domingo, 8 de abril de 2012

Rafael Suzuki correrá na F3 Japan temporada 2012.


A temporada 2012 da Fórmula 3 japonesa começará na próxima semana e desta vez com o retorno do brasileiro Rafael Suzuki as competições em solo japonês, o paulista que disputou a temporada 2010 da F3 Japan pela equipe Petronas Tom's, correrá pela equipe Mad Croc Toda Racing que têm o apoio da Honda.

Em 2010 Rafael Suzuki disputou 14 corridas e venceu três delas, conquistou 9 pódios e terminou o campeonato na 3ª colocação, poderia ter saído com o vice-campeonato se a equipe Petronas Tom's não tivesse deixado de fora das duas últimas corridas da temporada, na ocasião o piloto brasileiro estava se preparando para correr o mundial da categoria em Macau.

O campeonato contará com 15 etapas duplas e triplas disputadas nos principais circuitos do país, a novidade é que a categoria correrá pela primeira vez fora do Japão, a corrida será realizada provavelmente no mês de junho, no circuito de Zhuhai na China. As categorias C e N deverão correr juntas este ano, os chassis utilizados serão os Dallara F306/7/8 e F312. Nos testes da pré-temporada 14 carros participaram das atividades com destaque para os carros com o novo chassis “F312”.

Ainda está semana divulgarei por aqui a lista oficial de pilotos e equipes que disputarão a temporada 2012 da Fórmula 3 Japan. Com uma maior experiência na categoria o brasileiro Rafael Suzuki tem tudo para fazer uma excelente temporada, talento para acertar o carro ele têm de sobra, o paulista foi muito elogiado pela mídia japonesa em seu primeiro ano por aqui. Desejo sorte a ele e estarei acompanhando provavelmente 10 etapas in-loco.  

8 comentários:

  1. Tudo bom Rogério,

    Boa a notícia do retorno do Rafael Suzuki ao automobilismo japonês.

    ...creio que ele perdeu um tempão na carreira por ficar um ano sem estar em evidência e, principalmente, por não estar competindo em alguma categoria forte e de alto nível como vinha acontecendo. Ele estava embalado, com bons resultados, reconhecido no país e ao meu ver deveria ter dado um passo acima visando a Super GT e a Formula Nippon...

    ...confesso que fiquei surpreso com o seu retorno ao Brasil...

    O João Paulo de Oliveira, tambem conhecido carinhosamente como JP, é mais do que uma prova concreta de que é possível ser feliz como piloto profissional, independente da Formula 1. Será que o JP está infeliz no Japão ? Creio que não... muito pelo contrario, é um Campeão!!!

    Esse hiato de um ano pode ser um pouco doloroso para o Rafael até retomar o ritimo, porem ele já provou que possui muito talento para vencer. Todavia, terá que enfrentar novas carnes de pescoço e recuperar um pouco do seu prestígio.

    Um questão que precisa ser repensada tanto pelo JP de Oliveira, quanto o Rafael Suzuki, é referente a comunicação com a midia e público local. Um básico de conversação japonesa é imprecindível para uma maior exposição na midia e ampliação da gama do público.

    O piloto italiano Ronnie Quintarelli ou o alemão Michael Krumm, ambos veteranos radicados no Japão, podem até ter resultados abaixo do JP, mas são sempre mais procurados pela midia pois possuem o poder da conversação japonesa.

    ... ambos os pilotos JP e Rafael, poderiam tambem ampliar o aprroach na comunidade brasileira no Japão e conquistar mais fãs, alem de compartilhar os resultados como ícones brasileiros com os compatriotas. Certamente, uma boa parcela da comunidade, que é apreciadora de velocidade, talvez ainda não os conheçam e poderiam se tornar fãs potenciais.

    Sou fã dos dois e estarei na torcida por eles nesse ano tambem!!!

    Abração Rogério!!!

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  2. Assino em baixo sobre o comentário do colega ai em cima, os pilotos brasileiros no Japão precisam se ligar... João Pedro - Macau

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  3. Muito bom!
    Belas palavras do Edison também!

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    1. Olá amigos, obrigado pela visita e comentários, vou tentar responder aos três de uma só vez. Edison, Pedro e Dino, pois bem, em 2011 Rafael Suzuki foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil de kart na categoria graduados, essa foi a forma com que ele se manteve na medida do possível nas pistas, mas todos nós sabemos o quanto é difícil ficar longe das competições internacionais com as quais ele estava acostumado, entretanto creio que essa pausa de 1 ano será revertida em boas atuações na F3 Japan, pois agora ele já conhece as pistas e seus principais concorrentes.

      Outro ponto interessante é a equipe com a qual irá correr, a Mad CrocToda Racing deverá utilizar os chassis Dallara F308, ou seja a versão antiga, já a Petronas Tom's vai correr com o novo F312, para saber a real diferença entre eles somente após o início da temporada, nos testes da pré-temporada o “novo” foi melhor, agora se vai continuar assim é uma incógnita...

      Agora foi chegar ao ponto que mais me preocupa no que diz respeito aos pilotos brasileiros que correm aqui , no quesito comunicação, tanto Suzuki quanto João Paulo de Oliveira só falam em inglês com as mídias e para o grande público, fãs, isso é uma barreira enorme. No caso de Suzuki daremos um desconto pois correu aqui apenas em 2010, já JP é veterano foi campeão nas categorias Fórmula 3 e Fórmula Nippon.

      Aqui no blog os comentários não são restritos, quem quiser pode falar o que vier na telha, mas quanto é para criticar geralmente as pessoas enviam e-mail, mensagens privadas no facebook ou twitter. E ai que está o problema, o que as pessoas reclamam do campeão JP, na questão falta de atenção para com os fãs é muito grande, tem pessoas que dizem que tentam interagir com ele nas redes sociais e NUNCA tem sua pergunta respondida e dizem que quando o piloto responde é para algum figurão da imprensa brasileira.

      Ontem passou um especial sobre a categoria Super GT na TV aberta e sabem quais os pilotos que foram procurados pela imprensa japonesa ? Apenas o alemão Michael Krumm e o italiano Ronnie Quintarelli, por ai vocês podem ver que o comentário do Edison faz sentido. Não creio que um piloto quer ficar correndo no Japão até se aposentar, se quiser ter seu nome em evidência terá que mudar um pouco a atitude em relação aos fãs, mídias internacionais e nacionais, só assim poderão mudar sua imagem...

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  4. Nossa hoje será a primeira vez que vou comentar aqui, toda semana dou uma passada pelo blog porque é um dos únicos que fala das categorias japonesa no idioma português, morei em Shizuoka por 10 anos e agora estou no Brasil, eu sempre fui assistir as categorias de gran turismo Super GT em Fuji e adorava, só que uma coisa que vi nos comentários deste post do Suzuki deu a deixa para eu falar sobre o campeão JP. Meu caro Lima, você tem muita paciência para ficar falando desse piloto aqui que não merece nem uma linha, acho que você está perdendo tempo em divulgar ele porque o cara é um poço de arrogância, fui várias vezes ver as corridas dele e sempre o brasileiro está com uma cara amarrada e não dá bola para a torcida local e nós brasileiros ai, sem chances de ter um sequer : olá ,oi, obrigado por ter vindo torcer por mim... Se esse piloto sair do Japão não vai a lugar algum, não tem carisma e é melhor nem falar mais nada...Desculpa o desabafo! Blog está show mesmo.

    Castilho de Nova Friburgo - RJ

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    1. Olá Castilho, não precisa se desculpar, como eu disse no extenso comentário aqui no blog, o espaço é de todos e não são moderados as críticas, elogios ou sugestões. Bom, sobre o que disse do piloto JP eu sei disso, você não é a primeira pessoa e talvez não será a última a reclamar, acho isso muito chato e eu não entendo essa atitude do campeão.

      Deixei para responde-lo aqui após a abertura da temporada 2012 da Fórmula Nippon onde fui cobrir os dois dias das competições, no domingo fui até os boxes da equipe Impul e para minha surpresa a recepção dele foi ótima, espero que continue assim com todos. Continuarei falando dos campeonatos japoneses como sempre fiz, independente de qualquer atitude dele, pois faço as postagens em português porque gosto e estou sempre indo assistir as corridas.

      Abraços e continue participando.

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  5. Vamos continuar essa discussão.
    Nagoya é a cidade mais próxima da comunidade brasileira no Japão. A maior casa noturna da região é a única empresa que dá valor e investe nos brasileiros.
    Por isso tem sua recompensa e reconhecimento.

    Contratam brasileiros para trabalhar em posições estratégicas e também investem numa festa trimestral para os patrícios.

    Essa festa completa 8 anos de sucesso este ano.

    Quanto será que eles já faturaram nestes 8 anos com a comunidade de brasileiros?
    Os eventos de Drift também atraem milhares de brasileiros e os pilotos japoneses são bem mais acessíveis.

    São oportunidades que as pessoas as vezes não enxergam.

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    1. Caro amigo Dino, você está coberto de razões, fico pensando onde é que está o erro mas até agora não cheguei a uma conclusão. Neste último final de semana estive em Suzuka para cobrir a abertura da temporada F3 Japan e FNippon e apesar de ter dois brasileiros no grid, posso contar nos dedos a quantidade de brasileiros que havia no circuito e olhe que andei pra caramba.

      Outra fato interessante é que não existe empresas brasileiras patrocinando o automobilismo japonês, será porque ? Você disse tudo aqui, muita gente ganha ou ganhou dinheiro com nossos compatriotas, o faturamento é sem dúvidas gigantesco ! Quem sabe os pilotos não participam de mais eventos da comunidade para colocar seus nomes em evidência, creio que só assim terão sucesso neste país. Mesmo sendo campeões é preciso ficar ligado aos acontecimentos da comunidade.

      Abraços

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