foi acertado em cheio por um adversário que tentou ultrapassá-lo. O piloto ainda conseguiu classificar-se no 34º posto. Mesmo com o acidente, Gian destacou o aprendizado e a experiência como ponto alto de sua participação. Agora, o piloto se prepara para a última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que será realizada dia 8 de dezembro, no kartódromo de Interlagos.

Final de semana

“O torneio mostrou que estamos muito bem preparados, já que consegui andar sempre entre os primeiros colocados. É uma das provas mais difíceis com pilotos de todas as partes do mundo, que se preparam o ano todo para correr em Las Vegas. Acho que cumprimos nossos objetivos mesmo sem terminar a corrida. Fiz o segundo tempo na geral entre 70 pilotos e pude me avaliar perante os outros. Porém, tivemos um problema na classificação que nos jogou para a parte de trás do grid. Isso atrapalhou um pouco a corrida, mas mesmo assim conseguimos chegar à final”.

Fotos Flavio Quick - Fonte Eversports

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Antonio Felix da Costa vence o Grande Prêmio de Macau de F3.


O português Antonio Felix da Costa, colocou seu nome na lista dos ilustres vencedores do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, na prova final da categoria realizada no último domingo (18), o piloto da Carlin que largou na pole, teve uma excelente atuação. Na largada ele sofreu uma grande pressão do piloto sueco Felix Rosenqvist, que chegou a ultrapassa-lo na reta, mas chegando na curva Lisboa, o português fez uma manobra perfeita pela direita e novamente retomou a ponta da corrida para não sair mais.

Felix da Costa, recentemente participou dos testes para jovens pilotos da F1, em Abu Dhabi, pela equipe RBR e liderou uma das sessões. O piloto português logo que reassumiu a liderança da corrida, não deu chances para seus adversários e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 1s573, sobre o segundo colocado o sueco Felix Rosenqvist (Mücke Motorsport), o inglês Alex Lynn (Fortec Motorsport), completou o pódio, igualando os resultados da prova de qualificação realizada no sábado.


O estreante Pascal Wehrlein (Mücke Motorsport), chegou na quarta colocação, o alemão chegou em Macau como um dos favoritos da prova. Os brasileiros: Felipe Nasr e Pipo Derani, tiveram um ótimo desempenho no circuito da Guia, terminando a prova em 5º e 6º respectivamente. Já o vencedor da corrida do ano passado, Daniel Juncadella, abandonou ainda na segunda volta.

Hideki Yamauchi (B-Max Engineering), foi o melhor piloto japonês na prova, chegando em décimo quarto, Yuichi Nakayama (Petronas Tom's), foi o 21º e o atual campeão da F3 Japan, Ryo Hirakawa, da equipe (KCMG by RSS), abandonou. A prova não teve muitos incidentes, fato raro em se tratando do GP de Macau.


Antonio Felix da Costa (Carlin): “Ganhar aqui foi incrível. Eu estava em todas as voltas no limite o tempo todo, foram 15 voltas quase que sem cometer erros, as duas últimas voltas foram especialmente emocionante. Esta vitória é a maior da minha carreira até agora. Foi uma disputa equilibrada e penso que proporcionamos a todos um grande espetáculo”.

Felix Rosenqvist (Mücke Motorsport): “Foi uma disputa acirrada. No início, eu consegui momentaneamente a liderança, mas não fui capaz de manter a posição. Na verdade, eu queria ganhar aqui e cheguei perto. Eu também estou feliz com o segundo lugar, fiquei bem próximo do Felix da Costa em todo final de semana e na prova final a diferença foi de apenas um segundo e meio”.

Pascal Wehrlein (Mücke Motorsport): “O quarto lugar não é tão ruim para um estreante. Durante todo o fim de semana, eu fui capaz de melhorar meu desempenho. No meio da corrida, tivemos problemas com o meu carro e decidimos recuar um pouco, porque eu provavelmente tinha um desgaste de pneus muito grande nos estágios iniciais. Para o final, ficou um pouco melhor de novo”.

Fotos CGPM - divulgação

Pedro Cardoso sofre toque e abandona prova em Las Vegas.


Atual campeão brasileiro e paulista de kart, Pedro Cardoso disputou no último final de semana a 16ª edição do Skusa, um dos principais torneios de kart dos Estados Unidos e do mundo, que foi realizado no estacionamento do Rio All-Suites Hotel e Casino, em Las Vegas. Pela segunda vez no campeonato, o brasiliense participou na categoria TaG Júnior e andou sempre entre os mais rápidos nos treinos livres e nas baterias classificatórias. O piloto de 13 anos competiu com um kart da equipe PSL, que utiliza motores Touch and Go de 125 cilindradas, refrigerados à água, sem caixas de marcha e com partida elétrica. Na prova final, Cardoso sofreu um toque e abandonou a disputa.

Em ótima fase na carreira, Pedro iniciou os primeiros treinos livres na tentativa de encontrar o melhor acerto do equipamento. Mesmo brigando contra pilotos de até 17 anos, manteve-se sempre entre os 10 mais rápidos de sua categoria e finalizou as duas primeiras baterias classificatórias nas sétima e oitava posições. Na terceira e última prova antes da final, Cardoso tinha condições de buscar a vitória, estava em terceiro quando recebeu um toque de um dos adversários e caiu para o 12º posto. Assim, com a soma dos pontos das três baterias, Pedro largou da 11ª posição na Super Final.

No warm up pela manhã, o piloto deu mostras de que poderia brigar pelas primeiras colocações. Cravou o quinto tempo, a apenas 275 milésimos do mais rápido e 54 do segundo colocado. Satisfeito com o desempenho do kart, Cardoso foi para a corrida confiante em conquistar mais um bom resultado. Na largada, partiu para cima na tentativa de ganhar algumas posições ainda na primeira volta, mas sofreu um toque que danificou seu equipamento. Com o kart avariado, tentou prosseguir na prova, mas foi obrigado a abandonar a corrida nas voltas seguintes.

Fora da prova e da disputa pelo título, Pedro Cardoso concentra-se a partir de agora no Mundial de Kart Rotax, que será realizado dia 1º de dezembro, em Portimão, Portugal.

Skusa

“Foi uma pena o que aconteceu na prova final em Las Vegas. Evoluímos muito durante a semana e acho que tínhamos condições de ficar entre os primeiros colocados. Acho que fui prejudicado na terceira bateria classificatória, pois estava em terceiro e tinha condições de brigar pela vitória e, assim, largar um pouco mais à frente na Super Final. Infelizmente, partir do meio do pelotão é complicado devido às confusões que geralmente acontecem na primeira volta. Na primeira curva, sofri o toque que danificou meu kart e não pude completar a corrida”.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lewis Hamilton vence o GP dos EUA.


E não é que o inglês Lewis Hamilton domou o “touro vermelho” de Sebastian Vettel e conquistou a vitória no GP dos EUA! Em uma bela apresentação com direito a ultrapassagem nas voltas finais, o piloto da McLaren foi brilhante, venceu no novíssimo Circuito das Américas, no retorno da F1 ao país e com os resultados adiou a decisão do título da temporada 2012 da F1.

Sebastian Vettel que dominou todos os treinos livres e a classificação realizada no sábado, largou na pole e abriu boa vantagem no começo da corrida, porém, não resistiu a pressão de Hamilton no final da prova e chegou na segunda posição, com Fernando Alonso, completando o pódio. Mesmo sem ter vencido em Austin, Vettel ampliou a vantagem na liderança do campeonato para 13 pontos e decidirá em Interlagos - Brasil, o tricampeonato com Alonso.


Felipe Massa fez uma excelente corrida, pois largou em décimo primeiro e chegou em quarto, a equipe Ferrari resolveu trocar o câmbio de seu carro e o brasileiro perdeu 5 posições no grid. Com isso, ajudou o companheiro Alonso na largada, o espanhol ganhou uma posição, saiu em sétimo e do lado limpo da pista pôde fazer seu trabalho com mais facilidade. O jogo de equipe neste caso evitou que Vettel coloca-se a mão na taça já no circuito texano.

Jenson Button em uma corrida de recuperação chegou em 5º, Kimi Raikkonen que perdeu algumas posições na largada por ter saído pelo lado sujo da pista, teve um bom ritmo e foi o 6º com seu companheiro Romain Grosjean em 7º, o francês teve vários problemas durante a prova e soube manter a calma e recuperar as posições perdidas. Nico Hulkenberg, levou a Force Índia, novamente a zona de pontuação chegando em 8º. A dupla da Williams, com Pastor Maldonado e Bruno Senna, foram 9º e 10º respectivamente.


Hamilton com a vitória é o segundo piloto que mais venceu em 2012, ficando atrás apenas de Vettel, o inglês poderia estar brigando pelo título deste ano, no entanto, a McLaren foi uma equipe de altos e baixos na temporada e pequenos erros fizeram a diferença no final. No próximo final de semana será realizado o GP do Brasil, em Interlagos - São Paulo, a prova encerra o campeonato e decidirá o tricampeonato.

Segue o resultado do GP dos EUA:

1 - Lewis Hamilton (McLaren) 56 voltas
2 - Sebastian Vettel (RBR) 0s600
3 - Fernando Alonso (Ferrari) a 39s200
4 - Felipe Massa (Ferrari) a 46s000
5 - Jenson Button (McLaren) a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 1:04s400
7 - Romain Grosjean (Lotus) a 1:10s300
8 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 1:13s700
9 - Pastor Maldonado (Williams) a 1:14s500
10 Bruno Senna (Williams) a 1:15s100
11 Sergio Perez (Sauber) a 1:24s300
12 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1:24s800
13 Nico Rosberg (Mercedes) a 1:25s500
14 Kamui Kobayashi (Sauber) a 1 volta
15 Paul di Resta (Force Índia) a 1 volta
16 Michael Schumacher (Mercedes) a 1 volta
17 Vitaly Petrov (Caterham) a 1 volta
18 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
19 Timo Glock (Marussia) a 1 volta
20 Charles Pic (Marussia) a 2 voltas
21 Pedro de la Rosa (HRT) a 2 voltas
22 Narain Karthikeyan (HRT) a 2 voltas  

Fotos Getty Imagens - LAT