domingo, 31 de agosto de 2014

Com Pedro Saderi e Mauri Zaccarelli, Hitech Racing fecha 9ª etapa do Brasileiro de Turismo no top 10.


Valeu a pena o trabalho desenvolvido pela Hitech Racing neste sábado (30 de agosto), dia da abertura da rodada dupla de Curitiba, válida pelo Campeonato Brasileiro de Turismo. Depois de exibir um desempenho aquém do esperado tanto nos dois treinos livres como também na classificação, o time chefiado por Rodrigo Contin lutou para dar a Mauri Zaccarelli e Pedro Saderi carros em condições de somar bons pontos para o campeonato. E a dupla de pilotos fez um belo trabalho e conseguiu chegar ao top 10: Saderi recebeu a bandeira quadriculada em nono, logo à frente de Zaccarelli.

O sábado começou de forma bastante difícil para a Hitech Racing. Assim como foi no treino livre de sexta-feira à tarde, a sessão de hoje teve os dois carros do time de Pinhais em posição intermediária. E na tomada de tempos, os pilotos enfrentaram problemas, sofreram com a falta de ritmo e não conseguiram boas colocações no grid. Zaccarelli teve de largar em 14º, enquanto Saderi marcou o 17º tempo. Mas a corrida teve uma dinâmica bem mais animadora para a dupla.


Zaccarelli e Saderi fizeram boa largada e, acima de tudo, ficaram bem longe das confusões da primeira curva em Curitiba, ganhando posições preciosas. Desde então, o jovem londrinense jamais figurou fora dos dez primeiros da prova. Mauri, por sua vez, se envolveu em algumas disputas bem interessantes e foi evoluindo volta a volta de uma corrida marcada por muita intensidade do começo ao fim. Ao fim de quase 27 minutos de prova, a dupla da Hitech Racing fechou o sábado de superação no top 10. O resultado foi importante também porque traz boas perspectivas para a corrida de domingo, uma vez que Saderi e Zaccarelli vão dividir a quinta fila do grid.

Após a nona etapa do campeonato, Pedro Saderi segue no top 10 do campeonato. Agora, o estreante ocupa a nona colocação, com 69 pontos, enquanto Mauri Zaccarelli é o 14º, com 45. E a Hitech Racing continua firme no top 5 do campeonato de equipes, agora com 114 pontos. A décima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo será disputada neste domingo, às 9h, com transmissão ao vivo pelo portal Terra e pelo canal PlayTV, e exibição do VT na íntegra às 14h30, na RedeTV. (Horários de Brasília).


Rodrigo Contin:

“Terminar com os dois carros entre os dez primeiros depois de um dia bem complicado é bastante satisfatório para nós. Tivemos alguns problemas na classificação, tanto no carro do Pedro como também no do Mauri, e por isso não conseguimos obter as melhores colocações no grid. Mas trabalhamos com muito afinco até o horário da corrida para dar aos nossos pilotos um bom equipamento. A corrida foi bem tumultuada, mas conseguimos ganhar posições importantes e figurar na zona de pontuação. Amanhã, largando com os dois carros no top 10, temos uma expectativa boa, então vamos lutar ainda mais para somar pontos e continuar entre as cinco melhores equipes do campeonato”.

Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Hitech Racing encara rodada dupla de Curitiba pelo Brasileiro de Turismo.


Fazendo sua temporada de estreia no Brasileiro de Turismo, a Hitech Racing vai enfrentar mais um fim de semana (30 e 31 de agosto) de intenso trabalho e velocidade, e com uma motivação a mais para permanecer entre as cinco melhores do campeonato. A equipe chefiada por Rodrigo Contin vai competir em casa, no Autódromo Internacional de Curitiba, que receberá as etapas 9 e 10 de 2014, na última rodada dupla que a categoria promoverá neste ano. Com boas referências do seletivo circuito paranaense, que sediou os primeiros treinos da pré-temporada, o time de Pinhais aposta em uma jornada positiva com os pilotos Pedro Saderi e Mauri Zaccarelli.


A etapa de Curitiba será mais uma oportunidade para Pedro Saderi mostrar seu potencial. O londrinense de 17 anos vem mostrando evolução ao longo da temporada e somou pontos em seis das oito corridas do campeonato. O jovem piloto ocupa a oitava colocação, com 63 pontos. Por sua vez, Mauri Zaccarelli, depois de ter estreado na Stock Car em Cascavel, vai se dedicar exclusivamente ao Brasileiro de Turismo neste fim de semana. O experiente paulista pretende aproveitar a rodada dupla em Curitiba para reagir no campeonato e acredita que poderá se posicionar entre os dez primeiros em mais uma etapa da temporada.


As atividades de pista do Brasileiro de Turismo em Curitiba terão início na sexta-feira, com a realização do primeiro treino livre, dividido em dois grupos. No sábado pela manhã, os pilotos voltam ao circuito para mais uma sessão de treinos, a classificação e a largada da corrida 1, com duração de 25 minutos mais uma volta, com transmissão ao vivo pelo portal Terra a partir de 16:35. No domingo, a antepenúltima etapa da temporada (e última rodada dupla do ano) se encerra com a segunda prova, mais longa, com 35 minutos e mais uma volta, com transmissão ao vivo às 9h pelo canal PlayTV e pelo portal Terra, com VT na íntegra às 14:30, na RedeTV. (Horários de Brasília).


Rodrigo Contin:

“Correr em casa é sempre especial. Estaremos ao lado dos nossos familiares, patrocinadores e torcida, então tudo isso é motivador, além de aumentar nossa responsabilidade. Em termos de performance, vamos para Curitiba confiantes e com muitas referências graças ao trabalho feito na pré-temporada, e esse fator pode contribuir para um bom resultado com o Pedro Saderi e o Mauri Zaccarelli para que nossa equipe confirme sua presença no top 5 do campeonato, o que, numa primeira temporada no turismo, é um grande resultado”.

Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

F4 Inglesa: Gustavo Lima volta ao circuito da primeira vitória e encara nova etapa em Brands Hatch.


Pouco mais de três meses depois de ter conquistado sua primeira vitória no automobilismo europeu, Gustavo Lima volta ao circuito de Brands Hatch neste fim de semana (30 e 31 de agosto) para a disputa da sexta etapa da temporada 2014 da F4 Inglesa. O tradicional autódromo britânico, que recebeu também a segunda etapa do campeonato, é marcante para o brasiliense de 18 anos, que guarda belas recordações graças a uma emocionante conquista em maio, no fim de corrida mais apertado da história da categoria, com apenas 0s044 de vantagem para o segundo colocado.

Por conta do seu retrospecto positivo em Brands Hatch, Lima segue para a Inglaterra confiante em voltar a fazer uma boa campanha na F4 Inglesa. O piloto da equipe Hillspeed vem de duas etapas adversas, em Oulton Park e Silverstone, e entende que tem condições de virar o jogo para voltar a figurar entre os ponteiros na rodada tripla deste fim de semana. No entanto, para ser bem-sucedido em Brands Hatch, Gustavo ressalta a necessidade de largar entre os primeiros, já que o circuito impõe muitas dificuldades para ultrapassar, algo que ficou demonstrado na própria corrida que Lima venceu em maio, quando largou da pole position.


O brasileiro, membro da Academia de Pilotos da McLaren, começa a acelerar em Brands Hatch, no traçado conhecido como Grand Prix Circuit, de 4.206 metros de extensão, na sexta-feira, nos treinos livres. No sábado, há mais um treino livre, a sessão classificatória e a corrida 1. O cronograma da antepenúltima etapa do campeonato se encerra no domingo, com a realização de mais duas provas.


Gustavo Lima:

“Voltar a Brands Hatch é muito especial, principalmente pela vitória que conquistamos em maio. Sempre andei forte lá, e os últimos resultados provam isso, então vou motivado para começar uma recuperação nesta fase final do campeonato. Meu objetivo é conseguir largar entre os primeiros, pois é uma pista onde é muito difícil de ultrapassar, e fazer o máximo possível de pontos para subir na classificação. Vamos com muita fé em um resultado positivo neste fim de semana”.

Fotos: Jakob Ebrey Photography - Fonte: Eversports

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Augusto Farfus enfrenta semana cheia com testes no DTM e estreia nos 1000 km de Suzuka.


A oitava etapa da temporada 2014 do DTM será disputada apenas dentro de duas semanas, mas os trabalhos de pista seguem intensos para Augusto Farfus, com dias de muita velocidade na Europa e na Ásia. Depois de participar de uma produtiva sessão de testes coletivos com sua BMW M4 DTM #3 na última terça-feira (26) em Lausitzring, onde completou 137 voltas, todas debaixo de chuva, o piloto brasileiro embarcou para o Japão, onde vai disputar sua terceira prova de endurance no ano. Farfus terá a chance de fazer sua estreia nos 1000 km de Suzuka, tradicional corrida que integra o calendário do Super GT, neste domingo (31).

Farfus vai reforçar o BMW Sports Trophy Team Studie - que compete na categoria GT 300 - e terá a oportunidade de guiar a BMW Z4 GT3 #7, dividindo a condução do carro com o experiente alemão Jörg Müller e o japonês Seiji Ara. O curitibano de 30 anos está bastante empolgado com a oportunidade de estrear no circuito, um dos mais tradicionais e desafiadores de todo o mundo.

Augusto traz grandes recordações de Suzuka, onde competiu apenas uma vez, mas no kartódromo. Em 1999, o piloto, que já despontava como uma das revelações do Brasil à época, disputou o Campeonato Mundial e terminou na segunda colocação. 15 anos depois, Farfus volta a Suzuka para estrear em uma das mais famosas disputas de resistência do automobilismo mundial com expectativa de ajudar o Team Studie no campeonato e confiante em poder lutar pela vitória graças ao forte conjunto que possuirá neste fim de semana. A única vitória de um piloto brasileiro nos 1000 km de Suzuka foi conquistada em 1995, quando Maurizio Sala triunfou ao lado de Ray Bellm e Masanori Sekiya com um McLaren F1 GT3.


A programação dos 1000 km de Suzuka tem início no sábado com a realização de um treino livre oficial pela manhã e, mais tarde, da sessão classificatória que define o grid de largada da prova. Já no domingo, o cronograma compreende mais um treino livre, com duração de meia hora, e, a partir de 12:15 (0:15 pelo horário de Brasília) será dada a largada da corrida, com previsão de 173 voltas pelo circuito de 5.807 metros ou tempo máximo de seis horas.

Augusto Farfus:

“Estou muito feliz por voltar ao Japão, um país fantástico, e por ter a chance de fazer minha estreia nos 1000 km de Suzuka, que é um circuito maravilhoso e dos mais tradicionais do automobilismo, com um traçado muito técnico e desafiador. Tenho grandes lembranças de Suzuka graças ao segundo lugar no Mundial de Kart em 1999. Temos um conjunto muito forte e um carro competitivo, além de ser novamente um prazer correr em parceria com o Jörg Müller, e agora também com o Seiji Ara. Seria fantástico estrear nesta prova com vitória, que é nosso objetivo. No fim das contas, nossa expectativa é muito boa, e espero poder ajudar a equipe. Não vejo a hora de poder chegar lá e acelerar”.

Fotos: BMW Sports Trophy Team Studie - divulgação

Em Curitiba, Rafael Suzuki planeja manter evolução na temporada da Stock Car.


Quando confirmou sua participação na temporada 2014 da principal categoria do automobilismo brasileiro, Rafael Suzuki guiou pela primeira vez um carro da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba. No fim de fevereiro, foram realizados dois dias de testes coletivos no circuito paranaense, que recebe a sétima etapa do campeonato neste fim de semana, entre os dias 29 e 31 de agosto.

A pista é uma das mais técnicas do país, com curvas de alta e baixa velocidade, além de uma longa reta, e o fato de ser conhecida para Suzuki - que também já correu lá pela Auto GP em 2012 -, reforça a expectativa de uma jornada positiva. Na última etapa da Stock Car, realizada há duas semanas em Cascavel, o paulista radicado no Maranhão conquistou seus melhores resultados na categoria, ao passar para o Q2 na classificação e largar na 10ª posição, e terminar a primeira corrida em 15º, novamente somando pontos no campeonato.


Com cinco etapas restantes, a Stock Car tem Átila Abreu na liderança com 104 pontos. Na sequência, Rubens Barrichello e Sérgio Jimenez com 93, e Marcos Gomes e Julio Campos, ambos com 91 pontos, completam o top 5 em uma das temporadas mais competitivas da categoria.

Rafael Suzuki:

“Estou otimista para Curitiba. O fato de já ter treinado com o carro lá faz com que a gente comece o fim de semana num ritmo melhor. A primeira metade do campeonato foi de muito aprendizado e evolução, não só minha, mas no carro também. Vou enxergar essa segunda metade como uma nova temporada, ainda mais agora que conheço melhor o carro, não apenas como pilotá-lo, mas também tecnicamente, na busca pelo melhor acerto”.


Kart:

Rafael Suzuki disputou no último sábado (23) a 1ª etapa do Campeonato Integrado de Kart no Kartódromo de Imperatriz, no Maranhão, e foi o vencedor entre os pilotos da categoria F4 Graduados.

Fotos: Carsten Horst e Rafael Gagliano/Hyset - Fonte: Eversports

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ricciardo começa a sonhar com o título da temporada 2014 da F1.


Não era esperada a vitória da RBR ontem na Bélgica, por isso, analisando as últimas quatro etapas do mundial, o retrospecto do australiano Daniel Ricciardo é excelente e o coloca entre os postulantes ao título da temporada 2014 da Fórmula 1. Ricciardo marcou (73) pontos, Rosberg (55) e Hamilton (55), ou seja, o piloto da RBR esta há 64 pontos do líder e falta ainda 7 etapas.

O clima dentro da Mercedes continua conturbado com o embate entre a dupla: Rosberg e Hamilton, ontem em Spa, um novo capitulo com o toque na segunda volta que arruinou as chances do piloto britânico na corrida. Tudo que Hamilton fez para recuperar a desvantagem sobre o companheiro, foi perdido em uma única prova. Rosberg continua como favorito pois tem o melhor carro e a sorte tem estado a seu lado durante o ano. Levando-se em conta que na última corrida em Abu Dhabi os pontos serão dobrados, tudo poderá acontecer.


A RBR já começa a sonhar com o penta campeonato, pois a cada prova eles vão evoluindo com Ricciardo. Vettel não esta fazendo uma boa temporada por causa de vários problemas mecânicos que só acontecem com o carro dele, a “zica”, é quase a mesma de Massa na Williams, onde Bottas vem crescendo e o brasileiro continua em seu calvário.


Segundo Daniel Ricciardo, tudo é possível: “Ainda há muitas corridas pela frente, a temporada está longe de terminar. E ainda é matematicamente possível ganhar o título, por isso, temos de continuar lutando. Em Spa, um circuito onde deveríamos perder, conseguimos pontos importantes, é uma sensação agradável. O importante agora é conquistar o maior número de pontos nos circuitos em que deveríamos ser competitivo como Cingapura e Suzuka. Se tivermos sucesso, então, o campeonato estará longe de terminar” - finalizou.

Fotos: Infiniti Red Bull Racing - divulgação

domingo, 24 de agosto de 2014

Daniel Ricciardo brilha e vence o GP da Bélgica.


Ricciardo deu mais um show hoje em Spa-Francorchamps ao conquistar sua terceira vitória na temporada de forma brilhante, o australiano se aproveitou de uma colisão entre os pilotos da Mercedes que ocorreu na segunda volta, imprimiu ritmo forte e acelerou; abriu vantagem e no final conseguiu administrar o GP da Bélgica. Após vitórias nos GPs do Canadá e Hungria o piloto da RBR é o único que conseguiu superar a Mercedes na temporada.

Lewis Hamilton, que levou a melhor sobre seu companheiro de equipe ao apagar das luzes vermelhas, foi tocado na roda traseira por Rosberg, furou o pneu e caiu para o último lugar na corrida, após a troca, tentou fazer uma corrida de recuperação, mas detritos da asa dianteira de Rosberg acabaram danificando seu carro, sem condições de lutar por pontos teve que abandonar, já que o rendimento de seu carro era muito ruim.

Nico Rosberg acabou terminando em segundo, pois também perdeu tempo durante a primeira parada nos boxes para a troca da asa dianteira. Valtteri Bottas que largou em sexto, novamente foi um dos destaques da prova ao completar o pódio para a Williams, o finlandês é sem duvidas a revelação da temporada juntamente com Ricciardo. O compatriota Kimi Raikkonen travou uma dura batalha pelo pódio com ele, mas teve que se contentar com o quarto lugar.


Sebastian Vettel foi outro que ficou longe das boas atuações, o tetracampeão ainda garantiu um quinto lugar nas últimas voltas ao conseguir superar a dupla da McLarens com: Kevin Magnussen e Jenson Button, sexto e sétimo respectivamente. Fernando Alonso estava no meio da briga entre RBR e as McLaren mas acabou tocando na roda traseira de Vettel e perdeu posições, fechando em oitavo. Sergio Perez e Daniil Kvyat completaram a zona de pontuação.

Com o abandono de seu companheiro de equipe, Rosberg ainda lidera o mundial de pilotos com uma vantagem confortável de 29 pontos sobre Hamilton. Já o brasileiro Felipe Massa que largou em nono, terminou a prova em 13º, com ritmo muito lento o piloto da Williams foi perdendo posições e não teve chances na corrida. A “desculpa” desta vez é que seu carro ficou danificado porque passou sobre os detritos do carro de Hamilton, ficando peças presas no assoalho da máquina, o time de Grove só retirou o pedaço da peça na segunda parada, dai já era tarde. O estreante na prova Andre Lotterer não passou da primeira volta, abandonou poucos metros depois da largada com problemas em sua Caterham. Confira o resultado final do GP da Bélgica:


Atualização: Após o fim da prova os comissários analisaram lances da disputa por posições entre: Kevin Magnussen e Fernando Alonso, eles determinaram um acréscimo de 20 segundos no tempo total da corrida do dinamarquês, pois entenderam que em uma delas o piloto da McLaren não deixou espaço suficiente para o espanhol tentar a manobra. Com isso ele acabou caindo para o 12º lugar em Spa-Francorchamps, para a sorte de Nico Hulkenberg que acabou entrando na zona de pontuação.  

sábado, 23 de agosto de 2014

Rosberg é pole para o GP da Bélgica, Massa é apenas o nono.


Na hora da decisão, a sorte vem sempre caindo no colo do alemão Nico Rosberg, apesar de ter dominado as duas primeiras partes do treino de classificação para o GP da Bélgica, o inglês Lewis Hamilton mais uma vez encontrou dificuldades em manter o ritmo na parte final e a pole ficou com o líder do campeonato Rosberg. Mas o treino que definiu o grid de largada para a décima segunda etapa do mundial aconteceu com pista molhada, tornando mais difícil e imprevisível apostar em um ou outro piloto da Mercedes, porque as demais equipes não tiveram chances alguma.

A pista de Spa-Francorchamps já é desafiadora no seco, só que neste sábado com condições climáticas adversas, os carros da Mercedes foram ainda melhores, a Williams que havia dado pinta que poderia estar entre eles, desta vez não encontrou o acerto ideal, o finlandês Valtteri Bottas foi o sexto e o brasileiro Felipe Massa apenas o nono. Os dois protagonistas da temporada 2014 da Fórmula 1, Rosberg e Hamilton, erraram muito hoje, mas mesmo assim não deixaram de brigar volta a volta pela pole.


Sebastian Vettel conseguiu enfim ser melhor que Daniel Ricciardo e irá abrir a segunda fila. Entre ambos há, ainda, o espanhol Fernando Alonso. Kevin Magnussen foi o sétimo, Kimi Raikkonen o oitavo e Jenson Button completou o top 10. Em um treino bastante complicado, o alemão Andre Lottterer que faz sua estreia na categoria conseguiu o penúltimo tempo, superando em quase um segundo o tempo do companheiro Marcus Ericsson. O GP da Bélgica acontece neste domingo, a partir das 21:00 horas, horário do Japão. Confira o grid de largada completo:


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lewis Hamilton fecha o segundo treino livre em Spa na frente.


O segundo treino livre para o Grande Prêmio da Bélgica, teve novamente a Mercedes dominando a sessão, desta vez com Lewis Hamilton em primeiro e Rosberg em segundo. Alonso repetiu o desempenho apresentado pela manhã e fechou em terceiro. Já o brasileiro Felipe Massa, figurou entre os primeiros tempos ao marcar 1:50s327, garantindo o quarto posto.

No início da sessão o venezuelano Pastor Maldonando perdeu o controle do carro e bateu forte, causando a paralisação do treino livre, o “E22” ficou bastante danificado. Sebastian Vettel nem conseguiu treinar, já que a equipe terá que trocar o motor de seu “RB10”, mas o tetracampeão não sofrerá punições pois o propulsor que será utilizado é o mesmo do GP da Hungria. Na Marussia, o inglês Max Chilton voltou ao cockpit de seu carro, a equipe havia anunciado que o piloto Alexander Rossi correria em seu lugar, mas depois voltou atrás sem dar explicações.

Jenson Button foi o quinto, Valtteri Bottas o sexto e o russo Daniil Kvyat o sétimo. Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg completaram o top 10. Os pilotos voltam à pista neste sábado a partir das 18:00 horas, horário do Japão para o terceiro treino livre, a classificação acontece às 21:00. Confira o resultado final da TL2 em Spa-Francorchamps:  


Nico Rosberg lidera o primeiro treino livre na Bélgica.


Dupla da Mercedes dominou mais um treino livre, hoje pela manhã, as equipes foram à pista de Spa-Francorchamps para a primeira sessão de treinos livres e o alemão Nico Rosberg conquistou o melhor tempo após cravar: 1:51s577, ele foi seguido pelo companheiro Lewis Hamilton e pelo espanhol Fernando Alonso.

Jenson Button andou bem com sua McLaren e terminou em quarto, à frente do finlandês Kimi Raikkonen. O mexicano Sergio Perez, enfim, aproveitou a sessão para garantir o sexto tempo. Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas completaram o top 10.

O brasileiro Felipe Massa fez um treino discreto e fechou em décimo quinto. A sessão contou com os pilotos reservas: Giedo Van der Garde e Alexander Rossi, a bordo da Sauber e Marussia respectivamente. E também teve a estreia do piloto alemão Andre Lotterer, que substituirá neste final de semana o japonês Kamui Kobayashi na Caterham, o tricampeão das 24 Horas de Le Mans, marcou o penúltimo tempo, porém, superou o titular Marcus Ericsson, os dois deram 24 voltas. Confira o resultado final da TL1:


Gianluca Petecof retoma participação na Rok Cup USA e defende liderança neste fim de semana em Ocala.


Gianluca Petecof representará o Brasil no grid da quarta etapa da Rok Cup USA, um dos principais campeonatos de kart da América do Norte, a ser disputada neste fim de semana (22 a 24 de agosto) no kartódromo Ocala Grand Prix, na Flórida. O paulista de 11 anos tem boas lembranças do circuito, uma vez que já competiu por lá em fevereiro, durante a campanha que culminou com o título do Florida Winter Tour, na categoria Rotax Mini Max. Para este próximo desafio, Gianluca tem como principal foco ampliar a liderança no campeonato da classe Mini Rok para seguir em busca o título, que lhe daria uma vaga para a final mundial, marcada para outubro na Itália. O brasileiro lidera a competição com 1045 pontos, contra 670 do segundo colocado, sendo que a pontuação máxima em Ocala será de 375.

Petecof volta a competir na Rok Cup USA depois de um intervalo que teve início em junho. Neste espaço, o piloto encarou uma jornada bem-sucedida no 49º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado há quase um mês, na Arena Brasil Kirin, em Itu. Na ocasião, o jovem paulista venceu a pré-final, travou uma disputa emocionante e liderou a maior parte da finalíssima, terminando em terceiro lugar, sendo seu oitavo top 3 consecutivo em competições nacionais.


Satisfeito com o resultado obtido no interior paulista, Gianluca volta aos Estados Unidos para representar a equipe A.M. Engines, chefiada por Ariel Castro, disposto a manter o domínio na classe Mini Rok, como vem acontecendo desde o início do campeonato. Petecof dará uma sequência a uma bem-sucedida primeira temporada internacional, que já lhe rendeu no primeiro semestre o título do prestigiado Florida Winter Tour, passando por kartódromos como o de Homestead, Orlando e Ocala, palco do desafio deste fim de semana, que compreenderá cinco corridas (três baterias classificatórias, pré-final e final).


Gianluca Petecof:

“A temporada internacional em 2014 tem sido nosso foco desde o início do ano, e estamos muito satisfeitos pela forma como tudo está ocorrendo até agora, com muitas vitórias e aprendizado. Depois de disputar o Brasileiro e conquistar mais um top 3, meu oitavo consecutivo em competições nacionais, vou para Ocala com o objetivo de ampliar a liderança na Rok Cup USA, o que nos deixaria em posição muito favorável para a conquista do título em Orlando, entre 13 e 14 de setembro, e nos garantiria a ida à final mundial na Itália. Vamos trabalhar duro ao lado de toda a equipe para alcançarmos mais uma meta neste ano”.

Fotos: Jackson de Souza - Fonte: Eversports

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DTM: Incidente tira chance de pontos e frustra reação de Augusto Farfus, que abandona em Nürburgring.


A sétima etapa da temporada 2014 do DTM, disputada neste fim de semana no circuito de Nürburgring, foi frustrante para Augusto Farfus. Depois de um sábado bastante complicado, quando o piloto do Team RBM não contou com o melhor acerto na sua BMW M4, o domingo (17) começou promissor. Logo na primeira volta, após largar em 14º, o brasileiro ganhou sete posições e vinha em ótimo ritmo. Mas numa disputa com Jamie Green, o britânico tocou no carro de Farfus e o tirou da pista, comprometendo totalmente sua corrida. O vice-campeão de 2013 tentou se manter na prova, mas ficou sem condições de brigar por boas posições por conta do carro avariado e abandonou na volta 35.

Augusto optou por largar com pneus macios em Nürburgring, que amanheceu nublada, mas sem ameaça de chuva. Com forte desempenho e pilotagem agressiva, o curitibano de 30 anos ganhou muitas posições e passou a primeira volta em sétimo lugar. Na sequência da prova, Farfus avançou ainda mais e era o sexto na décima volta de uma grande corrida. No entanto, após andar lado a lado com Green, o brasileiro foi tocado pelo piloto da Audi, resultando em muitos danos em sua BMW M4, além da perda de várias colocações.


Farfus conseguiu voltar à disputa, mas caiu para 15º lugar. O piloto da BMW tentou se manter de forma competitiva na corrida e foi o primeiro a fazer seu pit stop, equipando seu carro com pneus duros na 19ª volta da prova. Augusto tinha a dura missão de se recuperar mesmo com sua M4 avariada e completar 30 voltas com os compostos mais lentos. Durante a janela de pit stops, o brasileiro chegou a andar em décimo, mas perdeu muito rendimento, e todos os pilotos que vinham atrás com pneus macios superaram o curitibano, que caiu para 19º lugar.

Sem condições de lutar por pontos, Farfus optou por se retirar da corrida, frustrado com o incidente que lhe tirou as chances de subir ainda mais no campeonato, no qual permanece em nono lugar, com 33 pontos. Depois de uma temporada bem intensa, o DTM faz uma pausa no calendário e volta em 14 de setembro para a oitava etapa do campeonato, que será disputada no circuito de Lausitzring, na Alemanha.


Augusto Farfus:

“Infelizmente, o incidente com o Jamie Green tirou as minhas chances de pontuar bem na corrida, que era nosso objetivo neste fim de semana. Fiz uma grande primeira volta e tinha um carro muito competitivo, que me daria a possibilidade de fechar a prova entre os oito primeiros, mas esse toque colocou tudo a perder. Meu carro ficou muito danificado, e por isso optei por deixar a corrida, não fazia sentido prosseguir. É muito frustrante terminar o fim de semana desta maneira, mas só nos resta agora trabalhar ainda mais e focar na sequência do campeonato”.

Fotos: BMW - Fonte: Eversports

Hitech Racing fecha oitava etapa do Brasileiro de Turismo com top 10 de Pedro Saderi em Cascavel.


Cascavel recebeu neste fim de semana a oitava etapa da temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Turismo. A jornada da Hitech Racing acabou sendo um tanto complicada, mas terminou neste domingo (17) rendendo pontos graças ao sétimo lugar conquistado por Pedro Saderi, uma das revelações do campeonato. Por sua vez, Mauri Zaccarelli, que teve um duplo desafio e atuou pela primeira vez como piloto da Stock Car, foi tocado por outro piloto e teve de encerrar sua participação nesta manhã na 14ª volta quando vinha em franca recuperação.

Saderi teve bom rendimento, sobretudo no primeiro treino livre, e repetiu a boa performance no treino classificatório, realizado no sábado. O londrinense de 17 anos garantiu a oitava posição do grid e ficou a apenas 0s6 do tempo da pole, o que comprova sua grande evolução desde que estreou na categoria. Por sua vez, Zaccarelli teve mais dificuldades e, durante a classificação, o paulista acabou sendo punido com a perda da melhor volta por excesso de velocidade no pit-lane, tendo de largar em 12º.


A corrida deste domingo foi intensa desde o começo no rapidíssimo circuito de Cascavel. Saderi fez largada cerebral e manteve o oitavo lugar, enquanto Zaccarelli enfrentou problemas e caiu para o fim do grid, tendo então de fazer uma corrida de recuperação. Mauri levou azar ao sofrer um toque de Fernando Fortes na volta 14 e abandonou. O incidente causou a exclusão do adversário por atitude antidesportiva. Saderi conseguiu fazer uma corrida limpa e garantiu mais um top 10 no ano, mantendo assim a nona colocação na classificação do campeonato.

Neste fim de semana, a escuderia de Pinhais ficou desfalcada do seu comandante. Com problemas de saúde, Rodrigo Contin não esteve presente neste fim de semana, mas passa bem e estará pronto para o próximo desafio. Desta forma, a equipe foi chefiada em Cascavel pelo engenheiro Vitor Bernardi. Com expectativa de time completo, a Hitech Racing volta às pistas dentro de duas semanas para outra corrida em casa. A próxima etapa do Brasileiro de Turismo, desta vez em formato de rodada dupla, será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba.


Vitor Bernardi:

“Nosso fim de semana foi bem produtivo. Cascavel é a pista que nós mais treinamos ao longo do ano, então fomos bem dentro das nossas possibilidades. O Pedro teve um bom fim de semana, fechando com uma corrida bem forte, com ótimos tempos de volta. Numa tentativa de ultrapassagem, ele perdeu quatro posições e depois disso não conseguiu avançar, mas o balanço foi positivo. O Mauri também vinha fazendo uma boa corrida de recuperação e tinha boas chances de pontuar, mas foi tocado por outro piloto e teve de abandonar. Pela nossa quilometragem aqui, viemos para cá com uma expectativa maior, mas levando em conta o fim de semana como um todo, a análise que eu faço é positiva”.

Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports

F4 Inglesa: Gustavo Lima sofre com problemas e lastima fim de semana difícil na etapa de Silverstone.


Gustavo Lima viveu em Silverstone um fim de semana para ser esquecido. Palco da quinta etapa da temporada 2014 da F4 Inglesa, o mítico circuito britânico abriu a segunda metade do campeonato com uma rodada tripla que parecia ser promissora para o brasiliense de 18 anos, levando em conta os resultados já obtidos por ele na pista. Entretanto, vários problemas comprometeram a jornada de Lima, que não conseguiu alcançar sua melhor performance. Mas desde já, o jovem piloto está focado na próxima etapa, daqui a duas semanas, em Brands Hatch, onde o piloto da Hillspeed venceu sua primeira corrida na categoria, no mês de maio.

Sem encontrar o acerto ideal na classificação, Gustavo obteve o 15º lugar no grid da primeira corrida. O piloto evoluiu bem desde a largada e chegou a andar em nono, mas sofreu uma punição por exceder os limites da pista e ficou sem condições de continuar escalando o pelotão, terminando a corrida em 13º. A colocação na prova de sábado determinou sua posição de largada na segunda corrida do fim de semana, realizada na manhã deste domingo sob um clima tipicamente britânico.


Com a pista bem molhada, o brasiliense começou o dia com a esperança de somar muitos pontos, mesmo vindo de trás. Mas Gustavo foi tocado pelo carro do seu companheiro de equipe logo na primeira volta, rodou e teve de abandonar a disputa. Desta forma, sua esperança de conquistar um melhor resultado no fim de semana havia ficado para a última corrida. Lima largou em sétimo (grid definido pelo combinado das melhores voltas nas duas provas do fim de semana). Entretanto, seu carro esteve muito instável e não ofereceu ao brasileiro nenhuma condição de lutar por um bom resultado, cruzando a linha de chegada em 14º lugar.


Gustavo Lima:

“Deixo Silverstone chateado porque reconheço que tive um fim de semana bem difícil. Enfrentei muitos problemas e não tive condições de mostrar meu potencial. Tive um bom ritmo na primeira corrida, mas fui prejudicado por uma punição. Na segunda prova, estava entre os dez primeiros, mas um dos companheiros de equipe bateu em mim, então tive de abandonar. Na última disputa do dia, meu carro estava desequilibrado e impossível de guiar, e não tive o que fazer em termos de luta por posição. Enfim, foi uma pena. Agora é levantar a cabeça e seguir para Brands Hatch, circuito onde eu tenho boas lembranças graças à minha primeira vitória na F4 Inglesa”.

Fotos: Jakob Ebrey Photography - Fonte: Eversports

Rafael Suzuki faz corrida de superação em Cascavel e conquista melhor resultado na Stock Car.


Rafael Suzuki deixa Cascavel, palco da sexta etapa da temporada 2014 da Stock Car, com o sentimento de dever cumprido e feliz por ter conquistado seu melhor resultado desde a estreia na categoria. O paulista radicado no Maranhão viveu um domingo (17 de agosto) de superação e teve de conviver com toda sorte de problemas, desde ser atingido por um adversário na curva mais rápida e perigosa do circuito, além de uma pane elétrica que quase colocou tudo a perder. Mas graças a um ótimo ritmo de corrida, uma pilotagem madura e uma estratégia acertada por parte da equipe ProGP, Suzuki fechou o fim de semana com bom desempenho para terminar a prova mais longa da etapa entre os 15 melhores colocados, na tão almejada zona de pontuação.


Suzuki, décimo lugar do grid de largada após boa classificação no último sábado, fez uma largada conservadora justamente para evitar problemas nas primeiras curvas da primeira prova deste domingo. Entretanto, o novato teve seu carro #8 acertado por trás por Luciano Burti e rodou. Por muita sorte, Rafael não sofreu mais nenhuma batida e conseguiu permanecer na corrida, mas caiu para a última posição e teve seu carro bastante avariado após o incidente. Começava aí uma corrida de superação.

Mesmo com o carro ‘torto’ depois da batida, o piloto da ProGP mostrou um grande ritmo de corrida e foi ganhando muitas posições. Durante a janela para troca de pneus e reabastecimento, a estratégia adotada pela equipe fez efeito. Depois de chegar a andar em quarto lugar, Suzuki fez sua parada na volta 23, quando trocou apenas um pneu. Foi o pit-stop mais rápido da corrida, e isso lhe ajudou muito a se manter na zona de pontuação. Pouco depois, Rafael chegou a sofrer uma pane elétrica em seu carro, que ‘apagou’ brevemente, mas voltou a funcionar e permitiu ao piloto cruzar a linha de chegada da prova em 15º lugar.


Foi exatamente nesta posição que Suzuki abriu a prova mais curta, de 20 minutos. Logo ao fim da primeira volta, o novato voltou aos boxes para fazer um breve reabastecimento e seguir na disputa. No entanto, o safety car, que entrou na pista neste mesmo período, ficou muito tempo na pista e impediu Rafael de ter mais tempo de bandeira verde para escalar o pelotão. Com menos de 12 minutos de ‘corrida pra valer’, o piloto saiu de 30º, voltou a exibir bom ritmo para fechar a corrida em 21º. Feliz por ter encontrado o caminho na condução do carro, Rafael Suzuki já mira a etapa de Curitiba - circuito que recebeu os testes da pré-temporada -, daqui a duas semanas.


Rafael Suzuki:

“A corrida teve dois lados. O negativo foi a batida que me deram na largada, que deixou o carro bem torto, mas como eu estava com um ritmo bem legal, continuei na prova. O bom é que conseguimos uma boa estratégia para recuperar aquele monte de posições que perdemos na primeira volta, de modo que terminar em 15º, marcando pontos, foi positivo. Para a segunda prova, tivemos de parar nos boxes para abastecer, mas o carro falhava muito, e não conseguimos tirar o melhor dele. Em resumo, foi um bom fim de semana porque fui bem mais competitivo, larguei entre os dez primeiros, e mesmo com o carro bem avariado, nosso ritmo de corrida foi bom. Então tudo isso nos deixa bem otimistas para as próximas etapas”.

Fotos: Carsten Horst e Rafael Gagliano/Hyset - Fonte: Eversports

F3 Euro Series: Lucas Auer claims the winner’s trophy at the Nürburgring.


Lucas Auer became the winner of the 27th season race of the FIA Fórmula 3 European Championship. In a tight battle, the Austrian came out on top from Tom Blomqvist and thus claimed the first win for his team Mücke Motorsport since the weekend at Pau, early May. Max Verstappen, (Van Amersfoort Racing), who was dropped ten places on the grid following an engine change and thus started twelfth, ended up third at the 3.629 kilometres long Nürburgring sprint circuit. In the FIA Fórmula 3 European Championship drivers’ standings, the 16-year-old Dutchman remains in second place behind Esteban Ocon, (Prema Powerteam). The Frenchman already retired after a collision on the opening lap, but still has a 77 points’ lead from Verstappen, who recently was integrated into the Red Bull Junior Team.

The opening stage of the race already provided plenty of action with an accident in the first corner. Antonio Giovinazzi, (Jagonya Ayam with Carlin) and Esteban Ocon collided and spun. Nicholas Latifi, (Prema Powerteam) couldn’t avoid the two cars and Dennis van de Laar, (Prema Powerteam), damaged the rear of his car after contact with Latifi. After the incident, the safety car was deployed.


Racing resumed at the start of lap five. Lucas Auer took the opportunity and mounted an attack on Blomqvist, after which he was able to overtake him. On lap ten, the Austrian briefly had to slot in behind Blomqvist again, but he successfully countered straight away and claimed back the lead. He defended his first place until the chequered flag was out. Behind Auer and Blomqvist, Max Verstappen kept Antonio Fuoco under pressure in the battle for third, but initially, the Italian stayed in front. Only two laps before the end, Verstappen managed to overtake Fuoco and bring home third place. Behind Fuoco, the protégé of the Ferrari Driver Academy, in fourth, Jordan King crossed the line to finish fifth.

The battle for the positions in the midfield was also highly entertaining. Roy Nissany, (Mücke Motorsport) attacked Felix Serralles, (Team West-Tec F3), several times and eventually managed to overtake the driver from Puerto Rico to finish sixth. Behind Serralles, Tatiana Calderón, (Jo Zeller Racing), the only lady racer in the field, took the flag in eighth place. Jake Dennis, (Carlin) and Jules Szymkowiak, (Van Amersfoort Racing) rounded out the top ten.


Lucas Auer, (Mücke Motorsport): “I made a good start, after which I was able to move up into second place right away. During the safety car phase, it was clear that my only chance to overtake Tom would be to mount an attack right after the restart, and that is what I did. But even though I have won here, we are still lacking the speed to be in contention for victory on a regular basis”.

Tom Blomqvist, (Jagonya Ayam with Carlin): “Second place is a nice result for us, although I am slightly disappointed with it. After all, I would have liked to win the race after starting from pole position. I briefly overtook Lucas, but then I ran wide and Lucas went past again”.

Max Verstappen, (Van Amersfoort Racing): “My engine blew in the second race, so that the engine had to be replaced and I was dropped ten places on the grid in accordance with the regulations. In the race, I had a really good pace and I tried everything to move up through the ranks. I reckon that I can be happy with having made it all the way from twelfth on the grid to a podium finish”.

Photos: FIA F3 Euro Series

domingo, 17 de agosto de 2014

F3 Euro Series: Antonio Giovinazzi wins from Tom Blomqvist.


At the 3.629 kilometres long Nürburgring, Antonio Giovinazzi, (Jagonya Ayam with Carlin), celebrated his second FIA Fórmula 3 European Championship of the season. The Italian benefited from the retirement of long-time leader Max Verstappen, (Van Amersfoort Racing), who stopped due to a technical problem with five laps remaining. Brit Tom Blomqvist, (Jagonya Ayam with Carlin) and Frenchman Esteban Ocon, (Prema Powerteam), claimed the remaining slots on the winners’ podium. In the FIA Fórmula 3 European Championship standings, Lotus Fórmula 1 junior driver Esteban Ocon has extended his lead from second-placed Verstappen again. Ocon now has 92 points more than Verstappen, who was included into the Red Bull Junior Team early last week.

At the start, Max Verstappen took the lead from second place on the grid while Tom Blomqvist, who started from pole position, dropped back to third behind Verstappen and Antonio Giovinazzi. Later on, Blomqvist had to battle for third with a charging Esteban Ocon. At the same time, Antonio Giovinazzi put Max Verstappen under pressure in the duel for the lead. Initially, both Verstappen and Blomqvist were able to defend their respective positions. On lap 20, however, the 16-year-old Dutchman suddenly slowed down and stopped and the four years older Antonio Giovinazzi inherited the lead. Eventually, the Italian scored his second victory of the season from team-mate Tom Blomqvist and Esteban Ocon.


Antonio Fuoco, (Prema Powerteam), took the chequered flag in fourth place, followed by Lucas Auer, (Mücke Motorsport), Jordan King, (Carlin), Felix Rosenqvist, (Mücke Motorsport) and Edward Jones, (Carlin). Tatiana Calderón, (Jo Zeller Racing), was classified ninth. Thus, the only lady racer in the FIA Fórmula 3 European Championship field scored points for the fifth time this season already. Nicholas Latifi, (Prema Powerteam) concluded the 26th race of the season in tenth place.


Antonio Giovinazzi, (Jagonya Ayam with Carlin): “My start was really good, I was able to overtake Tom straight away and then I was behind Max. When Max suddenly stopped, I could take the lead. I feel sorry for Max, but that is racing. On the other hand, I don’t think I would have been able to overtake him had it not been for his problem”.

Tom Blomqvist, (Jagonya Ayam with Carlin): “On one hand, I am happy with second place, because it brings many points. On the other hand, it is also disappointing, because I started from pole position and, of course, I wanted to win. The problem was my start, which wasn’t good”.

Esteban Ocon, (Prema Powerteam): “I was fourth for a long time, but I kept Tom under pressure throughout the race. When Max retired, I was able to take third place. Before this race, we managed to improve my car once again, but it’s still not perfect. Therefore, I reckon I can be happy with my result”.

Photos: FIA F3 Euro Series