terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Gustavo Lima abre temporada 2014 com disputa do Toyota Racing Series, na Nova Zelândia.


Faltando poucos dias para o início do ano novo, 2014 já reserva um grande desafio para a carreira de Gustavo Lima. O jovem piloto de Brasília vai disputar, pela primeira vez, o Toyota Racing Series, tradicional campeonato realizado na Nova Zelândia. Lima, que deve seguir na Fórmula 4 por mais uma temporada, terá desde janeiro um grande aprendizado pela frente, já que vai lidar com um carro novo e pistas ainda desconhecidas. O brasileiro vai correr pela M2 Competition, time campeão da temporada passada com Nick Cassidy, e terá como um dos seus companheiros o também brasiliense Pedro Piquet, filho caçula de Nelson Piquet.

Como preparação antes de embarcar para o outro lado do mundo, Gustavo viajou para Valência, na Espanha, onde fará alguns testes privados com um carro de Fórmula 3 para readquirir ritmo de pista. A última corrida de Lima aconteceu no fim de setembro em Donington Park, pela Fórmula 4. Na ocasião, a disputa da etapa derradeira da temporada lhe rendeu um pódio e a certeza de que 2014 será um ano ainda melhor para o piloto, que aposta em condições para brigar por vitórias e títulos.

Outra característica interessante do TRS é o fato de que os carros do certame - chassis Tatuus e motores Toyota com cerca de 215 cavalos de potência - são movidos a etanol. Trata-se da única categoria de base do mundo a fazer uso do combustível ecológico. A proposta vai de encontro à filosofia de Gustavo, que tem um programa pioneiro de sustentabilidade no automobilismo mundial, no qual neutraliza todo o consumo de gases poluentes emitidos em suas viagens e nas corridas ao longo da temporada.


Ao todo, o Toyota Racing Series é composto por cinco rodadas triplas consecutivas, com início em 9 de janeiro e encerramento para exatamente um mês depois. Entre os brasileiros que já correram no TRS estão Lucas Foresti, hoje piloto da World Series, Bruno Bonifácio, que corre na Fórmula Renault Eurocup, e Pipo Derani, que realizou sua última temporada na F3 Europeia. Apesar do noviciado na categoria, Gustavo entende que tem condições de brigar pelos primeiros lugares desde a abertura do campeonato, no circuito de Teretonga Park.

Gustavo Lima:

“Vai ser a minha primeira vez no Toyota Racing Series, então estou muito animado com esta nova experiência na carreira. Terei alguns desafios pela frente na Nova Zelândia, já que vou guiar um carro completamente novo para mim e também não conheço nenhuma das pistas do calendário. Mas enxergo nisso tudo uma grande forma de aprendizado para começar a temporada de 2014 com o pé direito. Vamos ver o que teremos pela frente por lá. De qualquer forma, meu foco está em andar sempre nas primeiras colocações ao longo deste campeonato”.

Toyota Racing Series, Nova Zelândia, calendário 2014:

Etapa 1 - 9 a 12 de janeiro, Teretonga Park, Invercargill
Etapa 2 - 16 a 19 de janeiro, Timaru International Raceway
Etapa 3 - 23 a 26 de janeiro, Highlands Motorsport Park, Cromwell
Etapa 4 - 30 de janeiro a 2 de fevereiro: Hampton Downs 
Etapa 5 - 6 a 9 de fevereiro, Manfeild, Feilding

Nenhum comentário:

Postar um comentário