domingo, 23 de dezembro de 2012

O que você precisa saber para dirigir na neve e em pistas congeladas!



Começando o inverno por aqui e o tema da matéria é bem interessante e importante para quem vai viajar neste feriadão que se aproxima. Pois bem, este post foi feito pelo Blog da Suriemu e tem dicas que são essenciais para evitar acidente. Eu mesmo já dirigi sem estar com os pneus para pista congelada e sem correntes, por sorte nada aconteceu, mas é bom o motorista seguir as orientações.

Em boa parte das estradas do Japão há fiscalização em dias de neve e as autoridades fazem blitz parando todos os carros, quem não obedece as normas de segurança é multado e ainda terá que sair da auto-estrada. Com a autorização do Blog da Suriemu, parceiros de longa data, estou repostando aqui a matéria que foi publicada no dia 19 de novembro. Confira as dicas!

Dirigir na neve exige cuidados especiais com o veículo e uma atenção redobrada do motorista. A pista fica muito escorregadia e as chances de se envolver em um acidente aumentam. Saiba como dirigir com mais segurança. Os cuidados começam com a manutenção preventiva do veículo. Bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e lanternas precisam estar em dia. O sistema de ignição também tem que estar em ordem. É preciso verificar constantemente a calibragem dos pneus.


No inverno japonês encontramos regiões que nevam bastante, cujos moradores já acostumados, adotam procedimentos de segurança no trânsito como parte do cotidiano. Mas também temos outras regiões que pouco nevam, ou nevam 3 a 4 vezes por ano. Aqui sim, os moradores, não costumam usar pneu de neve studless e não estão muito habituados com as regras de segurança para dirigir em pistas congeladas e escorregadias. Abaixo listamos alguns itens importantes para serem observados e cumpridos quando você estiver transitando em estradas com neve, congeladas ou quando estiver indo a lazer para pistas de esqui e montanhas.

Cuidados na estrada e cuidados do motorista:

Previsão do Tempo - Antes de sair com o carro é importante se informar das condições meteorológicas do local onde você se encontra e para onde pretende ir, através dos noticiários da televisão, rádio ou internet. Para caso de eventual acidentes, sempre informe familiares ou conhecidos qual seu roteiro de viagem e em quanto tempo deverá chegar ao destino final. Tenha sempre em mãos, o mapa do local onde pretende ir e as alternativas de rotas, caso a pista esteja impedida temporariamente.

Equipamentos necessários e úteis - Para estar prevenido para eventuais acidentes é importante ter no carro: correntes para pneus (se o veículo não tiver pneus studless, apropriado para esse tipo de pista), corda ou cabo de reboque, cabo para “chupeta” (em casos de bateria arriada), pá, rodos para limpar vidros, produtos para descongelar vidros, luvas de trabalho, botas de borracha, lanterna e pilhas, cobertores, água, chocolate, guarda-chuva (quando não tiver outro equipamento por perto, ajuda a limpar a neve).


Antes de sair - Retire o excesso de gelo dos sapatos, para evitar escorregar. Retire o gelo e a neve que estiverem cobrindo os vidros, o limpador de para-brisas e os faróis traseiros e dianteiros. Tire a neve e o gelo do teto para evitar que caiam no para-brisa de repente com o carro em movimento, o que pode ser muito perigoso.

Mantenha o tanque de gasolina pelo menos na metade. Use líquido para o para-brisas com fluido anticongelante. Antes de ligar o motor, limpe o excesso de neve que estiver no teto, capô e nos vidros do automóvel. Ligue o ar condicionado e só saia com o carro após os vidros estarem totalmente desembaçados. Na hora de sair com o carro, pise no acelerador lentamente de acordo com as condições da rua, para que os pneus não rodopiem. Se isso acontecer, o veículo pode se mover para os lados e causar algum acidente. Use roupas confortáveis que não atrapalhem seu movimento dentro do carro. Mas deixe o casaco pesado à mão para usar assim que abrir a porta para deixar o veículo.


Na pista não corra - Reduza a velocidade, dirija com cuidado e acelere devagar. Caso o carro passe por um trecho escorregadio que desliza, há chances de perder o controle total do veículo se estiver em alta velocidade e precisar frear de repente. O carro pode patinar com os pneus dianteiros, traseiros ou os quatro pneus. Se isto acontecer, mantenha a calma e procure observar o ponto para onde você quer ir. Tire o pé do acelerador e esterça o volante levemente para aquela direção.

Tenha cuidado para não virar bruscamente o volante, o carro poderá rodopiar na pista. Nunca freie bruscamente sobre uma estrada congelada, pois perderá o controle da direção. Se o carro escorregar no gelo, lembre-se de virar a direção no sentido contrário ao que estiver escorregando. Evite frear bruscamente o carro ou fazer manobras desnecessárias com o volante, por exemplo, passar de uma pista para outra. Nas freadas, tente utilizar a redução das marchas, ao invés de pisar no freio.

Distância - Com o carro em movimento é importante ver e ser visto. Deixe ligado os faróis e as lanternas. Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente. O carro precisa de um espaço maior para parar em pistas mais escorregadias. Segundo a Federação Automobilística do Japão (JAF), são precisos 7,9 metros para frear um veículo a 40 quilômetros por hora em uma pista seca. Na estrada com neve, essa distância aumenta para 21 metros. Se a neve virar uma camada de gelo bem escorregadia, são necessários 78,7 metros


Pistas inclinadas - Evite parar o carro em pistas inclinadas pois pode deslizar. Em uma fila de carros, espere o carro da frente percorrer o trajeto da subida para que você não precise parar no meio do caminho.

Áreas com sombras e túneis - Tenha cuidado ao passar por áreas sombreadas na pista, saídas e entradas de túneis e pontes, que congelam mais cedo e ficam mais tempo escorregadias mesmo com sol.

Tenha cuidados com as geadas, que deixam partes da pista mais escuras, onde é mais fácil perder a tração do carro. Se for passar por uma área assim, reduza a velocidade e evite frear bruscamente.

Pontes - Nas pontes onde há passagem de vento e nas entradas e saídas dos túneis, uma camada de gelo se forma no asfalto, deixando-o escorregadio. Tome cuidado e reduza a velocidade nesses locais. O gelo também costuma se formar em cruzamentos movimentados (os carros pressionam a neve) e nas estradas onde a temperatura é baixa, principalmente ao amanhecer.

Para-brisa - Ao deixar o carro parado por muito tempo em um local onde está nevando, levante o limpador do pára-brisa para que não fique coberto pela neve e evitar que a borracha grude no vidro. Antes de sair, tenha a certeza de que o limpador de para-brisas e o desembaçador estão funcionando bem.


Caso fique com o carro atolado na neve, mantenha a calma. Se não estiver em um local perigoso, fique dentro do veículo. Se precisar abrir a janela para ventilar, abra a que não estiver recebendo ventos diretamente. Se estiver com um telefone celular, chame o socorro. Mantenha a circulação movimentando braços e pernas e procure não deixar ninguém dormir. Se tiver de sair do carro, agasalhe-se bem e procure um abrigo.

Não deixe sua roupa ficar molhada. No Japão, são muito comuns veículos com tração nas quatro rodas (4WD), exatamente para poder enfrentar o inverno. No inverno é recomendável a troca dos quatro pneus comuns pelos modelos studless para rodar na neve, que têm mais aderência e permitem melhor dirigibilidade durante geadas, nevascas e pistas com gelo. Nessas condições, não é preciso usar correntes, a não ser que o motorista faça questão para dar mais estabilidade e segurança.


Correntes - Instale as correntes de forma antecipada, assim que a estrada começar a ficar esbranquiçada de neve. Muitos acidentes ocorreram porque o motorista achava que a corrente ainda não era necessária. Não é muito difícil atolar o carro em uma estrada de neve fofa. Se isso acontecer, a corda de reboque é um acessório útil, mas é preciso a colaboração de um outro veículo para puxá-lo. Há vários tipos no mercado. O ideal é escolher um que seja bastante resistente (cordas grossas e ganchos de metal).

Por causa do frio, a bateria do carro pode arriar. É sempre bom ter em mãos um cabo para fazer “chupeta” em outro veículo, pelo menos para ligar o motor. Uma pá também é indispensável e serve para tirar a neve do caminho depois que o carro derrapa e pára na beira da estrada. Na hora de instalar as correntes ou remover a neve, luvas de trabalho, botas de borracha e lanterna são acessórios que podem ajudar o motorista.

Caminhões na pista. Tenha atenção ao passar por veículos grandes como caminhões e ônibus, que podem lançar um spray de água contra a lateral de seu veículo. E também manter distância segura destes caminhões, pois neves acumuladas no teto poderão cair em cima do seu carro em movimento, provocando acidentes. Se você avistar as luzes de um veículo responsável por limpar a neve da estrada, reduza a velocidade e mantenha-se atrás dele. Tenha paciência e espere até a pista ser totalmente limpa. Nunca tente ultrapassá-lo.

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