sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ferrari apresenta o SF15-T, novo carro para a temporada 2015 da F1.


Chegou a vez da Ferrari, o tradicional time italiano apostou na revelação dos últimos anos, o tetracampeão Sebastian Vettel que trocou a RBR pela escuderia de Maranello, juntamente com o campeão Kimi Raikkonen, este ano, os dois irão guiar o novo bólido batizado de: “SF15-T”. A máquina apresenta várias novidades segundo a equipe, sobre o layout ele continua predominantemente vermelho com tons de preto e branco já característicos. O bico é bem mais suave que aquele horrível de 2014, mas é longo, como já dizia Enzo Ferrari: carro bom é o que vence o campeonato, não o mais bonito!


A equipe passa por uma reestruturação e quase tudo foi mudado, desde o presidente a alguns cargos na direção. A Ferrari espera que o desenvolvimento do motor permita que Vettel e Raikkonen briguem por vitórias, apesar disto, o alemão Vettel acredita que não será fácil logo de início. O “SF15-T” é o primeiro carro da Ferrari com o diretor-técnico James Allison como principal responsável pelo projeto, a carroceria ficou mais estreita atrás do cockpit, o que gera ganhos aerodinâmicos. Allison disse que eles tiveram muito trabalho para encaixar tudo na parte de trás do carro, não foi fácil encontrar uma solução para os radiadores, mas espera que o trabalho feito no túnel de vento dê certo.


Sobre o motor: “Tínhamos vários problemas com relação ao motor e à unidade de potência no ano passado. No início da temporada, a potência entregue não era particularmente sofisticada, e era bastante difícil para os pilotos obterem a resposta que queriam do acelerador. Demos um passo adiante para o “SF15-T”. E a maior fraqueza do carro do ano passado era que a quantidade de energia que recuperávamos não era o suficiente para sermos competitivos na corrida. Foi uma das razões para que o desempenho dos treinos fossem mais fortes. Tentamos mudar a arquitetura do motor para melhorar isso” - finalizou o dirigente.


A Ferrari por não ser tão competitiva no ano passado, perdeu sua grande estrela, o espanhol Fernando Alonso, com a reestruturação, o presidente Luca di Montezemolo deixou o grupo, em seu lugar assumiu: Sergio Marchionne. Maurizio Arrivabene, substituiu Marco Mattiacci e com a saída de Pat Fry e do projetista-chefe Nikolas Tombazis, James Allison ficou a cargo de desenvolver o novo bólido de Vettel e Raikkonen.


No próximo domingo 1º de fevereiro, a Ferrari levará o SF15-T para pista com Sebastian Vettel, ele será o responsável pelos dois primeiros dias de testes, Kimi Raikkonen estará ao volante na terça e quarta-feira. O mexicano Esteban Gutierrez foi apresentado oficialmente com piloto reserva. 

Fotos: Ferrari - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário