segunda-feira, 29 de abril de 2013

Super GT 2013: Nakajima e Rossiter vencem os 500 km de Fuji.



A segunda etapa da temporada 2013 da Super GT, foi realizada nesta segunda-feira (29), feriado de Golden Week, no circuito de Fuji Speedway. Após 500 kms de prova pela categoria (GT500), a vitória ficou com a dupla: Kazuki Nakajima e James Rossiter, da equipe Petronas Tom's, que largaram na pole e lideram boa parte das 110 voltas. O domínio dos modelos Toyota Lexus SC430 foi surpreendente, as cinco equipes que correm com Lexus, ocuparam as seis primeiras colocações.

O carro #36 dos vencedores, só perdeu a liderança por algumas voltas por causa da estratégia da equipe Denso, com a dupla: Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura, antes da prova o veterano piloto Wakisaka dizia que tinha uma tática arriscada que poderia dar certo para a longa corrida, só que um desgaste prematuro dos pneus fez com que o carro #39 perdesse rendimento e terminaram apenas em quarto.

Yuji Tachikawa parceiro de Kohei Hirate na equipe Zent Cerumo, com um ritmo muito forte no final da prova chegou a encostar no líder Nakajima, mas não teve a chance de tentar a ultrapassagem devido ao tráfego dos (GT300), terminando em segundo. Já a dupla: Kazuya Oshima e Yuji Kunimoto, completaram o pódio para a equipe Eneos.

O brasileiro João Paulo de Oliveira, que faz dupla com o japonês Tsugio Matsuda, na equipe Calsonic Impul, colocou seu Nissan GT-R de número #12, entre os modelos Lexus, terminando em quinto, o paulista largou em sexto e durante a prova esteve na quarta posição, mas não tinha como acompanhar seus adversários e dentro das limitações de seu equipamento, fez uma boa prova, marcando pontos importantes no campeonato.

Em uma pista onde o domínio foi todo da Toyota, os modelos Honda HSV-010 foram os coadjuvantes, o melhor resultado foi da dupla: Takuya Izawa e Takashi Kogure, vencedores da etapa de abertura do campeonato em Okayama, Kogure foi agressivo o tempo todo, porém, o carro não rendeu como o esperado, chegando apenas em sétimo.


Na categoria (GT300), a equipe R&D Sport que largou na pole com o modelo Subaru BRZ, pela segunda corrida consecutiva, não passaram da primeira volta, o carro que teve problemas durante os treinos livres voltou a deixar o time na mão. A Honda com o modelo CR-Z do Team Mugen, com a dupla: Yukni Nakayama e o experiente Hideki Mutoh, liderou quase toda a corrida e levaria a taça com facilidade, mas na última volta perdeu rendimento e foi superado pelo Toyota Prius da equipe Panasonic APR, guiado pelos pilotos: Morio Nitta e Koki Saga, que enfim venceram na categoria.

Na terceira colocação chegou a Lamborghini Gallardo, do time Crystal Croco, pilotados pela trio: Kouji Yamanishi, Shinya Hosokawa e Yuya Sakamoto. A próxima etapa da Super GT, acontece no dia 16 de junho do circuito de Sepang, na Malásia.

Segue o resultado final da categoria GT500:

1 - Kazuki Nakajima e James Rossiter 110 voltas
2 - Yuji Tachikawa e Kohei Hirate a 3s373
3 - Kazuya Oshima e Yuji Kunimoto a 20s075
4 - Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura a 24s320
5 - João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda a 41s542
6 - Daisuke Ito e Andrea Caldarelli a 42s964
7 - Takuya Izawa e Takashi Kogure a 1:32s512
8 - Ralph Firman e Kosuke Matsuura a 1:33s447
9 - Satoshi Motoyama e Yuhi Sekiguchi a 1 volta
10 Naoki Yamamoto e Frederic Makowiecki a 1 volta
11 Seiji Ara e Andre Couto a 1 volta
12 Hironobu Yasuda e Michael Krumm a 1 volta
13 Ryo Michigami e Daisuke Nakajima a 2 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário