sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

F1: Testes da pré-temporada 2014 - Jerez

Dia 1:

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas
1 7 Kimi Raikkonen Ferrari 1:27s104 33
2 44 Lewis Hamilton Mercedes 1:27s820 18
3 77 Valtteri Bottas Williams 1:30s082 07
4 11 Sergio Perez Force Índia 1:33s161 11
5 25 Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1:36s530 15
6 21 Esteban Gutierrez Sauber 1:42s257 07
NC 1 Sebastian Vettel RBR s/tempo 03
NC 9 Marcus Ericsson Caterham s/tempo 01

Dia 2:

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas
1 22 Jenson Button McLaren 1:24s165 43
2 7 Kimi Raikkonen Ferrari 1:24s812 47
3 77 Valtteri Bottas Williams 1:25s344 35
4 6 Nico Rosberg Mercedes 1:25s588 97
5 11 Sergio Perez Force Índia 1:28s376 37
6 21 Esteban Gutierrez Sauber 1:33s270 53
7 9 Marcus Ericsson Caterham 1:37s975 11
8 1 Sebastian Vettel RBR 1:38s320 08

Dia 3:

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas
1 20 Kevin Magnussen McLaren 1:23s276 52
2 19 Felipe Massa Williams 1:23s700 47
3 44 Lewis Hamilton Mercedes 1:23s952 62
4 22 Jenson Button McLaren 1:25s030 40
5 14 Fernando Alonso Ferrari 1:25s495 58
6 27 Nico Hulkenberg Force Índia 1:26s096 17
7 25 Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1:29s915 30
8 99 Adrian Sutil Sauber 1:30s161 34
NC   Robin Frihns Caterham s/tempo 10
NC 4 Max Chilton Marussia s/tempo 05
NC 3 Daniel Ricciardo RBR s/tempo 03

Dia 4:

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas
1 19 Felipe Massa Williams 1:28s229 86
2 14 Fernando Alonso Ferrari 1:29s145 115
3   Daniel Juncadella Force Índia 1:29s457 81
4 20 Kevin Magnussen McLaren 1:30s822 110
5 44 Lewis Hamilton Mercedes 1:30s822 41
6 17 Jules Bianchi Marussia 1:32s222 25
7 99 Adrian Sutil Sauber 1:36s571 69
8 6 Nico Rosberg Mercedes 1:36s951 91
9 10 Kamui Kobayashi Caterham 1:43s193 54
10 26 Danil Kvyat Toro Rosso 1:44s016 09
11 3 Daniel Ricciardo RBR 1:45s374 07

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Com duas vitórias, Gianluca Petecof é campeão do Super Kart Brasil 14 em Interlagos.


Duas vitórias e mais um título. Assim começou a temporada nacional de Gianluca Petecof. O jovem kartista, que já havia se destacado com pódios e vitórias no Florida Winter Tour nos Estados Unidos nas duas últimas semanas, fez bonito também na primeira competição que disputou no Brasil neste ano, o Super Kart Brasil 14. No kartódromo de Interlagos, em São Paulo, o paulista de 11 anos conquistou o bicampeonato do SKB, dessa vez na categoria Júnior Menor.

Piloto da ONS Motorsport, Petecof se mostrou forte desde as tomadas de tempo e marcou a pole position em três das quatro corridas do evento. Além das duas vitórias, conquistou ainda um 2º e um 6º lugar, e sagrou-se campeão com nove pontos de vantagem para o segundo colocado. As provas valeram também para o Campeonato Paulista. Gianluca venceu a 1ª etapa, realizada no último sábado (25) e terminou em 2º lugar no domingo (26).


Agora, o brasileiro volta aos Estados Unidos e, após uma semana de descanso, retoma as disputas do Florida Winter Tour, no kartódromo de Ocala. Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, ele compete na categoria TaG Cadet, e no fim de semana seguinte, participa da classe Rotax Mini Max, da qual é líder na classificação geral.

Gianluca Petecof:

“Fiz boas classificações e venci as duas corridas com maior pontuação, o que foi muito importante. Estava muito calor e tive que me concentrar bastante, sabia que não podia errar, porque outros pilotos também estavam rápidos, mas consegui abrir uma boa vantagem. Estou muito feliz com esse título. Gosto bastante do formato do SKB e já tinha vencido uma vez, então foi especial conquistar esse bicampeonato”.

Fotos: Maurício Villela - Fonte Eversports

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Caterham revela o CT05 em Jerez.


A Caterham apresentou a sua mais recente criação, o modelo “CT05”, ontem à tarde em Jerez. O time liderado por Cyril Abiteboul, tem uma nova dupla de pilotos este ano, são eles: Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi, os dois substituem os ex-pilotos da equipe, Charles Pic e Giedo Van der Garde.

Última colocada na temporada passada, atrás da Marussia, a Caterham terá que lutar muito para deixar esta posição, o proprietário do time Tony Fernandes já avisou, que poderá deixar a categoria caso sua equipe permaneça fechando o pelotão, a expectativa é evoluir em 2014, o dirigente disse que não pensa em ganhar corridas, mas pelo menos marcar seus primeiros pontos na Fórmula 1.


Das soluções encontras pelos fabricantes para o bico dos bólidos, o mais estranho é o da Caterham, a peça mais parece um nariz gigante. As cores da nova máquina predominam o verde escuro, estima-se que está não será a pintura definitiva, o motor do “CT05” é o Renault, mesmo propulsor da equipe RBR. Para o diretor técnico, Mark Smith, a explicação do bico estranho, é que eles procuraram maximizar o desempenho aerodinâmico, com o bico desta forma, o fluxo de ar será otimizado em torno da peça.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Infiniti Red Bull Racing e seu novo RB10.


Como a temporada 2014 da Fórmula 1, teve grandes mudanças em seu regulamento técnico, muitas equipes aguardaram até o último momento para revelar suas novas máquinas, este foi o caso da atual campeã RBR, o “RB10” foi exibido no pitlane do circuito espanhol de Jerez de la Frontera, nesta terça-feira, pouco antes no início das atividades do primeiro dia de testes da pré-temporada.


A expectativa geral era para saber com 'mago' da aerodinâmica, Adrian Newey, faria para resolver o desafio do bico dos bólidos, e não é que o “RB10” disfarçou a tão criticada peça! O carro da equipe austríaca têm uma peça pontiaguda na frente do bico pintada de preto, isto faz com que seu design seja diferente dos concorrentes.


A FIA estipulou que os chassis de 2014, tenham 525 mm de altura e um bico com apenas 185 mm, (anteriormente o chassi era de 550 mm). O novo RBR, manteve as cores azul escuro, com tons de roxo e os detalhes em amarelo, vermelho e branco. E este ano, será guiado pelo tetracampeão Sebastian Vettel e o australiano Daniel Ricciardo, promessa da categoria.

Mercedes faz o lançamento do W05 em Jerez.


Mercedes revelou seu novo carro para a temporada 2014 da Fórmula 1, nesta terça-feira (28), pela manhã, no circuito de Jerez de la Frontera como aconteceu no ano passado, desta vez o “W05” destacou-se pelo bico rebaixado, porém, não ficou com o design fino como o STR9 e agradou ao público presente. A equipe alemã terá mais uma vez a dupla: Lewis Hamilton e Nico Rosberg.


Segunda colocada na temporada passada, a Mercedes manteve em sua nova máquina as cores prata com detalhes em verde presente no modelo anterior. O piloto inglês Lewis Hamilton foi a pista logo em seguida para os primeiros testes com o “W05”. De hoje até sexta-feira, dez equipes participarão dos primeiros testes da pré-temporada, apenas a Lotus não testará em Jerez. 

Toro Rosso apresenta o STR9.


Toro Rosso é a quarta equipe a apresentar a nova máquina para a temporada 2014 da Fórmula 1, na tarde desta segunda-feira (27), em Jerez, a escuderia de Faenza revelou o “STR9”, o carro será pilotado este ano pela dupla: Jean-Eric Vergne (francês) e Daniil Kvyat (russo).  


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Augusto Farfus cruza linha de chegada em sétimo na classe GTD das 24 Horas de Daytona.


Pela segunda vez em sua carreira, Augusto Farfus disputou as 24 Horas de Daytona, uma das mais tradicionais provas do endurance mundial. Mais de dez anos depois de sua estreia, o curitibano encarou novamente o duríssimo desafio de resistência que coloca anualmente à prova pilotos e máquinas. E o brasileiro obteve êxito no objetivo inicial, que era de cruzar a linha de chegada. Ao lado de Dane Cameron, Markus Palttala e Paul Dalla Lana, Augusto dividiu a condução do BMW Z4 #94 da equipe Turner Motorsport e ajudou a levar o conjunto ao sétimo lugar na classe GT Daytona (GTD), a mais numerosa do grid, neste domingo (26).

Além de vários outros turnos durante a disputa, Augusto foi escalado pela Turner Motorsport para fechar a corrida. A largada coube a Cameron, que partiu em décimo lugar no grid da GTD. O desempenho do carro parecia bastante promissor, entretanto, no primeiro quarto de corrida, o BMW Z4 apresentou um problema elétrico que acarretou na perda de cinco voltas em relação aos líderes para reparos nos boxes, e esse prejuízo impediu que o conjunto brigasse efetivamente pelo pódio em Daytona.


Dentre os pilotos do quarteto da Turner, Farfus cravou a volta mais rápida ao longo das 24 Horas de Daytona, tendo registrado 1:48s457 no giro 612, já no início do seu stint final. Ao todo, o BMW Z4 #94 completou 659 voltas, realizou 25 pit stops, assegurou o 25º lugar geral e o sétimo na divisão GT Daytona, colocação obtida já na última hora de corrida. A vitória na GTD ficou com a Ferrari F458 Italia #555 de Alessandro Pier Guidi, Townsend Bell, Bill Sweedler, Scott Tucker e Jeff Segal. Na classificação geral, o triunfo ficou com o Corvette DP #5 da Action Express guiado por Christian Fittipaldi, João Barbosa e Sébastien Bourdais.

Agora as atenções de Farfus se voltam para a pré-temporada do DTM. Depois de compromissos no Brasil, o curitibano retornará à Europa no começo de fevereiro para trabalhar no desenvolvimento do M4, carro que a BMW vem preparando para estrear em 2014.


Augusto Farfus:

“É sempre bom chegar ao fim de uma corrida de 24 horas. Infelizmente tivemos um problema elétrico nas primeiras cinco horas de prova, perdemos cinco voltas em relação ao líder e não conseguimos tirar essa desvantagem. Entretanto, tivemos um carro competitivo em toda a prova e, não fosse por esse problema, fatalmente teríamos chegado ao fim da prova em condições de lutar pela vitória, que era nosso objetivo aqui. De qualquer forma, terminar em sétimo é um grande resultado porque reflete o nosso trabalho. Durante esse tempo guiei por quase dez horas, então estou exausto, mas satisfeito”.

Fotos BMW - divulgação

Sauber apresenta o C33.


A Sauber é a terceira equipe no cronograma de lançamentos dos novos carros para a temporada 2014 da Fórmula 1. Neste domingo (26), o time suíço revelou o “C33”, carro dos pilotos: Adrian Sutil e Esteban Gutierrez e do reserva Giedo Van der Garde. O novo carro segue a tendência do bico fino, presente em todos carros apresentados até aqui, porém, acho que a solução encontrada pelo engenheiros do time foi a mais interessante.

O Sauber “C33” Ferrari, é uma evolução do modelo anterior, no entanto, ficou mais pesado, as cores em tons de grafite foram mantidas, junto com os patrocinadores Claro e NEC. A equipe fez alterações importantes no motor V6 1,6 litros turbo, no quesito aerodinâmica, a asa dianteira agora é de 1,65m anteriormente era de 1,80m, a nova máquina também destaca pelo bico rebaixado.


A expectativa do time suíço é melhorar sua posição no mundial de construtores, já que em 2013 eles terminaram em sétimo. A chefe da equipe, Monisha Kaltenborn, preferiu um discurso cauteloso na apresentação: “Deixamos para trás um ano bastante desafiador para nós. A primeira metade foi difícil. Na segunda, evoluímos de forma significativa. Aprendemos muito nesse tempo e estamos colocando em prática agora. Por conta de mudanças radicais nas regulações técnicas, é impossível fazer previsões no momento. Só podemos ter uma impressão depois que os testes terminarem. É também quando vamos anunciar nossos objetivos para a temporada. Uma coisa eu garanto: confiança vai ser a essência, principalmente no início”.

Sobre a dupla de pilotos: Kaltenborn, elogiou bastante: “Adrian é alguém que estivemos observando por muito tempo e fizemos contato inicial em setembro. É por isso que estou muito feliz de tê-lo conosco. Ele demonstrou várias vezes como é rápido e como tem experiência, chegando à sua sétima temporada. É uma vantagem que não pode ser subestimada” - concluiu.

Fotos Sauber F1 Team - divulgação

sábado, 25 de janeiro de 2014

Blog chega aos 2 milhões de pages views.


Olá amigos e leitores, gostaria muito de agradecer a todos, pois hoje o blog chegou a marca de 2 milhões de visualizações desde o retorno em março de 2010, foram até aqui; 1679 postagens de vários assuntos do automobilismo mundial. E os dez países que mais visitaram foram: Japão, Brasil, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Portugal, Reino Unido, França, Cingapura e Ucrânia.

Nunca pensei que chegaríamos a estes números e o interessante é que no total; foram 114 países que deram uma passada por aqui, outro dado que me chamou a atenção é o tempo de duração dos visitantes do Zimbabwe, em média 4:21s. Em 2013, fomos há vários eventos no Japão, corridas, exposições e palestras, percorri 18 mil quilômetros de carro, fora os trechos utilizando o sistema de trens.

O blog Rogério Lima 23 モータースポーツ e seus parceiros estão trabalhando com grandes sites este ano e talvez o número de postagens diminua, pois precisamos de tempo para traduzir muitos textos para as mídias do país. Mas sempre que possível escrevo algo em português no blog. Também tivemos uma evolução considerável na fã page no facebook, agora diariamente publicaremos fotos e links de matéria sobre os temas lá. Para quem ainda não conhece a page é só acessar o link aqui.

Agradeço a visita de todos. Muito obrigado e voltem sempre!   

Ferrari faz o lançamento do F14-T.


Chegou o grande dia para a Ferrari, neste sábado (25), a equipe italiana fez o lançamento oficial de seu novo carro para a temporada 2014 da Fórmula 1. O modelo “F14-T” nome escolhido pelos fãs em votação pela internet, apresenta novidades em relação aos demais modelos apresentados até agora, o carro da Ferrari têm um bico mais elegante, perante seus concorrente.


O time de Maranello é a segunda equipe no cronograma dos lançamentos e a nova máquina é aposta dos pilotos: Fernando Alonso e Kimi Raikkonen para brigar pelo título, pelo visual eles já saem na frente. A escuderia terminou a última temporada na terceira colocação, ficando atrás de RBR e Mercedes. Este ano, com uma nova dupla de pilotos, o time quer brigar pelo título desde o início do campeonato, alguns críticos dizem que é a melhor dupla em atividade na categoria, agora o carro precisa nascer bom, porque só piloto não basta. 


O 60º modelo da escuderia terá a missão de conquistar o título mundial, feito que Raikkonen teve em 2007. Com chassi em fibra de carbono, o carro da Ferrari é bastante leve, o câmbio longitudinal tem 8 marchas e o câmbio semi automático é sequencial com troca de marcha rápida, freios ventilados na frente e atrás, e suspensão independente, o F14-T pesa cerca de 691 kg com o piloto, o tanque de combustível também é menor, por causa do novo regulamento técnico.


O chefe de equipe, Stefano Domenicalli considera que terá pela frente o maior desafio desde que chegou à Fórmula 1. “Trouxemos nomes que são espetaculares na F1, outros nem tanto. Investimos em novas ferramentas, como o túnel de vento. Nossos engenheiros podem fazer a diferença com esses equipamentos. É bom começar com um carro bastante confiável, que foi testado na parte mecânica e aerodinâmica. O mais importante é evitar problemas mecânicos. Temos que fazer o melhor trabalho que é pontuar e ter bons resultados. Sabemos o que a Ferrari representa para a F1 e para o mundo”.

Na próxima semana em Jerez de la Frontera, Kimi Raikkonen será o primeiro a testar o “F14-T” nos dois primeiros dias, na sequência Alonso encerrará as atividades de pista na Espanha. A Fórmula 1 terá mais duas sessões de treinos coletivos da pré-temporada no Bahrein, no mês de fevereiro.


Fotos Scuderia Ferrari - divulgação

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Lotus apresenta imagens do E22.


A Lotus resolveu publicar fotos de seu novo carro "E22" pelas redes sociais, no mesmo instante em que a McLaren fazia o lançamento oficial do MP4-29, e seguindo o bom humor tradicional do time de Enstone, aproveitou e fez brincadeiras com a aparência do bico da equipe rival. É interessante notar na imagem que um dos lados do bico é um pouco maior, não sei se é pelo ângulo da foto ou têm algo inovador ali.

O francês Eric Boullier, que comandou a Lotus na excelente temporada de 2013, deverá sair mesmo do time, e, segundo fontes da imprensa inglesa fechou acordo com a McLaren, uma reviravolta e tanto nas negociações. A Lotus não participará dos testes coletivos da pré-temporada programado para Jerez na próxima semana, e ainda não confirmou a data de apresentação do novo carro, ex-oficialmente será no Bahrein em 19 de fevereiro.


O E22 apresenta as mesmas cores do modelo anterior, e aparentemente é uma evolução do E21, a bordo da máquina em 2014 estarão: o francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado. Assim que sair novas imagens iremos divulgar aqui.  

Fotos: Lotus F1 Team - divulgação

McLaren faz o lançamento do MP4-29


A McLaren foi a primeira equipe a fazer o lançamento oficial do novo carro para a temporada 2014 da Fórmula 1, direto do McLaren Technology Centre. Na última quarta-feira, a Force Índia revelou uma imagem do VJM07, depois foi a vez de Williams seguir publicando fotos em 3D do FW36, porém, nesta sexta-feira o time inglês mostrou o MP4-29 dos pilotos: Jenson Button e Kevin Magnussen e do reversa Stoffel Vandoorne.

O time de Woking, adotou um bico diferente, como o novo regulamento estipula um chassi com 525 mm de altura e um bico dianteiro com apenas 185 mm (neste caso o chassis é 25 mm mais baixo que a versão anterior), as equipes tiveram que criar peças que provavelmente não irão agradar aos fãs, no entanto, a estética é o que menos importa, pois na verdade os carros precisam ser rápidos ao ponto de brigar com a toda poderosa RBR.

Para voltar a elite da categoria, a McLaren resolveu mudar, começando pelo CEO, Ron Dennis, que reassume o cargo após 5 anos, já o chefe de equipe Martin Whitmarsh está de saída e em seu lugar os “rumores” indicam que o substituto será o francês Eric Boullier, recém-desligado da Lotus, outros acreditam no nome de Ross Brawn, este seria a pedido da Honda, que retomará sua parceria com a equipe no próximo ano.


Vamos ao carro, o MP4-29 manteve a cor prata, o bico rebaixado em forma de “M” é bem parecido ao da imagem revelada pela Williams, porém, mais cilíndrico. Nota-se também que o carro não apresenta nenhum patrocinador master, porque o time não renovou o contrato com a Vodafone. O motor V6 1,6 litros turbo é o Mercedes, mesmo propulsor das equipes: Force Índia e Williams. Além dos novos motores, a temporada 2014 terá a estreia de mudanças consideráveis em relação ao peso, controle de temperatura e aerodinâmica, além da caixa de câmbio, que agora terá oito velocidades.

Para o diretor de esportes da McLaren, Sam Michael, as equipes irão ter problemas de confiabilidade nas primeiras corridas, para ele o mais importante nesta fase é conseguir chegar ao fim das corridas. “Nós não escondemos nossa decepção com a forma como a temporada de 2013 acabou, e o objetivo agora é voltar às vitórias. A McLaren existe para isso. Mas ainda precisamos crescer mais um pouco para alcançarmos uma posição para lutar pelo campeonato mundial” - finalizou.


Neste sábado será a vez da Ferrari fazer o lançamento do F14T, o novo carro do time italiano recebeu este nome após votação pela internet, a nomenclatura teve cerca de 369 mil votos. Assim que as fotos forem divulgadas postaremos aqui no blog.  

Fotos McLaren Mercedes F1 Team - divulgação

Augusto Farfus assegura 12º lugar no grid da classe GTD das 24 Horas de Daytona.


Augusto Farfus foi o escolhido pela equipe Turner Motorsport para guiar o BMW Z4 GTD #94 na sessão que definiu o grid de largada da 52ª edição das 24 Horas de Daytona, na tarde desta quinta-feira (23). Com o tempo de 1:47s418, o curitibano assegurou o 12º lugar no grid de largada em sua classe, a GT Daytona (GTD). A pole-position ficou com Christopher Haase, que foi menos de 0s5 mais rápido que Farfus, o que comprova o grande equilíbrio da categoria.

Minutos após fechar sua participação na tomada de tempos, Augusto disse que a performance foi acima do que a equipe norte-americana estava esperando para esta tarde. O brasileiro, que vai dividir a condução do BMW Z4 com Markus Palttala, Paul Dalla Lana e Dane Cameron, acredita que o ritmo de corrida do bólido alemão pode ajudar a obter um bom resultado neste fim de semana.


A prova, que marca a abertura da temporada de estreia do Tudor United SportsCar Championship, será disputada num traçado com trechos de misto e do rapidíssimo oval. A largada para as 24 Horas de Daytona está marcada para sábado (25), às 17h10 (horário brasileiro de verão).

Augusto Farfus:

“Foi um resultado acima daquilo que estávamos esperando. Quando a gente olha para a tabela e vê que a diferença para o pole foi de apenas meio segundo, então isso não é tão desesperador, ainda mais levando em conta que vamos ter pela frente uma corrida de 24 horas. E essa é nossa prioridade, ter um carro bem acertado para a corrida, e acho que estamos no caminho certo. A performance do Z4 nos dá muita confiança em um bom resultado no fim de semana”.

Fotos: MotorsportMedia e BMW - divulgação

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Williams divulga fotos do FW36.


A Williams revelou nesta quinta-feira, algumas fotos do seu novo carro para a temporada 2014 da Fórmula 1, as fotos em 3D, mostram detalhes do “FW36”, carro do brasileiro Felipe Massa e do finlandês Valtteri Bottas. O modelo apresenta um bico alongado e a principio estranho, após a divulgação de uma imagem do VJM07 da Force Índia ontem, o time de Grove fez o mesmo, e deu uma prévia da nova máquina equipada com motor Mercedes V6 1,6 litros turbo.


O carro apresenta pintura azul e nenhum patrocinador, o novo parceiro master da Williams será divulgado nos próximos dias e já estará na pintura oficial do FW36 em Jerez, acredita-se que seja a Martini, marca tradicional de bebidas italiana que esteve presente como patrocinador de esportes à motor durante cerca de 40 anos, incluindo à Fórmula 1 em equipes como: Lotus, Brabham e Ferrari, além de estampar os famosos Porsche 936, vencedores das edições de 1976 e 1977 das 24 Horas de Le Mans.  


Fotos: Williams F1 - divulgação

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Force Índia apresenta o VJM07.


A primeira equipe a apresentar o novo carro para a temporada 2014 da Fórmula 1, foi a Force Índia, para a surpresa de todos uma imagem do “VJM07” foi divulgada nesta quarta-feira (22). O time dos pilotos: Nico Hulkenberg e Sergio Perez, revelou a máquina com novas cores, no lugar do tradicional branco, optaram pela cor preta, mas mantiveram o laranja e o verde das versões anteriores, o design ficou muito bonito e agradou boa parte dos fãs, os pilotos divulgaram pelo twitter a foto oficial.

Como foi apenas uma foto revelada, não dá para ver o bico do carro, e pelo ângulo da foto fica impossível determinar como ficou a nova peça, que faz parte das mudanças do novo regulamento. A equipe também declarou que o carro que estará na pista em Jerez na próxima semana, terá um bico inovador e não será este da foto de hoje.

Para o diretor técnico da Force Índia, Andrew Green, a categoria passa por mudanças significativas, ele e o time estão ansiosos para ver como carro se comporta em pista . “Quase todas as peças deste carro fazem parte de um projeto completamente novo - da asa dianteira ao difusor. A genética do carro do “VJM07” é a mesma do carro de 2013, mas tivemos que adotar caminhos diferentes para alcançar os mesmos resultados. Foi bastante trabalhoso acomodar todas as mudanças para o novo motor. Essas foram as mudanças mais profundas desde que comecei a trabalhar na Fórmula 1, em 1990” - declarou Green.


As apresentações dos carros de 2014, na verdade, começam nesta sexta-feira, quando a McLaren irá desvendar o seu novo MP4-29 e a Ferrari será no dia seguinte.

Foto: Sahara Force Índia - divulgação

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Caterham anuncia dupla de pilotos para 2014.


A Caterham confirmou hoje, sua dupla de pilotos para a temporada 2014 da Fórmula 1, como eu já havia dito em minha página do facebook em dezembro do ano passado, o japonês Kamui Kobayashi retornará ao grid da categoria pela equipe malaia, seu companheiro será o sueco Marcus Ericsson, destaque da GP2.

A equipe também confirmou seus pilotos reservas: Alexander Rossi e Robin Frijns. Kobayashi na F1, disputou 60 Gps, marcou 125 pontos e seu melhor resultado foi o terceiro lugar no GP do Japão em 2012, ano em que deixou a categoria. Após um ano correndo pela Ferrari no Mundial de Endurance da FIA, o japonês fez valer seu aporte financeiro que seus fãs lhe deram para buscar uma das últimas vagas para a temporada deste ano.

Kobayashi comentou sobre sua nova equipe: “É uma ótima sensação estar de volta à F1, e eu estou realmente empolgado por minha parceria com a Caterham. Ao longo de nossas negociações, eu fiquei bastante impressionado com os objetivos do time e com os investimentos que eles estão fazendo para alcançar os objetivos na categoria. Visitei a fábrica em Leafield, antes do Natal, e ficou bem claro que eles estão empenhados em fazer progressos. Pelo que eu vi, a Caterham tem tudo o que é necessário para crescer este ano, e nas temporadas seguintes”.

O time chefiado pelo francês Cyril Abiteboul ficou em último lugar na temporada passada, e buscará de tudo para marcar pontos este ano. O dono da equipe Tony Fernandes, deixou claro que caso o time termine o ano no fim do pelotão, ele pensa seriamente em “deixar” a categoria. O sueco Ericsson, venceu três corridas na GP2, e fará sua estreia na F1, desde de 1991, a categoria não contava com pilotos suecos, o último foi Stefan Johansson. Acredita-se que Ericsson, tenha levado cerca de 10 milhões de euros para a Caterham e Kobayashi, 5 milhões.

Com o anúncio, o francês Charles Pic e o holandês Giedo van der Garde perdem suas vagas de titular, e o grid deste ano fica completo. As apresentações dos novos carros da F1, começam nesta sexta-feira.  

Florida Winter Tour: Gianluca Petecof brilha em Homestead e fatura duas vitórias na Rotax Mini Max.


Gianluca Petecof viveu um grande fim de semana em Homestead e foi o protagonista da primeira etapa do Florida Winter Tour na categoria Rotax Mini Max. Sempre entre os líderes desde o começo dos treinos, o paulista de 11 anos venceu a finalíssima de sábado e, pela primeira vez, subiu no topo do pódio em uma prova nos Estados Unidos. No domingo (19), repetiu a dose e venceu novamente a bateria decisiva.

Petecof teve bela atuação durante todas as atividades na etapa inaugural do principal campeonato norte-americano. Além das duas vitórias nas corridas finais, o brasileiro, que defendeu a equipe A.M. Racing Kart, se destacou também nas provas pré-finais dos dois dias, terminando em 3º lugar no sábado e na 2ª posição no domingo.


Com os ótimos resultados, Petecof soma 485 pontos, 70 a mais em relação ao segundo colocado, o venezuelano Sergio Terife, na classificação da Rotax Mini Max. O campeonato ainda terá mais duas etapas nos kartódromos de Ocala (em fevereiro) e Orlando (em março).

Agora as atenções de Gianluca se voltam à sua primeira competição no Brasil em 2014. No próximo fim de semana, no kartódromo de Interlagos, ele disputa o Super Kart Brasil 14 na categoria Júnior Menor.


Gianluca Petecof:

“Foi um fim de semana excelente, mas também muito difícil. O Florida Winter Tour é o campeonato mais competitivo dos Estados Unidos, o nível é realmente alto. Essas duas vitórias foram muito especiais, trabalhamos duro por isso! Estou focado para o resto do campeonato, aqui a regularidade é muito importante e ainda temos duas etapas. Vou para o SKB agora, uma competição que gosto bastante também e onde vou buscar mais um bom resultado”.

Fotos: FWT - divulgação - Fonte Eversports

Augusto Farfus disputa 24 Horas de Daytona pela segunda vez e aposta em chance real de vitória.


Há 11 anos, Augusto Farfus disputou pela primeira vez as 24 Horas de Daytona. Desde então, o curitibano teve temporadas vitoriosas em categorias como WTCC e o DTM, onde está desde 2012. Neste tempo, o piloto também correu em outras tradicionais provas de longa duração, como Le Mans e Nürburgring. Agora, Farfus retorna à famosa prova norte-americana mais maduro pessoal e profissionalmente e confia no desempenho do carro e da equipe em busca de uma vitória inédita em sua carreira.

Augusto vai disputar a 52ª edição das 24 Horas de Daytona com um BMW Z4 GT3 #94 da equipe Turner Motorsport. Além do brasileiro, o conjunto será composto também por Markus Palttala, Paul Dalla Lana e Dane Cameron. O quarteto está inscrito na categoria GT Daytona (GTD), a mais numerosa do grid. Depois dos primeiros treinos visando a prova, no começo de janeiro, os pilotos voltam à pista nesta semana para os ajustes finais, realização dos treinos livres, sessão classificatória e da corrida.

A prova, que marca a abertura da temporada de estreia do Tudor United SportsCar Championship, será disputada num traçado com trechos de misto e do rapidíssimo oval. A largada para as 24 Horas de Daytona está marcada para sábado (25), às 17h10 (horário brasileiro de verão).


Augusto Farfus:

“A expectativa para Daytona é muito boa. Acho que, com as mudanças no regulamento para esta prova, os carros estão mais equilibrados, e a nossa Z4 tem uma chance real de vitória na categoria. Trata-se de uma das principais provas de longa duração de todo o mundo, é um prazer muito grande fazer parte do grid. Aprendi que, para se ter chances de vencer numa corrida de 24 horas, primeiro de tudo é preciso chegar ao fim. Então, vamos trabalhar para ter um carro competitivo, um fim de semana livre de problemas e conseguir andar sempre na volta do líder para, nos instantes finais, estar em posição de lutar por uma colocação de destaque”.

Fotos: MotorsportMedia e Rafael Gagliano

sábado, 18 de janeiro de 2014

Pirelli renova com a FIA até 2016.


A Federação Internacional de Automobilismo, enfim, chegou a um acordo com a fabricante de pneus Pirelli e seguirá como fornecedora oficial e exclusiva da Fórmula 1 até o final da temporada de 2016. O anúncio foi realizado na última quinta-feira, diante das mudanças que começam a valer para o campeonato de 2014, a fabricante italiana terá um dos 12 dias de testes da pré-temporada dedicados unicamente aos compostos, que serão mais exigidos com a adoção dos novos motores V6 turbo. Além disso, cada equipe precisará reservar um dos oito dias de testes realizados no decorrer da temporada para os pneus.

O pedido da Pirelli para fazer testes exclusivos com os compostos, é para evitar que o festival de pneus furados volte a acontecer este ano, o problema que aconteceu no GP da Inglaterra no ano passado, repercutiu de forma negativa para a confiabilidade e segurança dos pneus. A empresa também foi alvo de críticas por causa do “Testgate”, quando a Mercedes foi punida por usar o carro de 2013 durante um teste em maio no circuito de Barcelona, dias depois do GP da Espanha.

Durante o ano de 2013 os compostos também foram alterados e após Silverstone, a Pirelli anunciou a introdução de novos tipos de pneus traseiros, reforçados com uma cinta de kevlar (material usado em coletes a prova de bala) no lugar do aço.

Após a renovação do contrato com a FIA, a Pirelli deverá ter uma participação crucial nos testes da pré-temporada, que começam em Jerez de la Frontera, na Espanha, entre os dias 28 e 31. Na sequência, os competidores participam de mais dois testes no Bahrein, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, e de 27 de fevereiro até 2 de março. A temporada 2014 começa entre os dias 13 a 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália.

Os novos carros começam a ser apresentados oficialmente na próxima sexta-feira, até agora, 8 equipes já confirmaram que estarão em Jerez, provavelmente apenas a Lotus ficará de fora das atividades na pista espanhola. Lembrando que a Caterham é a única equipe que ainda não anunciou sua dupla de pilotos para a temporada 2014, segundo os “rumores” o japonês Kamui Kobayahi será um dos pilotos do time.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Toro Rosso apresentará STR9 em Jerez.


A Toro Rosso irá apresentar seu carro para a temporada 2014 da Fórmula 1, um dia antes do início dos testes coletivos de inverno da categoria em 27 de janeiro, o lançamento acontecerá no circuito de Jerez de la Frontera. O time italiano será a quarta equipe a revelar a nova máquina. Antes da Toro Rosso, estão programadas apresentações de McLaren, Ferrari e Sauber.

O francês Jean-Eric Vergne e o russo Daniil Kvyat participarão da sessão inicial em Jerez com o “STR9”, o estreante Kvyat deverá ser o segundo piloto a testar o carro, que será equipado com motor Renault, lembrando que nos anos anteriores o time de Faenza correu com os propulsores da Ferrari.

Data de apresentação dos novos carros:

McLaren - 24 de janeiro - online
Ferrari - 25 de janeiro - online
Sauber - 26 de janeiro - online
Toro Rosso - 27 de janeiro - Jerez
Mercedes - 28 de janeiro - Jerez
Caterham - 28 de janeiro - Jerez
Red Bull - 28 de janeiro - Jerez

Testes coletivos da F1 2014:

Jerez de la Frontera - janeiro de 28 à 31
Sakhir - Bahrein - fevereiro 19 à 22
Sakhir - Bahrein - fevereiro 27 à 2 de março

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BMW confirma que Augusto Farfus segue no Team RBM para temporada 2014 do DTM.


Vice-campeão e melhor piloto da BMW na última temporada do DTM, Augusto Farfus seguirá representando o Team RBM em 2014. A montadora bávara revelou o seu rol completo de pilotos para o campeonato - que terá início 4 de maio, em Hockenheim, nesta segunda-feira (13). Com quatro vitórias e oito poles no currículo desde quando começou a fazer parte do grid da categoria, em 2012, o curitibano de 30 anos novamente dividirá os boxes da escuderia chefiada por Bart Mampaey com o norte-americano Joey Hand.

Augusto reiterou a felicidade por fazer parte da ‘Família BMW’ e ressaltou a importância de seguir no Team RBM por mais uma temporada, principalmente por já conhecer o trabalho realizado por engenheiros e mecânicos, considerando tal fator crucial para entregar resultados ainda melhores em 2014. Uma das novidades neste ano para a BMW será a estreia do M4 DTM, que substituirá o M3 com o qual a montadora disputou os dois últimos anos depois do retorno à categoria. Depois de fechar 2012 como o Rookie do ano e brigar pelo título da temporada passada até o fim, Augusto abre 2014 de olho no título.

Os trabalhos para Farfus neste ano começaram logo nos primeiros dias de janeiro com a execução dos primeiros treinos livres visando as 24 Horas de Daytona, onde o brasileiro voltará a competir depois de 11 anos, com um BMW Z4 GT3 da equipe Turner Motorsport. E no último fim de semana, Augusto fez uma pausa em sua preparação nos Estados Unidos e voltou ao Brasil para fazer parte do grid do Desafio Internacional das Estrelas, evento promovido por Felipe Massa no kartódromo do Parque Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina.


Depois de breve passagem pelo Brasil, Farfus volta à Flórida para retomar os treinos que antecedem a famosa prova de endurance, que acontecerá entre 25 e 26 de janeiro. E, daí em diante, suas atenções profissionais estarão voltadas para sua terceira temporada como piloto do DTM. A pré-temporada tem início previsto para meados de fevereiro.

Augusto Farfus:

“É bom poder dar continuidade e, seguir na mesma equipe é fundamental. Como já conheço todo mundo, mecânicos e engenheiros, a minha preferência era permanecer no Team RBM, e felizmente a BMW atendeu isso e me proporcionou fazer mais uma temporada com eles. O trabalho que nós fizemos em 2013 mostra que em 2014 podemos fazer ainda melhor. Vai ser um ano muito importante porque vamos estrear o M4, que é completamente novo, então os treinos da pré-temporada serão fundamentais, ainda mais do que os do ano passado. Enfim, estou bastante confiante com o trabalho que podemos desempenhar em 2014”.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Gianluca Petecof inicia temporada 2014 com pódio na abertura do Florida Winter Tour em Homestead.


Gianluca Petecof abriu a temporada 2014 da mesma maneira como fechou o ano passado: subindo ao pódio. Logo no segundo fim de semana do ano, o paulista de 11 anos foi um dos destaques em sua terceira participação no Florida Winter Tour, um dos principais campeonatos de kart dos Estados Unidos. Nesta primeira etapa, disputada entre 8 e 12 de janeiro no kartódromo de Homestead, em Miami, Petecof, que compete pela equipe A.M Racing Kart, cravou um bom resultado e, em meio a um grid forte e formado por pilotos oriundos de várias partes do mundo, garantiu um terceiro lugar no último domingo correndo pela categoria TaG Cadet. Foi seu primeiro pódio conquistado nos Estados Unidos.

O formato do Florida Winter Tour é bastante peculiar. Nesta primeira etapa, entre quarta e sexta-feira, os pilotos foram à pista para cumprir as sessões de treinos livres. Para o sábado e o domingo, o cronograma foi o mesmo: warm-up, tomada de tempos e duas baterias classificatórias que definiram o grid da finalíssima. No sábado, Gianluca andou em todas as sessões no rol dos dez mais rápidos e cruzou a linha de chegada da final em sexto.


No domingo, porém, o brasileiro mostrou a rápida adaptação ao kart e evoluiu consideravelmente em relação ao dia anterior. Petecof liderou o treino de aquecimento, foi quarto colocado na tomada de tempos, terceiro lugar nas duas baterias classificatórias e novamente fechou o top-3 na grande final em Homestead, faturando assim seu primeiro troféu em 2014. Levando em conta o fato de o Florida Winter Tour representar o pontapé inicial para a temporada, o resultado foi visto por Gianluca como uma agradável surpresa. Na soma das pontuações obtidas no sábado e no domingo, o paulista ocupa a quarta posição, restando ainda duas etapas a serem disputadas. O líder é Michael d’Orlando, vencedor das duas finais desta primeira etapa na TaG Cadet.

Agora, Petecof terá alguns dias de descanso antes de encarar a primeira etapa do campeonato, novamente no kartódromo de Homestead, pela categoria Rotax Mini Max, já no próximo fim de semana. Depois da disputa nos Estados Unidos, Petecof volta ao Brasil para competir pela primeira vez em casa, mais precisamente no Super Kart Brasil - que agora terá apenas uma edição por ano -, no Kartódromo de Interlagos.


Gianluca Petecof:

“Começamos muito bem a temporada. Conquistei meu primeiro pódio nos Estados Unidos. Confesso que não via a hora de isso acontecer depois do ótimo ano que foi 2013. Foi bem difícil conseguir essa colocação aqui, os pilotos são agressivos o tempo todo, e a corrida foi marcada por muitas trocas de posição. Estou muito feliz pelo resultado e bastante empolgado para o restante do campeonato”.

sábado, 11 de janeiro de 2014

FIA divulga a lista oficial dos números que os pilotos usarão durante a carreira.


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), anunciou a numeração oficial dos pilotos para a temporada 2014. A partir de agora, os pilotos terão números fixos que levarão para o resto de suas carreiras na Fórmula 1. No fim de dezembro, cada piloto enviou a federação três opções de números, que poderiam variar de 2 à 99, o número 1 está reservado para o atual campeão, porém, fica a critério do mesmo usá-lo ou não, no caso de Vettel ele escolheu o #5, mas usará o #1 destinado ao campeão.

Os primeiros pilotos a revelar a opção foram Felipe Massa e Fernando Alonso, o brasileiro ficou com o #19 e o espanhol com o #14. Rosberg adotou o #6 número com o qual seu pai Keke Rosberg foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1982. O mexicano Sergio Perez, usará o #11, Romain Grosjean #8, Jules Bianchi #17, Valtteri Bottas #77, o finlandês já havia postado no twitter a grafia comercial Bo77as. Lewis Hamilton #44, seu número da sorte. Nico Hulkenberg conseguiu o #27 número eternizado por Giles Villeneuve na Ferrari. Adrian Sutil #99.

Kimi Raikkonen agora na Ferrari correrá com o #7, Daniel Ricciardo, da RBR, #3, Kevin Magnussen #20, Jenson Button, #22, Esteban Gutierrez #21, Jean-Eric Vergne #25, Daniil Kvyat #26 e por fim Pastor Maldonado escolheu o #13, apesar de ser um número considerado como azarado, o venezuelano que não têm superstição, adotou para fazer sua estreia na Lotus, o novo carro da equipe anglo-francesa não participará dos testes em Jerez, seria coincidência ou já o azar?

A lista oficial da FIA, apresenta o nome de Max Chilton na Marussia, ainda sem número fixo, no entanto, o piloto não foi confirmado oficialmente pela equipe, mas deverá permanecer como piloto titular, ficando apenas a Caterham para anunciar sua dupla de pilotos, a equipe esta semana anunciou que o CT04 será apresentado na manhã do primeiro dia de teste de inverno em Jerez, no dia 28 de janeiro.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Florida Winter Tour: Gianluca Petecof abre temporada 2014 com desafio duplo nos Estados Unidos.


A temporada 2014 vai começar cedo para o jovem piloto Gianluca Petecof e em terras estrangeiras. Pela terceira vez em sua carreira, o paulista de 11 anos vai disputar o Florida Winter Tour, um dos principais campeonatos dos Estados Unidos. A competição acontece em três etapas, e Gianluca terá o desafio de participar em duas categorias. Entre os dias 10 e 12 de janeiro, ele compete na categoria TaG Cadet no kartódromo de Homestead, em Miami, e uma semana depois (entre 16 e 19), na mesma pista, disputa a classe Rotax Mini Max.

Petecof teve um ano vencedor em 2013, quando conquistou os dois principais títulos do kartismo nacional, o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil na categoria Júnior Menor. Em novembro, ainda foi um dos destaques do Skusa Supernationals em Las Vegas, ficando em 7º lugar entre 85 competidores.

Gianluca irá correr pela equipe A.M Racing Kart, comandada pelo argentino Ariel Castro, com quem já corre há dois anos fora do Brasil. Além do equipamento um pouco diverso no tamanho - apesar de potências similares -, a divisão das categorias nos Estados Unidos é diferente. A TaG Cadet é destinada à pilotos entre 8 e 12 anos, enquanto a Rotax Mini Max é para competidores de 9 a 12 anos. No Brasil, a Júnior Menor tem concorrentes entre 10 a 13 anos.


Os treinos livres começaram na quarta-feira (8) e vão até sexta-feira. Para a categoria TaG Cadet, a cada fim de semana são disputados dois dias de corrida. Em cada um desses dias, há uma tomada de tempos e duas baterias classificatórias que definem o grid da final. As três corridas valem pontos para o campeonato e campeão é quem acumular mais pontos ao longo das três etapas, com direito a descartes.

Gianluca Petecof:

“Estou muito animado com esse começo de temporada. Já participei do Florida Winter Tour em outros anos, e sempre é um campeonato muito disputado, com pilotos de todo o mundo. Correr em duas categorias lá fora será uma experiência nova para mim, mas acredito que temos potencial para fazer um bom trabalho e brigar pelas primeiras posições”.

Fotos Flávio Quick - Fonte Eversports