segunda-feira, 6 de maio de 2013

DTM: Augusto Farfus vence em Hockenheim.



A temporada não poderia ter começado melhor. Na corrida de abertura da temporada do DTM no circuito alemão, o que se viu foi festa brasileira e da BMW, que fez dobradinha com o alemão Dirk Werner em segundo. Além de ter sido o primeiro brasileiro a vencer no DTM, Augusto Farfus Jr também se tornou o primeiro a liderar o importante Campeonato Alemão de Turismo, ao conquistar a vitória da primeira etapa da temporada, neste domingo (5). Essa foi a terceira corrida consecutiva que o brasileiro subiu ao pódio e sua segunda vitória na categoria.

O curitibano completou em primeiro lugar as 42 voltas de uma corrida que teve um início movimentado, no autódromo de Hockenheim. Na largada, o pole Timo Scheider, da Audi, manteve a liderança com Farfus colado seguindo no mesmo ritmo durante as primeiras quatro voltas, quando o brasileiro conseguiu a ultrapassagem. Na volta seguinte, o Safety Car foi acionado devido às chamas no carro do francês Adrien Tambay, que com problemas no seu Audi o estacionou ainda na pista antes da entrada do complexo chamado de “Estádio”, no último trecho da pista.


Com a intervenção, os líderes optaram por fazer a primeira das duas paradas obrigatórias. Após um pit-stop de 3.3s, Farfus voltou na terceira posição atrás de Scheider e do estreante alemão Pascal Wehrlein, da Mercedes, que optou por não parar. A relargada aconteceu na 8ª volta, e aí veio a parte dura da corrida para o brasileiro.

Com uma estratégia diferente da maioria, Augusto teve de gerenciar o desempenho dos pneus duros e, como esperado, não conseguia manter o mesmo ritmo em comparação aos pilotos com pneus macios e aos poucos foi perdendo posições e espaço para os ponteiros. Mas era uma questão de paciência e tempo. Na volta 24, a equipe RBM chamou o curitibano para sua segunda e última parada obrigatória, recolocando os pneus macios, o que proporcionou melhor performance à BMW M3 de Farfus.

A partir daí a corrida virou a favor do brasileiro. Já tendo usado os pneus duros e cumprido o regulamento - que obriga o uso dos dois compostos -, Augusto pôde imprimir ritmo forte e fez a estratégia funcionar com tempos de volta cerca de um segundo mais rápidos que os principais rivais, recuperando espaço para assumir a liderança na volta 32, quando o alemão Christian Vietoris e o inglês Gary Paffett completaram a segunda parada.


Ainda com bom ritmo, Augusto esperou a parada do alemão Dirk Werner, último a entrar para os pits, para assumir a ponta em definitivo até a bandeirada. O hino brasileiro foi cantado ao vivo no pódio e a vitória mais que festejada pelo curitibano, que agora lidera o campeonato com 25 pontos contra 18 do seu companheiro de montadora Werner e 15 de Vietoris. Augusto defenderá a liderança em Brands Hatch, na Inglaterra, daqui a duas semanas, quando o DTM volta à pista no histórico circuito inglês.

Augusto Farfus:

Corrida:

“Foi um fim de semana fantástico, perfeito! A equipe fez uma ótima estratégia, paramos na hora certa, especialmente no primeiro pit-stop quando o safety car entrou. Tudo funcionou, fizemos a melhor volta e nosso ritmo era bom tanto com os pneus duros quanto com os macios em relação aos outros nas mesmas condições, isso foi determinante”.

Campeonato:

“Vamos dar um passo por vez, é excelente começar o campeonato com uma vitória, mas como havia falado, meu objetivo é fazer uma temporada limpa e otimizar ao máximo cada etapa, sempre saindo com o melhor resultado dentro das possibilidades de cada prova”.

Confira o resultado final da etapa de Hockenheim:

1 - Augusto Farfus - RBM BMW - 42 voltas
2 - Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 3s692
3 - Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9s675
4 - Gary Paffett - HWA Mercedes - a 12s613
5 - Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 13s212
6 - Timo Scheider - Abt Audi - a 13s753
7 - Joey Hand - RBM BMW - a 14s100
8 - Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 14s477
9 - Marco Wittmann - MTEK BMW - a 17s894
10 Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 19s537
11 Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 20s902
12 Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - a 26s169
13 Martin Tomczyk - RMG BMW - a 30s904
14 Jamie Green - Abt Audi - a 41s166
15 Miguel Molina - Phoenix Audi - a 43s535
16 Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 54s077
17 Andy Priaulx - RMG BMW - a 2 voltas

Não completaram: Mattias Ekstrom, Edoardo Mortara, Timo Glock, Robert Wickens e Adrien Tambay.

Fotos DTM divulgação - Fonte Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário