segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bruno Senna arrisca em Silverstone e estreia vencendo no WEC.



Piloto da Aston Martin anda no molhado com pneus de seco e segura liderança na classe. Uma aposta arriscada de Bruno Senna ajudou a Aston Martin a conquistar a vitória nas 6 Horas de Silverstone, prova de abertura da temporada 2013 do Campeonato Mundial de Endurance - WEC. Ao assumir o volante do Vantage V8 da Aston Martin da classe GTE Pro, o piloto brasileiro foi surpreendido pela chegada da chuva num momento em que sua equipe liderava com 15 segundos de vantagem para a Ferrari do japonês Kamui Kobayashi e do finlandês Toni Vilander.

Acreditando na melhoria do tempo, Bruno decidiu se manter na pista com pneus de seco, enquanto a Ferrari optou pela troca pelos intermediários. “Andei oito voltas com slicks, sem experiência com o carro nessas condições, mas a aposta deu certo”, festejou Bruno, que estreou com o pé direito na nova categoria - o carro saiu na pole, comandou as 171 voltas e ainda fez a volta mais rápida.


Velho frequentador do pódio de Silverstone, que conhece bem dos seus dias na Fórmula 3 e na Fórmula GP2, Bruno elogiou o trabalho da equipe oficial da Aston Martin. “Foi um dia muito bom. O carro estava sólido desde os treinos classificatórios. Hoje, não deu nenhum problema. Só precisamos nos preocupar em reabastecer, trocar pneus e mudar os pilotos, sem qualquer drama”, explicou Bruno. Terceiro a ocupar o cockpit do modelo inglês, Bruno louvou o esforço do alemão Stefan Mücke, integrante do trio completado pelo britânico Darren Turner. “Ele largou e conseguiu imprimir um ritmo forte que nos manteve à frente”, explicou.

Pelo planejamento da equipe, Bruno deveria estar ao volante para receber a bandeira quadriculada, mas as duas neutralizações da prova para limpeza de detritos na pista diminuíram o ritmo, baixaram o consumo de combustível e permitiram que Turner esticasse a sua tocada. “Eu andaria apenas mais sete voltas. Quando ele parou pela última vez para colocar combustível, fazia todo sentido que não houvesse a troca do piloto”, disse.


Apesar da alegria pelo resultado, Bruno fez questão de manter os pés no chão e reforçar o discurso segundo o qual o campeonato será intensamente disputado. Todos os carros da GTE Pro completaram a corrida e espera-se a estreia de outros competidores em Spa, onde o calendário voltará a ser movimentado dia 4 de maio. “Vai ser muito difícil. Hoje, os problemas mecânicos foram poucos. Nosso carro está superconfiável, mas os adversários também estão fortes”, concluiu.

Entre os supervelozes protótipos da LMP1, o escocês Alan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval comandaram a dobradinha do Audi R18 e-tron quattro, percorrendo a distância total em 197 voltas e superando o segundo carro da fábrica alemã - dividido por Lotterer-Tréluyer-Fassler - por menos de quatro segundos. A outra vitória brasileira do dia foi alcançada por Antonio Pizzonia com o Oreca-Nissan da LMP2, juntamente com os ingleses James Walker e Tor Graves.

Fotos AMR Divulgação/MF2

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