sábado, 18 de janeiro de 2014

Pirelli renova com a FIA até 2016.


A Federação Internacional de Automobilismo, enfim, chegou a um acordo com a fabricante de pneus Pirelli e seguirá como fornecedora oficial e exclusiva da Fórmula 1 até o final da temporada de 2016. O anúncio foi realizado na última quinta-feira, diante das mudanças que começam a valer para o campeonato de 2014, a fabricante italiana terá um dos 12 dias de testes da pré-temporada dedicados unicamente aos compostos, que serão mais exigidos com a adoção dos novos motores V6 turbo. Além disso, cada equipe precisará reservar um dos oito dias de testes realizados no decorrer da temporada para os pneus.

O pedido da Pirelli para fazer testes exclusivos com os compostos, é para evitar que o festival de pneus furados volte a acontecer este ano, o problema que aconteceu no GP da Inglaterra no ano passado, repercutiu de forma negativa para a confiabilidade e segurança dos pneus. A empresa também foi alvo de críticas por causa do “Testgate”, quando a Mercedes foi punida por usar o carro de 2013 durante um teste em maio no circuito de Barcelona, dias depois do GP da Espanha.

Durante o ano de 2013 os compostos também foram alterados e após Silverstone, a Pirelli anunciou a introdução de novos tipos de pneus traseiros, reforçados com uma cinta de kevlar (material usado em coletes a prova de bala) no lugar do aço.

Após a renovação do contrato com a FIA, a Pirelli deverá ter uma participação crucial nos testes da pré-temporada, que começam em Jerez de la Frontera, na Espanha, entre os dias 28 e 31. Na sequência, os competidores participam de mais dois testes no Bahrein, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, e de 27 de fevereiro até 2 de março. A temporada 2014 começa entre os dias 13 a 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália.

Os novos carros começam a ser apresentados oficialmente na próxima sexta-feira, até agora, 8 equipes já confirmaram que estarão em Jerez, provavelmente apenas a Lotus ficará de fora das atividades na pista espanhola. Lembrando que a Caterham é a única equipe que ainda não anunciou sua dupla de pilotos para a temporada 2014, segundo os “rumores” o japonês Kamui Kobayahi será um dos pilotos do time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário