sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fórmula 3 Euro Series e os números...



Desde a sua fundação em 2003, a Fórmula 3 Euro Series representou um salto para a Fórmula 1 para vários jovens talentos, como pilotos de testes ou titulares. Entre eles, destaque para o alemão Sebastian Vettel e o inglês Lewis Hamilton, ambos campeões mundiais da categoria e dois dos principais pilotos da F1 atual. Em 2012, o título ficou com o piloto espanhol Daniel Juncadella.

Enquanto isso, outros 11 dos melhores candidatos da Euro Series conseguiram garantir um cockpit no mais popular campeonato de carros de turismo do mundo, o DTM. Lá, os ex-pilotos da Euro Series, como o atual campeão Bruno Spengler e Gary Paffett, demonstraram que a F3 também representa uma preparação perfeita para uma carreira de pilotos de carros de turismo.

Com nove fins de semana de corrida com 27 provas, a temporada passada representou a base perfeita para uma ampla cobertura Euro Series pelas mídias. Especialmente quando se trata da cobertura de TV internacional, onde a competição tornou-se um produto de sucesso. Em 2012, o Euro Series alcançou um tempo total de transmissão de 1.230 horas e um público total de 72,2 milhões de telespectadores, em 194 países. Segundo a organização, foram produzidos 4.372 programas falando sobre a categoria.

Só na Alemanha, o parceiro de mídia n-tv e Sport 1 alcançou uma audiência média de 2,09 milhões de espectadores por fim de semana de corrida. O n-tv que faz a cobertura ao vivo das corridas, no primeiro e terceiro fim de semana foi visto por uma média de 131.250 espectadores. A estação de TV alemã cobriu todo fim de semana de corrida por uma média de 2,25 horas.

Já na mídia impressa europeia, a F3 Euro Series também provou ser extremamente popular, foram 1.219 artigos, com um total de tiragem de 136 milhões. Com 15 pilotos de oito países, a categoria conta com o prestigio dos principais veículos de comunicação do mercado europeu, tento como líder a Alemanha e em seguida a Espanha. Só o site oficial - www.f3euroseries.com - conseguiu uma média de 391.324 page views por mês, desde a temporada passada.

Durante os finais de semana de provas, o público médio ficou em cerca de 78.813 visitantes, nos sete países europeus que fazem parte do calendário da Fórmula 3 Euro Series. Com todos estes números a categoria representa para jovens pilotos de todo o mundo, um passo importante para uma carreira no automobilismo internacional. Talvez essa fórmula de sucesso seja a ideal para atingir mais fãs, situação bem diferente que a vista pela F1. Mudanças precisam ser feitas, pois a cada ano o número de fãs que acompanham a categoria top do automobilismo mundial diminui. 

Foto Euro Series - divulgação

2 comentários:

  1. Você vai falar sobre a Euro Series aqui também, no próximo ano?

    João Luiz / Macau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom João Luiz, creio que sim, recebi da organização da Euro Series os press release para divulgar a categoria aqui no blog, pois como faço a cobertura da F3 Japan, acho devem ter visto ao “interessante” aqui rs

      Excluir