quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pirelli lança seus compostos para 2013...


A Pirelli anunciou nesta quarta-feira (23), os novos pneus para a temporada 2013 da F1, este ano os compostos serão cerca de 2 kgs mais pesados, o macio sofrerá maior degradação, o que mudará a estratégia das equipes novamente. Já o pneu duro, mudou as cores de identificação, em 2013 será laranja, no ano passado era cinza e confundia muito com os médios, de cor branca.

Os novos pneus serão em média meio segundo mais rápido que a versão anterior e a fabricante estuda a possibilidade de que cada composto tenha a diferença de meio segundo entre eles. Ficou definido assim: Laranja, duro - Vermelho, super macio - Amarelo, macios - Branco, médios - Verde, intermediário e Azul, chuva forte.

Paul Hembery confirmou a manutenção de Lucas di Grassi e Jaime Alguersuari como pilotos de testes da Pirelli, os “rumores” dos últimos dias falavam que o piloto japonês Kamui Kobayashi, poderia conseguir uma vaga na Pirelli, mas a notícia não foi confirmada. Outra mudança significativa é que os pneus irão aquecer mais rápido, uma boa notícia para Felipe Massa, que sofria muito com o aquecimento dos pneus nas sessões de classificação.

De acordo com os regulamentos estabelecidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a Pirelli vai fornecer dois tipos diferentes de pneus projetados para dois tipos diferentes de uso. O primeiro tipo de pneu foi concebido para superfícies secas, enquanto o segundo é para superfícies molhadas.

Pneus slick: Pneus para pista seca, conhecido como slicks, são caracterizados por um padrão de banda de rodagem que é desprovido de blocos ou canaletas. Eles vêm em quatro compostos: super macio, macio, médio e duro. Os diferentes compostos significam que os pneus podem ser adaptados a uma grande variedade de circuitos, de acordo com o tipo de asfalto, isso permite que as equipes façam uso de variadas estratégias.

Pneus de chuva: Caracterizados por sulcos na banda de rodagem, são divididos para dois tipos de uso: molhados e intermediários. Os pneus para uso em pisos molhados podem ser facilmente reconhecidos pelos profundos sulcos que drenam a água. Já os pneus intermediários possuem canais menos profundos e são projetados para superfícies úmidas ou ligeiramente molhadas, bem como em condições meteorológicas incertas.

Foto Pirelli - divulgação

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