sábado, 15 de dezembro de 2012

FIA com enorme interesse na F3 Euro Series.


Desde novembro, quando a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que a Fórmula 3 Euro Series seria concedido o 'status' da FIA de Fórmula 3 Campeonato Europeu oficial, o interesse das principais equipes do mundo estão voltados para a mais competitiva série de jovens pilotos, vindo a aumentar de forma consistente.

Atualmente, três novas equipes estão planejando para entrar na série com um mínimo de dois carros cada. O esquadrão holandês ilustre em torno da equipe, Frits Van Amersfoort, que correu na Fórmula 3 ATS Cup. Fortec Motorsport, equipe de sucesso competindo no campeonato britânico de F3 e, a Eurointernational, equipe italiana que pretende fazer parte da Euro Series em 2013.

Além disso, quase todos os times que disputaram a temporada 2012 da Fórmula 3 Euro Series também tem planos de continuar no grid da próxima temporada. Destaque para a atual campeã de equipes e pilotos Prema Powerteam que já confirmou presença, o time levou o título com o espanhol Daniel Juncadella e, para a Mücke Motorsport, que fez uma bela temporada com o estreante alemão Pascal Wehrlein, o novato terminou a temporada para a equipe baseada em Berlim como vice-campeão e estreante do ano.


Para a temporada de 2013, o plano da Mücke é ampliar o número de pilotos de 2 para 3. Carlin, Ma-con Motorsport, Jo Zeller Racing e URD Rennsport também permaneceram no grid. Após um ano de Fórmula 3 Euro, a Signature Series, também manifestou interesse em participar em 2013 do FIA de Fórmula 3 Campeonato Europeu. Em 2010, o italiano Edoardo Mortara conquistou o título para a equipe de Philippe Sinault.

A forte concorrência e um grid com de 20 a 26 carros prometem uma temporada de estréia emocionante com batalhas espetaculares por posições e pontos do campeonato. A temporada de 2013 está prevista para início no penúltimo final de semana de março. O programa de apoio ao Turismo abre a temporada do Campeonato Mundial de Carros em Monza. Abaixo comentários das equipes:

Eurointernational, Antonio Ferrari: “A FIA de F3 Campeonato Europeu é a competição que eu estava esperando por um longo tempo, é a série perfeita para o programa de corridas Eurointernational, pois será a mais difícil do mundo, estamos à procura de novos desafios, depois de mais de duas décadas de vitórias e sucessos garantidos em todo o mundo. Tenho seguido o projeto Gerhard Berger desde o início, e eu sou um dos seus apoiadores mais fortes, acreditando no conceito dos modelos de F3 como o melhor carro para um jovem piloto no caminho para à F1. Para reforçar o nosso compromisso na categoria, a Eurointernational disputará apenas na categoria de carros de F3 em 2013 - em dois campeonatos de Fórmula 3 diferentes”.


Fortec Motorsport, Richard Dutton: “Temos estado a olhar para o campeonato de F3 por um tempo, estou realmente impressionado com o nível de concorrência. Nossa intenção é participar com quatro carros e no momento estamos muito satisfeitos de ter Felix Serrales e Pipo Derani, confirmados. Eles correram com a gente na Fórmula 3 britânica e demonstraram seu potencial e ritmo. Nós ainda vamos ser rivais no campeonato britânico de F3, mas eu queria expandir-se para o Campeonato da Europa e é o momento certo para fazer isso. Nossa intenção é ganhar, é por isso que estamos à competir”.

Prema Powerteam, René Rosin: “Prema Powerteam participou do Euro Series de Fórmula 3 desde a sua criação, em 2003. Tivemos a honra de fazer parte deste importante período e vamos sempre lembrar dele com grande memória do trabalho duro e da concorrência em um ambiente altamente profissional. Nós também estamos muito orgulhosos de que em 2003, estreamos e conquistamos o título com o piloto Ryan Briscoe. E nos dois últimos anos vencer com os pilotos Roberto Merhi e Daniel Juncadella. Participar da FIA de Fórmula 3 Europeia Campeonato foi o passo lógico depois da série de Euro F3. A FIA tem contribuído muito no desenvolvimento desta série e isto será feito sem qualquer duvida, é um passo natural de categorias profissionais como F1 ou DTM. A FIA de Fórmula 3 Campeonato Europeu vai reunir as melhores equipes e pilotos do mundo, consequentemente, aumentar o nível de competitividade e este é um grande desafio para a Prema”.

Fonte e Fotos F3 Euro Series - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário